sexta-feira, 30 de setembro de 2011

COLOMBIANA SHAKIRA É O GRANDE DESTAQUE DESTA NOITE DO ROCK IN RIO

       


Esta sexta-feira (29) é o dia menos comentado e esperado do Rock in Rio. As duas grandes atrações são o apagado Lenny Kravitz e a colombiana boa de rebolado Shakira, que não tem nada de rock em suas composições. O dia também é o que traz o maior número de brasileiros no Palco Mundo.
Vaje a programação completa:
Palco Sunset
14h30 - Buraka Som Sistema + Mix hell
Os portugueses do eletrônico exótico Buraka Som Sistema se unem ao projeto - talbém eletro - do ex-Sepultura, Iggor Cavalera, e sua esposa, Laima Leyton na abertura dos shows do dia pelo Palco Suntet.
15h30 - Céu + João Donato
A paulistana já consagrada no cenário da MPB promete fazer um belo show ao lado do pianista e compositor João Donato.
16h45 - Cidade Negra, Martinho da Vila e Emicida
Reggae, samba e rap devem render uma das melhores e mais brasileiras apresentações do dia no palco alternativo do Rock in Rio.
18h - Monobloco, Macaco e Pepeu Gomes
Vai dar muita mistura de gêneros musicais neste show, afinal essa é a especialidade tanto dos brasileiros como do espanhol Macaco, que até já trabalhou com músicos nacionais como Seu Jorge, B. Negão e Nação Zumbi.
Palco Mundo
19h - Marcelo D2
O rapper carioca abre as apresentação no Palco Mundo em sua versão mais brasileira. Nada melhor que uma voz que mescla samba e hip hop pra dar essa identidade.
20h10 - Jota Quest
O Jota Quest irá comemorar 15 anos de banda sobre o Palco Mundo nesta sexta. A banda já adiantou que ainda deve exibir um vídeo de protesto contra a corrupção durante o show.
21h30 - Ivete Sangalo
A cantora de axé irá reforçar ainda mais a bagunça que será formada no Palco Mundo nesta sexta. Se seguir a linha da apresentação de Claudia Leitte, seu show promete dar muita repercussão.
22h50 - Lenny Kravitz
O norte-americano traz seu estilo retrô que não tem nada a ver com o resto do Palco Mundo. O músico já deve estar aquecido para o show, ele foi jogar futebol com moradores da região de seu hotel assim que chegou ao Brasil.
00h20 - Shakira
A colombiana é a headliner do dia na Cidade do Rock. Ela já esteve no Brasil há pouco mais de seis meses e, desta vez, deve se concentrar nas músicas de seu disco mais recente, 'Sale El Sol'.

SUPOSTA APARIÇÃO DE UM ANJO EM PRAÇA DA INDONÉSIA


Hoje  todos já estão acostumados com efeitos especiais, antigamente quando se dizia que havia visto alguma coisa diferente, algo que nossos olhos não estão acostumados a ver todo dia, sempre pairava a duvida se a pessoa estava dizendo a verdade ou não e agora mesmo que as cameras filmem continuamos a duvidar, pois bem conhecemos os recursos trecnológicos capazes de manipular qualquer imagem, que o digam as famosas modelos fotográficas que já passaram da idade e mesmo assim continuam lindas e maravilhosas após uma sessão de fotoshop.



Esta notícia esta rodando o mundo todo, ninguém afirma com certeza que se trata de um anjo, um astronalta, um espírito, um ser extraterrestre ou apenas um fenômeno luminoso inexplicado, até mesmo aqueles que presenciaram o fenômeno com seus proprios olhos não são capazes de definir o que viram, afinal a aparição foi tão rápida que mais parecia um flash, quanto à definição da verdade, esperemos as analises do filme original gravado pela câmera de segurança da praça em Jacarta na Indonésia revelem algo a mais do que se vê na imagem.


Veja o vídeo:

DISQUE-DENÚNCIA APRESENTA ESTATÍSTICA DE VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS




Amanhã será comemorado o Dia Nacional do Idoso. Para marcar a data, o disque-denúncia Pernambuco divulgou um levantamento com os principais relatos que chegam à central sobre essa parcela da população.
Só este ano, já foram recebidas 723 informações relatando casos como violência, maus tratos, agressões físicas e abandono. Desse quantitativo, 166 ocorreram no Agreste do estado, uma média de aproximadamente três ligações por dia.
De acordo com o estudo, a maioria das vítimas possui entre 65 e 70 anos e são do sexo feminino. Na região metropolitana, o Recife lidera com 50% de número de denúncias. Ao todo, 24% das informações tratam da apropriação da aposentadoria do idoso.
As denúncias também indicam 15% maus tratos e agressões físicas 11%. Em mais da metade dos casos, as agressões são praticadas pelos próprios filhos das vítimas (55%), seguido pelos netos (11%) e pelo companheiro ou esposa (7%).
O disque-denúncia atende, no Agreste e Sertão do estado, no telefone 3719.4545. o autor das denúncias sempre tem a identidade preservada.

PMs SÃO BALEADOS NO SERTÃO



Dois policiais militares ficaram feridos, na madrugada desta sexta-feira (30), em um confronto com bandidos, no município de Floresta, Sertão do Estado. Os agentes participavam de uma operação para prender um fugitivo da cadeia pública de Belém do São Francisco.

Quando os policiais da Rocam, do Gati e do Núcleo de Inteligência se aproximaram, os bandidos reagiram. Um soldado foi baleado com um tiro de fuzil, na perna, e outro com um tiro de pistola no braço. Eles foram levados para o Hospital de Petrolina e estão fora de perigo.

Cleiton Alves Feitosa estava escondido com outros homens em uma área de caatinga. O grupo estava com as armas que foram roubadas de policiais durante a fuga da cadeia de Belém. Eles aproveitaram um descuido da segurança e escaparam depois de um culto, que aconteceu dentro da unidade, no dia 30 de julho. Dos 11 detentos que fugiram, quatro foram recapturados.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ATRAÇÕES DESTA QUINTA NO ROCK IN RIO

Stevie Wonder fecha a noite desta quinta no Palco Mundo - Foto: Divulgação


Depois de dedicar o primeiro fim de semana do festival a artistas que ficavam entre o pop e o metal, o Rock in Rio retorna nesta quinta-feira (29) com atrações que se identificam mais com a black music americana. A principal evidência disso é o artista escolhido para fechar esta noite no Palco Mundo: Stevie Wonder, um dos nomes mais importantes da música dos Estados Unidos. Além dele, o palco principal terá shows de Jamiroquai, Ke$ha, Janelle Monáe e o Concerto Sinfônico Legião Urbana.
0h50 - Stevie Wonder
O destaque da progamação do Palco Mundo neste dia extra será o cantor e compositor Stevie Wonder, que comemora 50 anos de carreira.
Clássico da música americana, Wonder é cego, começou a tocar aos 11 anos de idade e já foi agraciado com 24 prêmios Grammy. Com apenas 12 anos, ele já era conhecido como Little Stevie Wonder e já viajava com músicos profissionais graças a sua habilidade de cantar e tocar gaita, órgão e bateria.
Wonder é conhecido por alguns de seus principais hits, como as canções "I just called to say I love you" e "Superstition". Essas canções fazem parte do repertório que Wonder vem apresentando nos últimos meses.

IMPRESSIONANTE!!!

TENTOU PEGAR BOLA DE BEISEBOL E DERRUBOU A FILHA


Diz a sabedoria popular que "quem não dança, segura criança".
Na China, um pai de família descobriu que, para este ditado, a recíproca também é verdadeira e quem não segura a criança, dança e dança bonito.
Assista ao vídeo abaixo e veja a patetice que o pai armou na arquibancada de um jogo de beisebol.

