sábado, 10 de setembro de 2011

16 ANOS DEPOIS, SELEÇÃO DE BASQUETE ESTÁ DE VOLTA AOS JOGOS OLÍMPICOS


O basquete masculino brasileiro está de volta à Olimpíada. Exatos 5521 dias desde a última partida do time no mais importante evento esportivo do mundo, a seleção verde-amarela venceu a República Dominicana na noite deste sábado (10) por 83 a 76, em Mar del Plata, e carimbou seu passaporte para os Jogos de Londres, no ano que vem.
Depois de uma série de tentativas frustradas, o Brasil finalmente conseguiu encaixar um time competitivo o suficiente para voltar à elite da modalidade. Para isso, recorreu a uma das maiores armas de um tradicional rival: Rubén Magnano, técnico que levou a Argentina ao vice-campeonato mundial, em 2002, e ao ouro olímpico em Atenas-2004.
O ala Marcelinho Machado, que nos fracassos anteriores havia sido apontado como um dos grandes vilões, terminou como o grande herói da partida. Ele começou o jogo no banco de reservas, foi o cestinha do jogo, com 20 pontos, e ainda teve a honra de fazer a última cesta da equipe. Sem conseguir segurar a emoção, cobrou o lance livre às lágrimas.
O armador Marcelinho Huertas, uma das estrelas do time, começou mal a partida, mas melhorou no segundo tempo e terminou a partida com 19 pontos. O novato Rafael Hettsheimer marcou 14 pontos e pegou oito rebotes, enquanto Tiago Splitter e Guilherme Giovannoni decepcionaram: marcaram apenas três pontos cada um.
Os dominicanos tiveram o experiente Martinez e o astro Horford como cestinhas, com 18 pontos, e Martinez, um monstro no garrafão, ainda apanhou 15 rebotes, sendo cinco ofensivos.


O jogo foi tenso e equilibrado o tempo todo - a maior vantagem brasileira, de 10 pontos, foi obtida apenas no último quarto. A República Dominicana forçou o jogo no garrafão e conseguiu carregar os brasileiros mais altos de faltas - tanto que Hettsheimer e Guilherme foi eliminados com cinco infrações, enquanto Splitter e Marquinhos cometeram quatro. Mas, com boa escolha dos arremessos e um ótimo aproveitamento de Marcelinho Machado, o Brasil conseguiu liderar o placar durante a maior parte do tempo e vencer sem grandes sobressaltos nos segundos finais.
O mentor
Reconhecido pela sua capacidade, Magnano deu um padrão tático ao time, ensinou os brasileiros a jogarem na defesa e fez os atletas pararem com o abuso de tiros a longa distância. Mesmo sem três atletas da NBA, conseguiu algo até pouco tempo impensável: além da vaga olímpica, bateu a geração argentina campeã olímpica em plena casa dos rivais.
O declínio do basquete brasileiro, duas vezes campeão mundial, começou com a decisão de Oscar Schmidt não defender mais a seleção. Hoje blogueiro do R7, o "Mão Santa" era o grande referencial do time. Sem ele, o Brasil sequer passou da segunda fase do Pré-Olímpico das Américas de 1999.

Em 2003, nova decepção: eram três as vagas destinadas ao continente americano, mas o Brasil ficou novamente longe da classificação, em sétimo lugar. Para os Jogos de Pequim, as chances eram duas: no Pré-Olímpico das Américas e no Pré-Olímpico Mundial. Ambas foram despediçadas.

Para quebrar o incomôdo jejum e evitar o vexame de só voltar à Olimpíada porque os Jogos de 2016 serão no Rio de Janeiro, o Brasil contou com a liderança do armador Marcelinho Huertas, o referencial do pivô Tiago Splitter, as boas atuações do ala Marquinhos e a experiência de Alex e Guilherme Giovanonni, além da força de jovens como Rafael Hettsheimeir e Vitor Benite.

Deu certo e o basquete voltou a dar alegrias ao país com uma campanha que até agora conta com apenas uma derrota, justamente para a República Dominicana. Agora, a seleção se prepara para a final do Pré-Olímpico, programada para este domingo (11).

Com a vaga olímpica assegurada, o técnico do Brasil terá um difícil dilema pela frente: voltar ou não a convocar Nenê Hilário e Leandrinho Barbosa? Ambos recusaram o chamado do treinador para o Pré-Olímpico sob a alegação de problemas pessoais. Como não foi a primeira vez que fizeram isso, os jogadores estão com a imagem queimada perante boa parte da torcida.

Por outro lado, Magnano deve contar com o reforço de Anderson Varejão. O ala/pivô que chama a atenção pela sua cabeleira só não esteve na Argentina devido a uma grave contusão, mas é nome praticamente certo na lista que vai para Londres.
A Rede Record transmitirá os Jogos Olímpicos de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A emissora também detém os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e Toronto-2015, e da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.

SPORT CONTINUA NA COLA DO G4




Três pontos na bagagem e uma invencibilidade que já dura cinco rodadas. É este o presente que tem para a sua torcida o Sport, após vencer o Barueri por 3x2 em jogo realizado na Arena Barueri, em São Paulo, na tarde deste sábado (10). É que, apesar da vitória, o Leão não conseguiu entrar no G-4, já que o Americana assegurou a permanência na 4ª posição ao vencer o Paraná fora de casa por 1x0.

Antes do gol da vitória, o Rubro-negro já tinha ficado na frente no placar duas vezes. A primeira foi logo aos 10 minutos do primeiro tempo, quando Willians fez o gol que abriu o placar do jogo. Mas, aos 27, Marcelinho empatou para o Barueri. O Leão voltou a ficar em vantagem aos 40 minutos da etapa inicial, com o gol de Marcelinho Paraíba. Porém, dois minutos depois, os mandantes empataram novamente a partida, desta vez com Alex Maranhão. O gol que garantiu a vitória do Sport saiu apenas aos 39 minutos do segundo tempo e foi assinalado por Bruno Mineiro.

Com esta segunda vitória fora de casa, o Sport chegou aos 36 pontos e permanece na 5ª posição. Na próxima rodada, o Leão recebe o ASA-AL, na Ilha do Retiro. O jogo acontece às 20h30 da próxima terça-feira (13). Nos mesmos dia e horário, o Barueri enfrenta a líder Portuguesa. A partida é realizada no Canindé, em São Paulo.

NÁUTICO VENCE E AGORA É 2º COLOCADO NA SÉRIE B



A campanha do Náutico é cada vez mais sólida nesta Série B. Mesmo com dificuldade, os alvirrubros superaram a forte marcação, o jogo de força física e as inúmeras faltas do Criciúma e venceram por 2 a 1, na tarde deste sábado, nos Aflitos, e chegaram à vice-liderança pela primeira vez na competição. Com 41 pontos conquistados, a equipe deixa a Ponte Preta para trás, com 40, e fica a apenas dois do primeiro colocado, a Portuguesa. Já o Criciúma viu a distância para o G-4 aumentar de três para seis pontos.

Em excelente forma, o atacante Kieza colocou o Timbu na frente aos 43 minutos do primeiro tempo, de cabeça, assumindo, assim, a artilharia da Série B, com 13 gols, ao lado de Ricardo de Jesus, da Ponte Preta. O lateral-direito Peter, que fez o cruzamento para o gol do atacante, marcou o segundo aos 25 da segunda etapa, em um momento em que o adversário pressionava. O Criciúma só descontou aos 52 minutos, com o zagueiro Rogélio. O acréscimo de 8 minuto se deveu a paralisação da partida quando Schwenck, do Criciúma, e Ronaldo Alves, do Náutico, caíram desacordados após chocarem suas cabeças.

Agora na condição de melhor mandante da Série B, com oito vitórias e três empates, o Timbu enfrentará fora de casa o ascendente Bragantino, que subiu para a sexta colocação da Série B ao vencer o São Caetano fora neste sábado. Para o duelo, poderá voltar a contar com seu principal meia, Eduardo Ramos, que, lesionado, fez falta ao time hoje. Já o Criciúma recebe o Vila Nova em busca de reabilitação, para não ficar longe demais do G-4.

YANE MARQUES TERMINA MUNDIAL EM SÉTIMO LUGAR

695f237f18451deb02c4d136e09b6f7a.jpg

A pernambucana Yane Marques conquistou neste sábado, em Moscou, o sétimo lugar no Mundial de Pentatlo Moderno, modalidade que combina natação, equitação, esgrima, tiro esportivo e corrida. Como só as três primeiras colocadas se garantiriam em Londres, ela só deverá confirmar a vaga olímpica nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, evento que classifica quatro atletas.

Yane foi a melhor não europeia no Mundial, vencido pela ucraniana Victoria Tereshuk (5.544 pontos). A prata foi da húngara Sarolta Kovacs (5.512) e o bronze para a lituana Laura Asadauskaite (5.504). A brasileira teve 5.364 pontos.

Como as três primeiras colocadas já estavam garantidas em Londres, as vagas que seriam distribuídas no Mundial foram repassadas para o ranking mundial. As dez primeiras colocadas dele em junho do ano que vem (dentre as que não tiverem conquistado vagas por outros critérios) vão à Olimpíada. Yane é a quinta do ranking, atrás das medalhistas em Moscou e de uma britânica.

Na esgrima, prova que abriu o dia em Moscou, ela venceu 19 duelos e foi a 11.ª melhor. Foi também sexta colocada na natação e 12.ª na equitação. No evento combinado de tiro e corrida, foi mal, terminando apenas na 23.ª posição e saindo da briga por medalhas.

No masculino, nenhum brasileiro passou das semifinais, realizada em três grupos, na sexta. Wagner Romão foi o melhor deles, ficando em 19.º na sua chave. Luis Magno foi o 28.º e William Muinhos o 32.º na dele. Felipe Nascimento não passou da 34.º do grupo. Outra brasileira no Mundial, Priscila Oliveira foi eliminada nas semifinais, ficando em 28.º no seu grupo.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

AMERICANO DIZ QUE ATEUS SÃO MAIS INTELIGENTES DO QUE OS RELIGIOSOS




O americano Nigel Barber, estudioso das religiões, tem uma explicação para o fato de os ateus apresentarem QI (Quociente de Inteligência) mais elevado do que os religiosos, de acordo com algumas pesquisas. Para ele, não se pode concluir que os religiosos sejam necessariamente estúpidos.
Barber disse que a vantagem de QI dos ateus se deve muito às boas condições sociais dos países em que vivem, diferentemente do que ocorre onde há mais crentes, com exceções.

Ele observou que o fraco QI de religiosos pode ser consequência, em alguns países, de décadas de  nível de renda e de escolaridade, elevado índice de doenças infecciosas (elas comprometem o funcionamento do cérebro), alimentação deficitária e menor rigor no controle dos poluentes ambientais (alguns deles, como o chumbo, reduzem o QI de uma geração para outra).
No Brasil, o médico Drauzio Varella já tinha comentado o chamado efeito Flynn segundo o qual o QI aumenta em curtos intervalos de tempo, na medida em que as nações de desenvolvem.
Ele disse que a primeira vez em que uma coisa foi associada a outra ocorreu em 2001, quando os pesquisadores Lynn e Vanhanen publicaram estudo sobre o QI médio dos habitantes de 81 países.
Varella deu credibilidade a esse estudo considerando que o cérebro é o órgão que mais consome energia, sendo de 87% em recém-nascido, 44% aos cinco anos; 34% aos dez; 23% nos homens e 27% nas mulheres adultas.
Barber, em um recente artigo para o Huffington Post, citou uma pesquisa que comprovou que os investimentos em educação ajudam a elevar o QI da população e, consequentemente, reduz a religiosidade das pessoas.
“A educação melhora o pensamento racional e oferece às pessoas mecanismos não místicos para compreender o mundo”, escreveu. “Em suma, a educação proporciona às pessoas a oportunidade de buscar uma  racional para o dogma religioso.”
Ele ressaltou, contudo, que não dá para afirmar que a inteligência leva as pessoas a rejeitaram a crença, porque se trata de uma questão complexa, com muitas variantes. “Mas é plausível acreditar que as pessoas mais inteligentes não aceitam alguns dos rituais mais improváveis exigidos pelas religiões.”


LEOPARDO ATACA UM VILAREJO NA ÍNDIA


O ser humando cada vez mais precisa de espaço, e quando nos deparamos, já estamos no espaço de seres que já estavam ali a muito tempo, como acontece muito na Índia, um páis emergente, que ao meu ver, está ten do um crescimento desordenado, e muitos animais silvestres, tirando as vacas e elefantes já existentes na cidades, estão invadindo as região urbana e causando transtornos com o que ocorreu com esse leopardo. Agora quem está invadindo o espaço de quem? Fotos incríveis do ataque de um Leopardo em um vilarejo na Índia, que resultou com várias pessoas feridas.






INACREDITÁVEL! PASTOR LANÇARÁ SPRAY QUE TIRA O DIABO DO COURO



Navegando pela internet descobri um assunto que, primeiramente me fez pensar que fosse uma brincadeira, mas, o que tudo indica é verdade. O pastor Silas Malafaia da igreja Assembléia de Deus, lançará um spray que promete remover o diabo do couro. E o que é mais impressionante, tem gente que diz que vai comprar!


Confira a matéria:


O Pastor Silas Malafaia lançou no mercado uma invenção que vai revolucionar o mundo: o mata capeta. Trata-se de um spray que remove o diabo do couro das pessoas. O produto chega ao mercado na próxima semana por um preço em torno de 100 reais. Cada frasco dá para remover o diabo de umas 20 pessoas. 

Para o ajudante de pedreiro José Jair Jacob, esta invenção chegou em boa hora. “Toda semana quando vou à Igreja o pastor tira o diabo do meu couro. Bate em mim, me joga no chão, me dá tapas, e agora com esse spray basta me dedetizar que o problema será resolvido”, disse.

A dona de casa Carmem Cotovelo Castro também gostou da invenção e disse que comprará centenas de frascos porque segundo ela, o marido costuma chegar bêbado em casa de madrugada com o diabo no couro. 

CINCO HOMENS SÃO PRESOS COM 107 PEDRAS DE CRACK



Ontem (8), à noite, no bairro centenário, em Caruaru. A Polícia Militar apreendeu 107 pedras de crack, nove papelotes de maconha e uma balança de precisão.
Que estavam com José Eduardo Alves de Lima, 16 anos, Tiago Anderson da Silva, 24 anos, Yago Alisson bezerra Silva, 17 anos, Danilo Adelino da Silva, 16 anos e Isaías Lopes da Silva, 17 anos foram presos em flagrante e encaminhados para Fundação de Atendimento Sócioeducativo (FUNASE).
Thiago Anderson, 24 anos foi encaminhado para Penitenciária juiz Plácido de Souza, em Caruaru.

MORRE ATOR DA "ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO"



Morreu na noite da última quinta-feira (8), em São Paulo, vítima de um infarto fulminante, o ator e humorista Marcos Plonka, 71 anos, mais conhecido pelo personagem judeu Samuel Blaustein do programa Escolinha do Professor Raimundo, da Globo. Atualmente, ele integrava o elenco da Escolinha do Gugu, da Rede Record. As informações são do SP no Ar.

Apesar da mudança de canal, Plonka continuou com o mesmo personagem, assim como com o bordão: "fazemos qualquer negócio...".

Ainda durante a exibição do jornal, o humorista Orival Perissi, que também trabalhava na Escolinha do Gugu, lamentou a morte do amigo e disse: "ele era uma pessoa muito alegre, ativa. A morte dele pegou os amigos de trabalho, quase que uma segunda família, de surpresa. Lamentamos muito".

Marcos Plonka nasceu no bairro do Tatuapé, na capital paulista, e era de uma família judaica, filho de pais poloneses que vieram para o Brasil pouco antes da Segunda Guerra Mundial.

A maioria dos trabalhos de Plonka foi na televisão, especialmente em novelas, minisséries e seriados, a partir de 1963. Mas, na lista de também constam filmes, como Um Casal de 3 e O Homem do Pau-Brasil, ambos em 1982, e o O Pequeno Mundo de Marcos (1968), no qual ele era o protagonista.

Segundo a Record, o enterro deve ser realizado ainda na manhã desta sexta-feira (9) no Cemitério Israelita de Embu das Artes, após o velório, que já acontece no Cemitério Israelita do Butantã.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

QUANTO VALE A TRANSNORDESTINA? GOVERNO FEDERAL SEGURA PEDIDO DE REVISÃO DE PREÇOS HÁ 6 MESES


Os envolvidos no processo da construção da Ferrovia Transnordestina parecem trabalhar em projetos paralelos. A Transnordestina Logística S.A. (TSA), responsável pelas obras, reitera um retorno do Ministério dos Transportes sobre o pedido de revisão de preços para a malha ferroviária há pelo menos seis meses. Por outro lado, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos, que não faz parte do processo, anunciou alteração no trecho pernambucano com cál­culo diferente do atual.

O valor do projeto anunciado em 2008 era de R$ 5,4 bilhões. Segundo o presidente da TSA, Tufi Daher Filho, o cálculo realizado considerava o valor de R$ 2,9 milhões por quilômetro. De acordo com ele, as ferrovias de classe mundial são construídas baseadas no preço de R$ 5 milhões. A solicitação, no entanto, gira entre R$ 3,5 milhões e R$ 4 milhões. Como a Transnordestina tem 1.738 quilômetros, a obra passaria a custar no mínimo R$ 6 bilhões.

Há dez dias, para justificar a alteração do trecho da ferrovia em Pernambuco, com aumento de dez quilômetros, o secretário executivo de Recursos Hídricos de Pernambuco, José Almir Cirilo, pontuou um acréscimo de R$ 35 milhões, com cálculo de R$ 3,5 milhões por quilômetro. O trajeto pernambucano terá aumento para sair de áreas de inundação e de construção da barragem de Serro Azul, planejada para contenção de águas. Mesmo com alteração divulgada, a assessoria da TSA diz que a mudança depende de projeto executivo.

Para se ter uma ideia da confusão, a análise do pedido de revisão de preços foi iniciado também pelo Ministério da Integração Nacional, que acabou passando a bola para o Ministério dos Transportes. Este último, que ao lado do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), está abalado pela crise política que resultou na demissão de mais de 20 pessoas, prometeu se posicionar hoje.

A assessoria de Imprensa do Ministério disse que a falta de retorno ocorre pela “análise do projeto”. No entanto, um dos braços direitos da presidente Dilma Rousseff já lamentou que a situação esteja interferindo nos projetos da pasta. A Ferrovia Trans­nordestina partirá de Eliseu Martins, no Piauí, em direção a Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, de onde seguirá para os portos de Suape e de Pecém, no Ceará.

AFOGADENSE COM CHANCE DE GARANTIR VAGA OLÍMPICA EM LONDRES


O Brasil participa do Mundial de Pentatlo Moderno, a partir desta quinta-feira (8), em Moscou, com seis atletas e destaque para a pernambucana, de Afogados da Ingazeira, Yane Marques, de 27 anos, que é a terceira do mundo, hoje, pelo ranking da UIPM (União Internacional de Pentatlo Moderno). E tem boa chance de já assegurar classificação para os Jogos de Londres-2012 – este Mundial dá três vagas olímpicas, no feminino e no masculino.
Também viajaram Felipe Nascimento, Luis Magno, Priscila Oliveira, Wagner Romão e William Muinhos.
O Mundial terá 185 inscritos por 35 países, nas provas de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de corrida e tiro.
O primeiro desafio dos pentatletas será nesta quinta-feira (8), com as semifinais femininas. Na sexta (9), serão as semifinais masculinas. No sábado (10), será a final das mulheres; no domingo (11), a dos homens.
Na sequência, serão três dias para os revezamentos. O primeiro é o misto, na segunda-feira (12). Na terça (13), haverá o relay feminino e, na quarta (14), o masculino.
A Rede Record transmitirá os Jogos Olímpicos de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A emissora também detém os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e Toronto-2015, e da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.

AEROPORTO DE CARUARU PODE SER USADO NO MUNDIAL DE 2014

Nesta terça-feira, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caruaru e Secretaria de Infraestrutura e Políticas Ambientais participaram de uma reunião com o gerente do Sistema de Aeródromos Estaduais da Secretaria de Transportes de Pernambuco (Setra), Fernando Maranhão. 

Em pauta, os investimentos que o Aeroporto Oscar Laranjeira deverá receber para melhorias, como aumento da pista e reestruturação do terminal de passageiros. 

A idéia é que diante do fluxo de vôos que deverão circular pelo estado durante a Copa de 2014, o aeroporto de Caruaru seja utilizado como uma alternativa para pouso de aeronaves, inclusive as fretadas, que precisarão ficar estacionadas.

Além disso, duas empresas buscaram o Governo Municipal interessadas em se instalar em Caruaru: uma oficina de manutenção de aeronave de pequeno porte e um posto de combustível de gasolina e querosene de aviação. 

As propostas foram enviadas para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Caruaru, Franco Vasconcelos, que levou a idéia para ser discutida com o representante da Setra, co-responsável por todos os 19 aeroportos de Pernambuco.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CONHEÇA VITÓRIA, A MENINA SEM ROSTO

Em Barra de São Francisco-ES, próximo a Mantena, há dois anos e sete meses atrás nasce Vitória, uma linda menininha, porém com uma diferença crucial: ela não tem o rosto. 
Fora de tudo aquilo que a gente imagina que pode acontecer com qualquer pessoa. Veja algumas fotos da menina sem rosto:



Uma emissora da região levou a menina e seus pais para pedir ajuda ao quadro do programa SOS Tv Verdade. Ela possui a síndrome de Treacher Collins: nasceu sem boca (apenas uma fissura aberta, sem céu nem formato), apenas com um olho e seu cérebro não irá se desenvolver normalmente. A Tv Verdade optou por não mostrar o rosto dela, por que é as imagens são muito fortes. Um rosto sem expressão de felicidade, dor ou pena ainda pode ser chamado de rosto?


Todo mundo no estúdio se emocionou. Foi convidado um médico, uma psicóloga e um pastor para falarem sobre o assunto. Explicação nenhuma aliviaria o sofrimento desses pais. O pai contou que quando Vitória nasceu a primeira coisa que o médico disse foi “pode ir comprar o caixãozinho dela, por que ela vai viver no máximo duas horas”. Hoje Vitória está com dois anos e sete meses. Os gastos com leite especial, sonda, fralda, roupas e muitas outras coisas são imensuráveis.


Para ajudar Vitória no banco: Vitória da Silva Marchioli Agência 0719 Operação: 013 Conta: 9706-4 Caixa Econômica Federal


  Isso nos leva um pouco a pensar o que nós fazemos para o próximo? Às vezes reparamos a roupa, o cabelo e ficamos falando mal, mas não olhamos pro que o ser humano tem de melhor, para aquilo que vai além da aparência, que transcende o estético. Isso também é com certeza um tapa na cara de milhares de mães que todos os dias abortam ou jogam suas crianças no lixo.


 De acordo com os pais ela é super carinhosa. Uma lição de vida pra todos nós. A força e a coragem pra assumir seu amor pela sua filha independente se ela tem rosto ou não. Amor eles dão para as três filhas que eles tem, mas a Vitória é especial. Os pais preferiram lutar pela vida de sua filha, segurar a barra a simplesmente fugir da responsabilidade, que era o caminho mais fácil, legalmente possível e socialmente aceito. Os pais são, de fato, vitoriosos.


DIA DA INDEPENDÊNCIA É COMEMORADO NO RECIFE E NO INTERIOR

O Dia da Independência do Brasil, que é comemorado nesta quarta-feira, 7 de setembro,  é celebrado na capital pernambucana, com o tradicional Desfile da Independência . A concentração aconteceu nas arquibancadas situadas entre as avenidas Mário Melo e Cruz Cabugá e os festejos tiveram início com a revista da tropa, realizada pelo governador Eduardo Campos, no começo da manhã.

Em seguida haverá o desfile civil, que contará com a presença de entidades civis e escolas municipais, estaduais e particulares. Ao todo, 5.600 alunos se apresentam no local. Com o tema ‘Paulo Freire, cidadão do Recife, educador do mundo’, oito escolas da rede municipal de ensino vão encerrar o desfile estudantil.

Após o desfile Civil, terá início o militar, com as bandeiras históricas, apresentações do Grupamento da Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal. O desfile será encerrado por uma tropa da cavalaria, que se apresentará trajando uniformes tradicionais.



O major Guilherme Hossman, chefe de comunicação do exército destaca que um dos momentos mais aguardados do desfile será a apresentação da tropa da Aeronáutica. “Quando a tropa da Aeronáutica passar em frente ao palanque haverá um rasante de três aeronaves da Força Aérea que realizarão um espetáculo muito bonito”, conta.

Já o assessor de comunicação da Políca Militar Major Sérgio Rodrigues revela que o público poderá conferir um veículo adquirido recentemente pela Secretaria de Defesa Social.“Nós temos um carro que irá desfilar que só é utilizado em casos extremos especiais e é um dos últimos veículos adquirido pela Secretaria de Defesa do Estado” , afirma.

INTERIOR


Em Vitória de Santo Antão, que fica na Zona da Mata, se apresentam, a partir das 15h, as bandas de dezessete escolas da cidade e ainda duas bandas dos municípios de Chã Grande e de Moreno.Também participam as bandas marciais do Exército, dos Bombeiros e da Polícia Militar. A concentração é na praça do Anjo, de onde seguem até o bairro da Matriz.

Em Caruaru, Agreste do estado, a programação começou cedo, com o hasteamento da bandeira do Brasil, no giradouro Major Clementino. Participam do desfile cívico 16 escolas municipais, dez estaduais e três particulares. Cinco entidades militares se apresentarão no local.

Já em Petrolina, Sertão do estado, tropas da Polícia Militar, Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros, Aeronáutica e Polícia Rodoviária Federal se apresentam na avenida Guararapes, a partir das 10h.


terça-feira, 6 de setembro de 2011

JUSTIÇA BLOQUEIA PAGAMENTO DE SHOW DE ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO NO MT

A Justiça de Mato Grosso determinou nesta terça-feira (6) o bloqueio de contas de organizadores de evento para evitar o pagamento com dinheiro público do show da dupla Zezé di Camargo e Luciano realizado no último domingo (4), na 5ª Expodiamantino, no município de Diamantino.

A decisão atende ao pedido da promotora de Justiça Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert, da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Diamantino. O MPE argumentou que o evento é da iniciativa privada, mas o show da dupla sertaneja foi custeado com recursos públicos da Prefeitura de Diamantino. O show da dupla custa R$ 210 mil.

Wiegert disse que decidiu propor a ação cautelar depois de ter recebido denúncia anônima sobre "a irregularidade". Ela disse que requisitou informações ao prefeito Juviano Lincoln. O prefeito respondeu e encaminhou a nota de empenho, mas não esclareceu se o recurso já havia sido repassado integralmente à dupla. Diante disso, a promotora entrou com a ação cautelar para tentar "impedir eventual repasse e assegurar o bloqueio das contas" dos organizadores da feira e da empresa responsável pelos shows "Maciel & Santana Ltda ME" e da bilheteria do show da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano.

Segundo Wiegert, os patrocinadores da Expodiamantino receberam patrocínios para divulgação e arrecadaram com o aluguel dos espaços cujos preços variaram entre R$ 500 e R$ 7 mil, sem contar a venda dos ingressos. A medida cautelar é preparatória para a ação principal que, segundo a promotora, "buscará responsabilização por atos de improbidade administrativa". Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do prefeito não quis se pronunciar.

FALHA TÉCNICA DEIXA METRÔ PARADO NO RECIFE POR QUASE MEIA HORA

Uma falha técnica deixou um dos trens do Metrô do Recife parado por quase 30 minutos. O problema foi um pouco antes das 7h desta terça-feira (06), depois da Estação Mangueira, perto do bairro de Afogados.

De acordo com a gerência de comunicação marketing do Metrorec, o trem teve que ser rebocado e os passageiros embarcaram em outro vagão para o Recife.

A gerência informou, ainda, que alguns passageiros decidiram descer por conta própria e que isso terminou atrasando o reboque do trem em 20 minutos. Mas, logo em seguida, todo o sistema voltou ao normal.

ESTUDANTES PROTESTAM CONTRA A FALTA DE PROFESSORES NA UPE DE PETROLINA

Alunos da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina, no Sertão do Estado, fizeram, nesta terça-feira (6), um protesto contra a falta de professores. Os estudantes percorreram as principais ruas da cidade até chegar à Ponte Presidente Dutra, onde pararam o trânsito por quase uma hora e meia.

Este foi o segundo protesto em menos de uma semana. A diretora da UPE em Petrolina, Socorro Ribeiro, disse que os professores temporários que foram aprovados na seleção simplificada vão ser nomeados nesta quinta-feira (8) e devem começar a dar aula na universidade na próxima semana. A diretora não informou quantos professores vão ser nomeados.

CASAL É ASSASSINADO EM ITAPETIM



Crime com características de acerto de contas deixa população chocada com tamanha violência, fato ocorrido no município de Itapetim. Nesta última segunda feira (05/09) na Rua Manoel Malta – bairro São João do município,  dois indivíduos usando uma moto de placa e modelo não identificados, invadiram a residência do Sr. Adelmo (irmão do Acácio) e executaram o casal Acácio Domingos da Silva Marçal, 42 anos, e Edna de Oliveira Marçal da Silva, 31 anos com vários disparos de uma Pistola Calibre 380.



Os mesmos foram almejados: Acácio com seis tiros e sua esposa com doze disparos, sendo ambos atingidos na cabeça e no tórax. As vítimas segundo populares tinham envolvimentos com drogas e já haviam sofrido uma tentativa de homicídio no ultimo dia 25 de junho. Os corpos foram encaminhados para o IML de Caruaru.  A polícia realizou buscas na tentativa de prender os acusados, porém não obtiveram êxito. Até agora não se sabe que foram os autores do duplo homicídio e também não se sabe o motivo do crime.
.

.

ECONOMIA DE PERNAMBUCO CRESCE MAIS DO QUE A DO BRASIL

A economia de Pernambuco cresceu mais do que a do Brasil nos primeiros seis meses de 2011. De acordo com o levantamento do Produto Interno Bruto estadual, divulgado nesta terça-feira (6), o PIB do Estado apresentou crescimento de 5,7% no primeiro semestre deste ano, enquanto o Brasil registrou 3,6%, na comparação com o mesmo período em 2010.

Levando-se em consideração apenas o segundo trimestre de 2011 comparado a esse mesmo período no ano passado, o PIB de Pernambuco cresceu 5% enquanto o do Brasil aumentou 3,1%. Segundo essa pesquisa, realizada pela Agência Condepe Fidem, a construção civil foi o setor que impulsionou o crescimento do PIB estadual, indicador constituído pelo conjunto das riquezas geradas na economia (valor agregado por bens, serviços e impostos).

Os dados mostram que, enquanto a construção civil cresceu 19%, o setor agropecuário registrou uma queda de 6,8% no segundo trimestre deste ano. Este último resultado deve-se à queda de produtividade nas lavouras da cana-de-açúcar e de banana, mas há uma expectativa de recuperação para o próximo semestre, de acordo com a Agência Condepe Fidem.

Já o segmento de serviços apresentou uma variação positiva de 5,4% no segundo trimestre deste ano. E a maior variação nesse mesmo período ficou por conta do setor de indústria, que inclui a construção civil: o crescimento foi de 8,6%.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

BRAHMA LANÇA LATA QUE SE TRANSFORMA EM COPO

A Brahma revelou, na TV aberta, o produto que vinha prometendo em teases lançados  na última semana. Chamado de Brahma Copaço, a AmBev passará a vender latas da cerveja que se transformam em copos por meio de um sistema de abertura total na tampa da embalagem. A lata não trará modificações visuais nas laterais, trazendo apenas no topo as instruções de abertura.



FACEBOOK DEVE DESBANCAR ORKUT NO BRASIL


Parece que o Facebook desbancou o Orkut no Brasil, segundo apurou a Isto É Dinheirocom o Ibope Nielsen Online. Segundo o instituto, a rede social de Mark Zuckerberg deve registrar cerca de 30 milhões de usuários no País.
O instituto de pesquisas não revelou a audiência atual do Orkut, porque os números exatos ainda não são conhecidos.
Segundo a publicação, há dois anos, o Facebook tinha quatro milhões de usuários no País, enquanto o Orkut tinha 27 milhões.


ENQUETE



O Facebook será a rede social do futuro, segundo uma enquete realizada no IT Web com os leitores do portal. Conforme 34,48% da audiência, o site de Mark Zuckerberg vai continuar com a liderança do mercado. Em segundo lugar, foi eleito  o Google+, com 33,33%, e, em terceiro, o Twitter, com 11,49%.
A mesma pergunta, feita desta vez pelo Twitter, rendeu um resultado diferente. A maioria dos respondentes afirmou que a rede social do futuro não será nenhuma das conhecidas atualmente e, sim, outra, que está para ser criada. O resultado “Outras” obteve 8,05% na enquete do portal, ficando em quinto lugar.
Segundo Juliano Procópio, @julianoprocopio, estudante de web design pela universidade Unitau, outra rede social dominará o mercado no futuro. “Creio  que deva surgir outra, já foi Orkut e Twitter. Hoje é Facebook, amanhã será Google+ e deve surgir outra, com certeza.”
O desenvolvedor de soluções web Vinicius Ianni, @vinicius_ianni, tem a mesma opinião. “Acho que o Google+ vai ser o assunto do momento nos próximos seis a 12 meses, como foi o Facebook. O Twitter tem um perfil diferente, e deve continuar sendo assunto por um bom tempo.”
Danilo Marcolin, @danilomarcolin, acredita na conversa entre elas. “[A rede social do futuro será] todas elas, falando entre si. Elas já se falam, se pensar em Digg, Reader e LinkedIn com Facebook. Creio que as concorrente vão convergir um dia.”
Já Diogo Oliveira, @diogooliveirat, pensa que não haverá futuro para as redes sociais. “Eu creio que nenhuma [será a dominante do mercado], vão surgir tantas redes que vai ficar difícil de seguir, e voltaremos para o bom e velho e-mail. Como aconteceu com a boa e velha fotografia. Hoje quase todos têm maquina digital de vários MBs, mas sempre revelamos as melhores.”
E você? O que acha? Qual será a rede social do futuro?

DISCUSSÃO TERMINA EM MORTE EM BUÍQUE


A polícia de Buíque, no sertão de Pernambuco, está realizando buscas para prender um homem acusado de matar um agricultor nesse domingo (4) no Sítio Cipó, na zona rural do município.
Segundo a polícia, a vítima Valdeci Tomé da Silva, 61 anos, foi esfaqueado durante uma discussão com o também agricultor José Silvestre da Silva Filho, 44 anos. Após o crime José Silvestre fugiu. Ainda de acordo com a polícia, os dois já tinham discutido antes e sempre que se encontravam brigavam.
O corpo de Valdeci Tomé foi levado para o Hospital local de Buíque e será encaminhado para o IML de Caruaru, no agreste do Estado.

SERRA TALHADA ESTARÁ NA 1ª DIVISÃO DO PERNAMBUCANO 2012

O Serra Talhada é a primeira equipe a garantir vaga para a primeira divisão do Campeonato Pernambucano de 2012. A equipe do Sertão assegurou o acesso, com uma rodada de antecedência, ao bater o Ferroviário, no Cabo de Santo Agostinho, por 5 a 1, neste domingo (04).

No outro grupo, o Belo Jardim empatou em 1 a 1 com o Timbaúba e também não pode ser ultrapassado em números de pontos dentro de campo. O clube só não comemorou o acesso porque ainda aguarda um julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).



A equipe do Agreste pode perder 15 pontos por ter escalado irregularmente o lateral-direito Romero em cinco partidas. Ele foi suspenso por seis jogos, cumpriu apenas a automática e acabou entrando em campo por outras cinco rodadas ainda na primeira fase.


O curioso é que, mesmo punido, o Belo Jardim também pode ficar com a vaga na elite. Basta empatar com o Chã Grande na última rodada. Isto porque, mesmo perdendo os 15 pontos, a equipe de Belo Jardim ainda teria dois pontos a mais que o adversário. O Chã Grande só fica com a vaga se vencer a partida.

