sábado, 3 de março de 2012

QUEDA DE PÚBLICO EVIDENCIA FRACASSO DOS ESTADUAIS - PERNAMBUCANO É EXCEÇÃO




Levantamento feito pelo LANCENET! nas primeiras rodadas dos maiores campeonatos do Brasil confirma o que as arquibancadas vazias denunciavam: os estaduais estão definhando. Carioca, Paulista, Mineiro, Paranaense e Baiano estão com queda de público na comparação com os anos anteriores. O único que faz a curva contrária é o Pernambucano, que está impulsionado pela volta de Sport e Náutico para a Série A e pelo 'renascimento' do Santa Cruz.

Os seis campeonatos pesquisados reúnem 16 dos 20 times da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Dos maiores estaduais, ficou de fora o Gaúcho porque a federação local não disponibiliza os borderôs de 2010 e 2011 para comparação.

O caso mais grave entre os deficientes estaduais é o Carioca, que não consegue mobilizar torcida nem nos jogos dos grandes clubes. Foi nele também o menor público entre os principais campeonatos: apenas 10 pagantes no jogo entre Bonsucesso e Macaé. Os dirigentes de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense se movimentam para mudar a fórmula da competição.

- Estamos discutindo isso há bastante tempo. Dá para jogar um campeonato em que um grande coloca mil pessoas no estádio? Com médios que colocam 10 pagantes? - observou Mauricio Assumpção, presidente do Botafogo.


O Paulista também sofre com o baixo interesse. O Estadual considerado o mais disputado do Brasil, no qual estão seis times da Série A e os atuais campeões Brasileiro e da Libertadores, tem média de somente 5.072 pagantes por jogo, número menor do que os últimos dois anos. O desinteresse de público também preocupa os clubes.

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

O maior público do Brasil


O Pernambucano tem sido nos últimos anos o campeão de público no país. Além de contar com o fato de as torcidas de Sport, Náutico e, principalmente, o Santa Cruz serem fanáticas, a Federação conta com um programa em que o ingresso sai com a metade do preço para quem apresentar nota fiscal, batizado de Todos com a Nota. O preço, em média, é R$ 5 e uma cota é reservada para atingir esse público.

Maior público
Santa Cruz 1x3 Sport
35.935 pagantes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário