sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO ESTÃO ABANDONADAS


Canteiros de uma obra bilionária, iniciada há cinco anos para levar água ao semi-árido nordestino, estão abandonados. A repórter Mônica Silveira mostra que o atraso na transposição do Rio São Francisco é visto com tristeza por quem enfrenta a pior seca dos últimos anos na região.

Outro de dia de sol implacável. Os sertanejos quase não conseguem sustentar a esperança que invadiu o coração deles cinco anos atrás.

“Eu não tenho esperança dessa água chegar aqui não, viu?”, diz a agricultora Maria da Paixão Souza Marques.

A obra para salvar 12 milhões de nordestinos da falta de chuva começou em agosto de 2007. Pela previsão inicial, até o fim de 2012 a transposição estaria concluída. Ela levaria água do São Francisco a municípios de quatro estados por dois canais de concreto, chamados de Eixo Norte e Eixo Leste. Mas hoje, trechos de canal que já tinham sido concluídos estão rachados e precisam ser refeitos.
 

 

No caminho da transposição fica Sertânia, 34 mil habitantes com sede. O nível da água do reservatório da cidade está reduzido a 4,5%. Ele fica bem ao lado dos canteiros que as construtoras abandonaram, alguns ainda cheios de máquinas encaixotadas. As empresas também deixaram para trás quilômetros de buracos escavados na terra, onde o mato já cresceu.

O Ministério da Integração alega que as obras são muito mais complexas do que o imaginado no projeto inicial e que, até agora, na média, avançaram menos de 43%.
Segundo o governo, algumas construtoras encontraram custos bem mais altos do que os previstos. Já em trechos construídos pelo Exército, no município de Floresta, os trabalhos estão praticamente concluídos.

A obra avança sobre o lago de Itaparica para alcançar a parte mais profunda do reservatório. Agora somente um trecho de aterro separa a água com que os nordestinos tanto sonham do canal da transposição.

Mais adiante, operários constroem uma das estações de bombeamento necessárias para vencer os desníveis do solo.

A Barragem de Areias, que faz parte da transposição, está quase pronta, mas a estiagem não ajuda.

Era a água que restava para os animais. Hoje eles vêm, não encontram nada e voltam para dentro do mato. O que há no local agora é um poço cheio de lama onde os peixes lutam pela vida.

O replantio das mudas para substituir as plantas nativas arrancadas pelas máquinas não vingou. A seca não poupa nada. E ela nunca pareceu tão cruel quanto agora, no mesmo cenário de uma obra orçada em mais de R$ 8 bilhões, por onde ainda não escorreu uma gota d´água sequer.

“A gente se sente frustrado porque é muito dinheiro público investido e as obras ‘tudo’ abandonadas e paradas. A gente agora ‘tá’ com dúvida, porque o descaso ‘tá’ muito grande, a gente fica com o pé atrás agora, não dá mais para confiar”, desabafa o agricultor Manuel Joaquim da Silva.

O Ministério da Integração Nacional declarou a meta é concluir a transposição do Rio São Francisco em 2015.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PESQUISA DIZ QUE ACREDITAR EM SORTE DÁ AZAR


Tem gente que confia tanto na sorte que chega a abusar. Aí conta com ela para levar uma vida desregrada – dirigir feito louco sob efeito de álcool, comer pizza, hambúrgueres e ignorar saladas e legumes. E nessa sobra espaço para o azar.

Nem precisava de pesquisa para desconfiar disso. Mas o pessoal da Universidade de Melbourne, na Austrália, decidiu entrevistar 7 mil pessoas e acabar com qualquer dúvida. Todos eles contaram sobre o estilo de vida, rotinas de exercícios físicos, dieta e quanto acreditavam em destino e sorte.