ESTUDANTE MORRE COM SUSPEITA DE MENINGITE C NA BAHIA




Uma estudante de curso técnico de enfermagem, de 27 anos, é a mais recente vítima de meningite meningocócica do tipo C em Salvador. A jovem morreu domingo (25), no apartamento onde morava sozinha no condomínio Arvoredo, no bairro Tancredo Neves.
O corpo dela só foi encontrado na segunda-feira (26), dia em que a família chegou à capital, após viajar da cidade de Iraquara, onde mora, sentindo falta do contato com a jovem. O pai precisou arrombar a porta de casa, quando avistou a filha já morta. Ela é a 41ª vítima da doença na Bahia. "Quando eu cheguei, vi tanta gente chorando e me disseram que ela estava morta", conta a vizinha Mara Assunção. A família não quis comentar o ocorrido.
Quarenta pessoas moram no bloco 19, o mesmo da vítima, em um condomínio residencial formado por 75 blocos e 720 apartamentos. Vizinhos relatam que tentaram conseguir medicamentos no posto de saúde do bairro para evitar risco de disseminação da doença, mas o procedimento preventivo chamado de profilaxia ainda não foi realizado.
"Há dez anos tivemos aqui uma criança com a doença, mas na época não abalou tanto porque a Vigilância Sanitária veio e tratou. Agora todo mundo está preocupado, porque a secretaria diz que não há necessidade de tratamento", conta a estudante Barbara Arize.
A trabalhadora autônoma Jamile Oliveira comenta que foi ao posto de saúde, junto com vizinhos, e que os profissionais descartaram a aplicação de remédios para  moradores que não mantiveram contato próximo com a vítima. "A enfermeira disse que ela estava morta e que por isso não passava. Disse que só poderia transmitir através de secreção, beijo, relação mais íntima", diz.
Jamile conta ainda que a vítima tinha se vacinado contra a meningite no período da última campanha. "Eu mesma levei ela, vi tomando a vacina". Segundo ela, a enfermeira explicou que, como a vítima tomava remédios tarja preta, o efeito da imunização pode ter sido suspensa.
O estado soma 71 mortes por meningite de vários tipos em 2011, sendo que 41 delas foram decorrentes do tipo C, considerada a mais grave variação da doença. Crianças de até dois anos podem se vacinar de graça em qualquer posto de saúde. A partir dessa idade, é preciso recorrer às clínicas particulares, que cobram em média R$ 70 pela dose.
Surto em Sauípe
A última morte por meningite C no estado ocorreu na quarta-feira (21). A vítima foi um funcionário de Costa do Sauípe, complexo turístico no Litoral Norte, que estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Couto Maia, em Salvador. Ele foi o quarto trabalhador do complexo a morrer por conta do surto que teve início no período em que estava sendo realizado  um grande evento de música, o "Sauípe Folia". Não foi registrado casos entre foliões.
Outro trabalhador de Costa do Sauípe permanece em observação no hospital, portador de meningite do tipo C. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que o estado clínico do paciente é estável. Dois pacientes já receberam alta.
Morte de criança
Uma criança de nove anos morreu na terça-feira (20) também vítima de meningite C. A Sesab não soube informar quando a menina deu entrada no Hospital Eládio Lasserre, em Salvador, mas disse que seu estado de saúde já era considerado grave. Segundo a Secretaria, não houve indícios de relação entre a morte da garota e o surto que atingiu o complexo hoteleiro.
Sintomas
A meningite é transmitida por gotículas da saliva e por contato humano. Por isso, é preciso redobrar o cuidado nas estações frias, quando as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados.
Segundo a Anvisa, os sintomas da doença são febre alta abrupta, dor de cabeça intensa e contínua, vômitos em jato, náuseas, rigidez no músculo da nuca, ombro e costas, falta de apetite, dores musculares e agitação física e mental, além de manchas vermelhas na pele. Crianças com menos de um ano podem sentir moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo, rigidez corporal com ou sem convulsões.

ALUNAS TROCAM SOCOS EM ESCOLA DE SÃO PAULO

Duas estudantes trocaram socos e chutes na entrada de um colégio estadual em Diadema, na região metropolitana de São Paulo.
O vídeo foi captado por celular e publicado na internet. O caso ocorreu no bairro Jardim ABC, na cidade de Diadema.
Outros estudantes assistiam à briga e incentivavam com gritos, ao invés de separar as alunas.
Veja a reportagem completa:

ARCOVERDE REALIZA CAMPANHA CONTRA O CRACK




O município de Arcoverde, no Sertão do estado está realizando a campanha Arcoverde contra o Crack, capacitando 312 pessoas que lidam diariamente com jovens em situação de risco na cidade.
A ação é idealizada pelo Ministério Público em parceria com a Prefeitura de Arcoverde, Gerência Regional de Educação, Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar.
A campanha irá promover oficinas de capacitação para professores da rede municipal de ensino, técnicos da secretaria de assistência social e saúde e agentes comunitários de saúde das comunidades mais populosas do município, fazendo assim um reordenamento da rede de serviços de assistência social, saúde e educação para atendimento às famílias dos  usuários.
Será realizado também um concurso de redação, literatura de cordel e cartazes com o tema “ Crack: essa lição a escola não ensina”, envolvendo todas as escolas do município e o Ministério Público nas ruas, visitando escolas e orientando jovens e seus familiares.
No próximo dia 10 de novembro um fórum de avaliação da campanha será realizado na cidade, com a participação do Ministério Público de Pernambuco, prefeitura de Arcoverde e outros órgãos ligados à segurança e a saúde. Na oportunidade serão entregues os prêmios do concurso de redação, literatura de cordel e cartazes.