LOTUS LEILOA EVORA S CUSTOMIZADA EM HOMENAGEM A FREDDIE MERCURY



Em uma série de homenagens à memória do cantor Freddie Mercury, vocalista da banda Queen, a inglesa Lotus Cars preparou uma unidade personalizada do Cupê esportivo Evora S para ser leiloado. Se estivesse vivo, Mercury completaria 65 anos nesta segunda-feira (5). A renda do leilão será doada à Mercury Phoenix Trust, fundação criada em prol do combate à Aids, após a morte do músico em 1991.

O Freddie Mercury Evora S tem visual inspirado no figurino utilizado pelo músico durante a turnê "Magic Tour", em 1986. Externamente, o modelo conta com pintura branca perolada atravessada por listras em vermelho e dourado. Ícones alusivos à figura do cantor e de seu autógrafo estilizado, bem como do símbolo do Queen complementam a decoração externa. Há ainda a inscrição “Lover of life. Singer of songs”, retirada da estátua do cantor erguida na cidade de Montreaux (Suíça), estampada nos para-lamas frontais.  

Internamente, o Evora S conta com revestimento nas cores amarela e preta, também presentes na roupa de palco de Mercury. O destaque, porém, fica por conta da finalização no verso dos bancos esportivos do tipo concha, que une o tema da bandeira britânica (a Union Jack) à imagem da coroa frequentemente usada pelo cantor.

O Evora S mantém a motorização habitual, um V6 de 3,5 litros e 350 cavalos de potência. Não foi divulgado o valor inicial do modelo com decoração especial, mas o Evora S tradicional custa entre 52 mil e 60 mil libras (entre R$ 138.500 e R$ 160 mil, sem qualquer taxa ou imposto)
.

MENINA DE CINCO ANOS É ENCONTRADA MORTA EM PISCINA

Imagem ilustrativa

Uma menina de cinco anos de idade foi encontrada morta na piscina de uma casa de veraneio na praia de Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco. Juliana Karoline da Silva morava em Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca.
De acordo com as primeiras investigações, a garota havia ido à praia de Porto na companhia da mãe, Josilene Francisca e teria se perdido no período da tarde, quando a mulher procurou a Delegacia de Porto de Galinhas para prestar uma queixa.
Por volta das 19 h, o caseiro de uma residência na beira mar de Porto encontrou o cadáver da menina boiando na piscina. Ainda não se sabe como a criança chegou ao local.
O Instituto de Criminalística (IC) colheu material para iniciar as investigações. A polícia quer saber se aconteceu um acidente ou se a criança foi afogada propositalmente ou ainda morta de alguma outra maneira e jogada na piscina. A hipótese de abuso sexual também vai ser investigada. O caso está sendo apurado pelo delegado Guilherme Mesquita.

domingo, 4 de setembro de 2011

BAIRRO DO RECIFE SE TORNA ÁREA LIVRE PARA O TRÁFICO DE DROGAS

O Bairro do Recife vive hoje como uma zona livre para a atuação do tráfico de drogas. A equipe de reportagem da Globo Nordeste revelou que na rua da Moeda, um dos pontos turísticos do bairro, crianças, adolescentes e adultos convivem livremente com o consumo irrestrito e com a violência. Nem mesmo as câmeras instaladas pela Secretaria de Defesa Social inibem a atuação dos criminosos e consumidores.

A denúncia do Jornal Nacional, nesta sexta-feira (02), mostrou o lado triste desse recanto da cidade. No bairro histórico e turístico do Recife flagrantes feitos durante um mês mostravam o consumo e o tráfico de drogas acontecendo sem medo.

O cigarro de maconha passando de mão em mão, o loló, um entorpecente alucinógeno, sendo comercializado no meio da rua. A reportagem mostrou também traficantes que conferiam o lucro e entregavam o dinheiro a uma mulher.

E os traficantes são também os que assaltam os consumidores. Uma das cenas registra um casal que ia comprar droga e acabou sendo vítima de um grupo deles. Outro rapaz reagiu ao assalto e o bando se juntou para um ataque onde cadeiras e garrafas foram arremessadas.

Após a exibição da matéria no Jornal Nacional, a Globo Nordeste voltou ainda na noite da sexta-feira aos mesmos locais e percebeu que houve um reforço no policiamento da área. A polícia estava presente de forma ostensiva, além de fazer rondas com carros e motos. 

O policiamento incluiu também abordagens diretas para que fossem feitas revistas e não demorou para que os policiais prendessem dois homens, que foram levados. Com eles foram encontrados dois frascos de adoçantes cheios de loló.

Numa das calçadas, a mesma mulher, que apareceu no Jornal Nacional recebendo dinheiro do tráfico, estava sentada num banquinho, com celular na mão e bem tranquila, como se nada estivesse acontecendo.

A Polícia Civil informou que serão instaladas mais câmeras na área. “As câmeras não são suficientes. Há mais de um mês pedimos sugestões para as delegacias, justamente para a gente identificar quais eram os pontos críticos. Inclusive a rua da Moeda foi contemplada. Nós temos duas câmeras e vamos precisar de mais duas”, afirma a delegada Silvana Léllis.

“A gente também está tentando pegar o policiamento ostensivo e, junto com a inteligência, as câmeras, para tentar formar esse laço e inibir o tráfico na localidade”, disse o coronel Paulo Cabral, comandante de Policiamento da Capital.

O consumo de drogas no local é tão grave que um dos bares tem um grande cartaz na parede com um pedido inusitado: "Não usar drogas aqui."