E quanto mais as pessoas acreditavam em sorte e acaso, menos saudável era o estilo de vida delas. Eles fumavam e bebiam mais, não se importavam com a alimentação e quase não se exercitavam. Os mais certinhos preferiam acreditar que a vida era escrita por eles mesmos, sem essa de predestinação, “era pra ser” – por isso se cuidavam muito mais.

Acreditar em sorte até que é bom, pode te deixar um pouco mais otimista e esperançoso. Só não dá para jogar tudo nas mãos dos destinos.

MENINO MATA IRMÃ DE CINCO ANOS COM ARMA DO PAI EM PERNAMBUCO

Imagem ilustrativa
Uma menina de cinco anos morreu após ser atingida por um tiro no município de Jaqueira, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Segundo a polícia, a menina estava em casa com o irmão quando o garoto, de nove anos, realizou o disparo acidental com a pistola do pai. Os pais não estavam na residência e os disparos foram ouvidos pelos vizinhos.

A bala atingiu o peito da criança, que chegou a ser socorrida para uma unidade de saúde da região, mas não resistiu ao ferimento. De acordo com o delegado resposável pelo caso, Paulo Roberto Amorim, os pais podem responder por vários crimes. “Estão inclusos os crimes relativos à omissão de cautela, por deixar armas de fogo próximo a crianças, posse irregular de arma de fogo e também abandono material dos filhos, uma vez que as crianças estavam sós em casa”, conta o delegado.

O corpo da garota foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PESQUISA REVELA QUE PESSOAS MALVADAS SÃO MAIS ATRAENTES


Elas se vestem bem e demonstram mais confiança do que a maioria das pessoas. Aí se tornam irresistíveis… pelo menos à primeira vista.

É o que diz a pesquisa conduzida por psicólogos da Universidade de Washington, em Saint Louis, nos Estados Unidos. Eles convidaram 111 universitários (64% eram mulheres) para os testes. Assim que chegaram, os pesquisadores tiraram fotos do rosto de cada um. Também entregaram a eles alguns questionários para identificar os traços da personalidade. Para confirmar as respostas, os psicólogos pediram e-mails de amigos próximos e os entrevistaram. Com essas informações, descobriram os níveis de narcisismo, psicopatia e maquiavelismo dos voluntários.

Depois, um novo grupo elegeu quais dos fotografados eram mais bonitos. E os malvados (maquiavélicos, psicopatas ou narcisistas) levaram a melhor. Os bonzinhos não eram considerados tão atraentes quanto eles.

Só que é puro disfarce – excesso de maquiagem e roupas descoladas. Os pesquisadores também haviam pedido àqueles primeiros voluntários que vestissem camiseta branca e calça cinza. As mulheres ainda tiveram de prender o cabelo e tirar toda a maquiagem. E aí tiraram novas fotos. Quando essas imagens, sem nenhuma artimanha estética, foram apresentadas ao grupo de jurados, a nota dos malvados caiu. Eles ficaram tão bonitos (ou feios) quanto as pessoas boazinhas.

Ou seja, a galera do mal nem sempre é mais bonita. Mas, segundo a pesquisa, na maioria dos casos, essas pessoas se vestem melhor, aí parecem fisicamente mais atraentes. Só até a terceira página. Quando a máscara (e a maquiagem) cai, elas perdem boa parte da beleza.

"GRAPH SEARCH" O NOVO SISTEMA DE BUSCAS DO FACEBOOK


Depois de dar uma de Steve Jobs e chamar toda a imprensa especializada para um anúncio às escuras, Mark Zuckerberg enfim revelou, nesta terça-feira, qual é a grande novidade preparada pelo Facebook. Para quem esperava o lançamento de um smartphone ou uma versão diferente para a timeline, a rede social surpreendeu: criou um novo sistema de buscas internas intitulado Graph Search.

Parece pouco, mas não é. Ao contrário das buscas feitas através do Google ou do Bing, as pesquisas via Facebook vão usar seus amigos na plataforma como respostas. Quer saber quais dos seus amigos gostam dos mesmos personagens que você curte? Basta pesquisar por “Meus amigos que gostam de Star Wars e Harry Potter”. O mesmo vale para descobrir quem você pode chamar para um restaurante durante uma viagem, por exemplo: “Amigos que curtem churrascaria em Belo Horizonte”.

Ou seja: você faz uma pergunta específica, o Facebook responde – colocando seus melhores amigos no topo das buscas. E aí, gostou? Para saber mais e assistir ao vídeo promocional sobre a novidade, clique aqui.

RETIRANTES DA SECA 2


Casas abandonadas se multiplicam no interior de Pernambuco. É o drama dos nordestinos expulsos pela seca que se repete. A decisão de deixar tudo para trás é muito difícil e só é registrada em casos extremos, típicos de secas históricas.

Jose Genildo e a mulher Poliana chegaram à São Paulo há dois meses. Ela já arrumou um emprego num mercadinho e ele vive de bicos. A vida em São Paulo é difícil, mas no agreste a estiagem não deixou opção. A lavoura de fumo ficou esturricada. Das quatro vacas, só restou uma. O agricultor Edgard Aristides já fugiu da seca duas vezes e viu três filhos seguirem o mesmo destino. “Só quem sabe é nós, quanto a dor é grande”.


“Há décadas que a gente não via uma situação dessas. As pessoas deixando suas propriedades para procurar emprego lá no sul do Brasil. A gente vê que a perspectiva de chuvas está pouca”, diz Adelvanda de Almeida, secretária de Agricultura de Paranatama/PE.

Em uma vila de pescadores, em Águas Belas, ficaram as mulheres e as crianças. “É muito triste para todos. Os bichinhos tudo morrendo de sede. Muito peixe morreu aqui. Para o lado de baixo da ponte ficou branco. Nem urubu queria mais”, conta Gerusa Maria da Silva, pescadora.


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ARCEBISPO ALEMÃO DIZ QUE JESUS ESTARIA NO FACEBOOK SE ESTIVESSE VIVO


Sim, você leu certo – e olha que nem estamos falando do Inri Cristo. Chefe da Igreja Católica na Alemanha, o arcebispo Robert Zollitsch disse, em entrevista a um jornal do país, que se Jesus estivesse vivo hoje ele usaria as redes sociais para se conectar com seus fiéis. “Fundamentalmente, todas as mídias são apropriadas para levar a palavra de Deus às pessoas. Jesus certamente estaria no Facebook e no Twitter nos dias de hoje”, disse.

Não sei vocês, mas acho que a palavra seguidor nunca foi tão bem aplicada. Imaginem só: será que ao invés de ser carpinteiro, o filho de Deus trabalharia com redes sociais?

DEVIDO A SECA CARNAVAIS DO INTERIOR PERNAMBUCANO JÁ COMEÇAM A SER CANCELADOS


Segundo informações do comunicador Junior Duarte, o tradicional carnaval da cidade de Buíque, no Agreste pernambucano, foi cancelado. O motivo é a seca. Números do IPA mostram que nos últimos três meses, choveu apenas quatro milímetros no município. A principal barragem que abastece Buíque é a de Mulungu, que conta apenas com 8% de sua capacidade. 
 
Outra cidade que está com seu carnaval ameaçado é Triunfo, no Pajeú. Lá a situação é pior. Todos os reservatórios secaram, e a cidade vive há meses um colapso total no abastecimento d’água. Hoje o abastecimento para consumo humano é feito com carros-pipas, bancados em sua grande maioria pela prefeitura. Sem água, não há carnaval, já que um dos grandes atrativos são os famosos banhos. O prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim (PR) ainda não se manifestou sobre o assunto.

2 JEITOS CIENTIFICAMENTE COMPROVADOS PARA VOCÊ FUGIR DA RESSACA


Ok, a melhor maneira é não beber. Todo mundo sabe disso. Maaas se, por acaso, você topar um boteco, um dia desses, e se arriscar a beber um pouquinho a mais, a ciência ensina dois truques para fugir da ressaca no dia seguinte.

A primeira missão é encontrar figo-da-índia – fruto de um tipo de cacto mexicano. Depois é só tomar um pouco do extrato, umas cinco horas antes de beber. Deu certo com 64 estudantes de medicina da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos. Eles encararam a difícil missão de aceitar o convite para uma festa. Divididos em dois grupos, os pesquisadores entregaram a eles duas cápsulas com figo-da-índia ou outras com efeito placebo. Cinco horas depois, todos partiram para a festa (haviam jantado duas horas antes).

figo-da-índia
  
Durante as quatro horas de balada, os voluntários somaram 10 doses de licor cada um. Também tomaram algumas bebidas sem álcool. Antes de levá-los para casa, os cientistas mediram o teor alcoólico no sangue de cada um deles. Às 10 horas da manhã eles estavam de volta ao laboratório para contar sobre a ressaca.

Duas semanas depois, os pesquisadores repetiram o teste, mas inverteram os remédios distribuídos aos grupos: quem havia ingerido a cápsula com o extrato do fruto na primeira ocasião recebeu, nesta segunda oportunidade, a cápsula sem nada. Os resultados foram os mesmos, o figo-da-índia reduziu três sintomas da ressaca: a náusea, boca seca e falta de apetite. Segundo a pesquisa, o extrato do fruto aumenta a produção de proteínas que reduzem as inflamações associadas à ressaca.

Tá, mas talvez você não tenha planejado encher a cara. Simplesmente aconteceu. Aí, amiguinho, além de descanso e muita água, cientistas coreanos recomendam outro ingrediente: aspargos.

Eles avaliaram os elementos do aspargo e o impacto que poderiam ter nas células do fígado humano. E descobriram que o extrato da planta possui aminoácidos e minerais que aliviam as dores de cabeça – isso porque o alimento ajuda o corpo a acelerar o metabolismo do álcool no organismo.

FORTE ONDA DE CALOR ATRAPALHA ABASTECIMENTO DE AUTOMÓVEIS COM GASOLINA NA AUSTRÁLIA


A forte onda de calor na Austrália está dominando os noticiários internacionais. As temperaturas no país já ultrapassaram os 50ºC e oito dos 20 dias mais quentes da história da nação, desde que as medições começaram a ser feitas pelo Escritório de Meteorologia Australiano, foram registrados na primeira semana de 2013.

Está tão quente no país que, até mesmo, abastecer o carro com gasolina está difícil. O combustível evapora antes de chegar no tanque. Duas australianas, Nikki Staskiewicz e Angela Blomeley, viraram destaque nos jornais locais ao ficarem “presas” na cidade de Oodnadatta – que já foi apelidada pela população de “município mais seco do estado mais seco do país mais seco do mundo”. Elas ficaram sem gasolina, mas, mesmo rodeadas de postos de abastecimento, não conseguiam seguir viagem, porque o combustível evaporava. Dá para imaginar?

 

Na imprensa internacional, o país foi destaque por conta de outro acontecimento, que também tem relação com a forte onda de calor: o Escritório de Meteorologia Australiano precisou adicionar novas cores em sua escala de temperatura, que não previa registros acima de 50ºC. Agora, a régua possui também as cores roxo escuro e magenta, para designar as temperaturas entre 51ºC e 54ºC.

A primeira-ministra australiana, Julia Gillard, se pronunciou a respeito do assunto, citando o aquecimento global como culpado pelo fenômeno. “Sabemos que, com o passar do tempo e como resultado da mudança climática, vamos ter mais eventos e condições de clima extremos”, disse. No final do ano passado, a Nasa atestou a participação do homem no aumento da temperatura do planeta. E você? O que pensa a respeito do assunto?