SERIA JESUS UM EXTRATERRESTRE?

jesus et imag


Pode até parecer uma história totalmente maluca, mas o autor brasileiro Leo Mark, lançou há pouco tempo um livro que conta a história de Jesus Cristo como se ele fosse um ET.
Jesus Extraterrestre – A origem é um livro de romance que se baseia em fatos reais, que foram resultados de uma pesquisa de mais de dez anos. Que além de interpretar a Bíblia com um novo ponto de vista, traz livro-brasileiro-defende-tese-que-jesus-cristo-era-um-extraterrestre-e66fc7add452b4494a80808519d7c243também informações de textos sumérios, junto com relatos de aparições de OVNI's.
Segundo a história que o livro conta, Jesus seria na verdade um extraterrestre, que estava na Terra tentando impedir uma invasão alienígena, que tinha como objetivo escravizar a raça humana.
Contudo o contexto principal do livro se passa em 1992, quando uma nova encarnação de Cristo está na 

book_coverjesuspeq
Terra e é perseguido por uma irmandade secreta, chamada de Iluminati. Essa batalha, entre o bem e o mal pode até gerar a Terceira Guerra Mundial.
Claro que com essa temática e essa nova visão sobre os acontecimentos que envolvem Cristo o livro está gerando muita polêmica, mas para quem gosta de uma boa história, com mistérios e visões diferentes sobre um tema recorrente, pode gostar bastante de sua leitura.
Acesse o site e leia um dos capítulos para despertar a curiosidade: http://jesuset.com.br/. O livro pode ser comprado nas mais diversas livrarias, por R$ 39,90.
Afinal… será que Jesus seria um ET?

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PASTOR EVANGÉLICO, SILAS MALAFAIA, DIZ QUE BLOGUEIROS SÃO FILHOS DO DIABO

O pastor evangélico e humorista de stand-up comedy Silas Malafaia, em uma de suas esclarecedoras pregações, desafiou os blogueiros do Brasil a publicarem em seus blogs a mensagem: blogueiros são filhos do diabo. 

SPORT PERDE PARA O CRICIÚMA E SAI DO G4

Reprodução / TV Globo

A sequência de oito jogos invictos do Sport foi interrompida nesta terça-feira (27). O Leão não conseguiu quebrar a escrita de nunca ter vencido o Criciúma em Santa Catarina e saiu do estádio Heriberto Hulse com uma derrota por 1x0. Com o resultado, o Sport deixou o G4 e caiu para a quinta posição, pois foi ultrapassado pelo Americana. O time paulista venceu o Salgueiro por 1x0 no Arruda e assumiu a quarta colocação com 44 pontos.

Se a trajetória de empates e vitórias do Sport foi interrompida, por outro lado o Criciúma conseguiu parar uma sequência de duas derrotas na Série B. Um dos grandes responsáveis pelo sucesso do time catarinense foi o atacante Roni. Ele participou das principais jogadas do Tigre e fez o único gol da partida aos 15 minutos do primeiro tempo.

Em seu próximo compromisso na Série B, o Sport jogará novamente longe de sua torcida. O Leão vai até Natal para um duelo contra o ABC. Por sua vez, o Criciúma viaja para São Paulo onde enfrentará o Bragantino. Os dois jogos estão marcados para às 16h20 do sábado (1).

SALGUEIRO PERDE NOVAMENTE EM CASA

Reprodução / TV Globo

O Salgueiro não conseguiu manter o embalo dos bons resultados das últimas rodadas e foi derrotado em casa, desta vez no Arruda, por 1 a 0 para o Americana. O resultado, obviamente, foi ruim para o Carcará (25 pontos), que continua com a corda no pescoço na zona de rebaixamento, e também para o Sport, que perdeu a quarta posição para a equipe paulista, agora com 44 pontos contra 43 do Leão.

O gol que garantiu a vitória do Americana foi marcado pelo atacante Clodoaldo aos 15 minutos do primeiro tempo. O Carcará ainda marcou com Ricardinho, no primeiro tempo, mas o gol foi anulado por impedimento.

O Salgueiro volta a campo já na próxima sexta-feira (30) diante da Ponte Preta, em São Paulo. Já o Americana encara o Barueri, no sábado.

NÁUTICO VENCE O ABC E REASSUME VICE-LIDERANÇA

André Nery / Agência Náutico

Náutico e Aflitos uma combinação perfeita nesta Série B do Brasileiro. O Timbu bateu o ABC-RN por 2 a 0, na noite desta terça-feira (28), e seguiu como único time que ainda não conheceu derrota jogando dentro de casa. Além de comemorar a vitória, os torcedores alvirrubros viram ainda a equipe voltar à vice-liderança com 47 pontos – passando novamente a Ponte Preta, que foi derrotada pelo Vitória-BA.

Os gols que garantiram a vitória timbu foram marcados por Kieza, aos 38 minutos do primeiro tempo, e pelo zagueiro Marlon, aos 17 minutos da etapa complementar.

O Náutico volta a campo já na próxima sexta-feira (30) para enfrentar o Duque de Caxias, nos Aflitos. A partida está marcada para as 20h30. Já o ABC encara o Sport, às 16h20 do próximo sábado (31), no Fraqueirão.

ROCK IN RIO

CLAUDIA LEITTE COMENTA CRÍTICAS QUE RECEBEU POR SUA APRESENTAÇÃO NO ROCK IN RIO; RITA LEE DEFENDE CANTORA


http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20110927180420.jpg



A cantora Claudia Leitte usou seu blog para se defender das críticas que recebeu em relação ao seu show no "Rock In Rio".

"Eu sou uma cantora de axé no Rock in Rio com muito orgulho", escreveu Claudinha. A apresentação dela foi na última sexta-feira (23).

Ainda no blog, Claudia Leitte soltou o verbo: "Artistas internacionais vêm pra cá, mostram a bunda, atrasam-se por 2 horas pq estão dando uma festinha no camarim, não conseguem conciliar a respiração com o canto, não preparam espetáculos para o nosso povo, desafinam, enfim, pouco se importam conosco, e nós, que pagamos caro para tê-los em nossa terra, chamamos isso de ROCK".

A cantora Rita Lee saiu em defesa de Claudinha no Twitter: "Não assisti Claudia Leitte. Meter o cacete no conforto do anonimato é fácil. Apresentar-se em ninho estranho não é para maricas".
 

Reprodução

Claudia Leitte agradeceu o apoio da roqueira: "Tão importante quanto fazer um show como este e receber tantas críticas boas, é saber que a Rainha do Rock do Mundo se comporta com a humildade que deveria ser peculiar a qualquer ser humano. Uma mulher especial como Rita Lee, uma artista completa, expor a si mesma por minha causa, é de fato uma razão para que eu esteja ainda mais crente", escreveu.

"O desrespeito é mais fácil de ser tolerado porque é uma atitude Rock and Roll? Não seria isso alienação? Liberdade é respeitar. Liberdade é conviver com as diferenças", disparou Claudinha no blog.
A cantora encerrou o post dizendo que recebeu o convite para participar da edição do evento em 2013: "Enfim, fui convidada para fazer o Rock in Rio Lisboa e a próxima edição do evento aqui no Brasil em 2013.  Será uma honra cantar para um público maravilhoso como este que esteve diante de mim na noite de sexta".


terça-feira, 27 de setembro de 2011

DE "MOÇA NORMAL" À "MULHER VAMPIRA", MEXICANA VAI SER IMORTALIZADA EM MUSEU BIZARRO




Maria Jose Cristerna já é famosa pela forma com que decidiu levar a vida. Agora, além disso, sua aparência vai ficar eternizada em um museu de cera.
A mexicana de 35 anos foi convidada para ilustrar o salão do Ripley´s Believe It Or Not, museu especializado em bizarrices, e deve viajar outros museus pelo mundo.
Maria Jose ficou famosa por tatuar quase 100% de seu corpo e implantar “chifres” de titânio em seu crânio e implantes dentários que dão uma aparência de presa.
Os chifres que eu tenho são um símbolo de força e foram implantados sem anestesia“, disse ela ao Daily Mail.
Filha de pais religiosos, Maria Jose disse que a transformação ainda não está concluída. Ela deve implantar chifres de titânio na parte de trás da cabeça.
Apesar da aparência, ela afirma que vive uma “vida normal” em sua casa no México.

EM MINAS GERAIS, JOVEM MATA O PRÓPRIO PAI POR CAUSA DE JOGO DE FUTEBOL

O crime aconteceu durante uma partida de futebol. Segundo a família, o adolescente de 17 anos não teria gostado do comentário do pai e nervoso pegou um revólver e atirou contra o pai que não resistiu aos disparos.

RECIFE TEM PRIMEIRO CASAMENTO HOMOAFETIVO DO NORTE/NORDESTE

51b899cd0407626c30bdeeee88ce53f6.jpg

Nenhum casamento passa em branco. Ainda mais quando se trata do primeiro casamento homoafetivo que acontece no Recife desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a união homoafetiva, em maio. Nesta segunda-feira (26), a estudante Ana Carina da Silva Costa, 28 anos, e a assessora comercial Poliana Karla Costa da Silva, 26 anos, foram o primeiro casal pernambucano e do Norte-Nordeste a ter um casamento direto no civil, como acontecia apenas com casais heterossexuais. Embora o casal já tivesse união estável há quase um ano, hoje elas oficializaram o casamento no civil na 1ª Vara da Família e Registro Civil do Recife, no Fórum Rodolfo Aureliano.

De acordo com o juiz Clicério Bezerra e Silva, que realizou a cerimônia, já houve conversões de união estável para o casamento. "Já realizei cerca de cinco conversões, mas hoje foi o primeiro casamento homoafetivo com proclamas. Não sei como é o entendimento dos juízes responsáveis por outros cartórios, mas acredito que a resistência ao casamento homoafetivo tende a diminuir, até porque o casal que tiver o pedido de casamento negado poderá recorrer na Justiça", argumenta.







Enquanto muitos casais héteros não querem alterar o nome de solteiro após o casamento, para Ana Carina e Poliana a adoção do sobrenome de uma pela outra é mais uma conquista, que vem associada a outras. "É um orgulho pela conquista do direito e de uma poder levar mais uma marca da outra, no nome. Também poderemos ser responsáveis uma pela outra no caso de uma intervenção médica. Não vai mais ser preciso que uma outra pessoa da família tenha que autorizar", diz Poliana. 

Uma outra conquista que as duas comemoram é que poderão registrar os filhos que tiverem no nome das duas. "Pensamos em ter filhos, com certeza. E no plural. Até então, apenas uma poderia dar nome aos filhos. Agora será no nome das duas", comemoram.

ANTIGO TREM QUE FAZ O TRAJETO, CABO-CAJUEIRO SECO, SERÁ SUBSTITUÍDO EM 2012

    Reprodução / TV Globo

A chegada das indústrias ao Porto de Suape mexeu com a vida de moradores de oito municípios do Litoral Sul do Estado. O trânsito foi um dos aspectos mais impactados com o aumento de caminhões e ônibus circulando nas principais vias de acesso à região.

Mas uma solução para o transporte público do local está a caminho: a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) começou a testar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ele deverá substituir os trens antigos, que fazem o trajeto entre Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e o Cabo de Santo Agostinho.



Reprodução / TV Globo


Fabricados no Ceará, os novos trens são mais rápidos - podem chegar a 80Km/hora – e mais confortáveis para os passageiros. O VLT é equipado com ar-condicionado, tem espaço para cadeirantes e assentos especiais para pessoas obesas. Cada trem possui três vagões e capacidade para transportar até 600 passageiros.

Veículos como este estão em operação no Sertão do Ceará desde 2009. O percurso de 13,5 quilômetros entre Juazeiro do Norte e Crato é feito em meia hora. São 40 viagens por dia.

Em Pernambuco, a CBTU espera contar com sete trens. As viagens de testes estão servindo para que os técnicos chequem todo o funcionamento do veículo.

Os sete trens vão custar R$ 70 milhões, e o valor total do projeto será de R$ 100 milhões. Nesse orçamento está incluída também a recuperação de toda a malha ferroviária. O dinheiro vem do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.



Reprodução / TV Globo


De acordo com o gerente de Comunicação e Marketing da CBTU, Justiniano Carvalho, os novos veículos devem começar a operar em março. “Existe também um plano para estender o trem até Suape, que está sendo discutido com o Governo do Estado”, disse.

Quando estiver em funcionamento, o VLT vai diminuir o tempo entre uma viagem e outra dos atuais 40 para 11 minutos. A previsão é começar a operar com quatro trens.