sábado, 3 de novembro de 2012

PESSOAS INTELIGENTES BEBEM MAIS


Bebeu demais? Nada de se sentir um lixo: pode considerar a ressaca do dia seguinte um reflexo da sua superinteligência. Soa politicamente incorreto, a gente sabe, mas é o que indicam informações de dois estudos, um feito no Reino Unido (o National Child Development Study) e outro nos EUA (o National Longitudinal Study of Adolescent Health).
Em ambos, pesquisadores mediram a inteligência de crianças e adolescentes de até 16 anos e as categorizaram em uma de cinco classes cognitivas: “muito burro”, “burro”, “normal”, “esperto” ou “muito esperto” (de novo, politicamente incorreto, mas tudo pelo bem da ciência, né?). Os hábitos das crianças americanas foram registrados por sete anos depois disso; já as inglesas foram acompanhadas por mais tempo, até os 40 anos.
Os pesquisadores mediram os hábitos alcoólicos de cada uma conforme elas iam envelhecendo. E eis que as crianças avaliadas como mais inteligentes em ambos os estudos, quando cresceram, bebiam com mais frequência e em maiores quantidades do que as menos inteligentes. No caso dos ingleses, os “muito espertos” se tornaram adultos que consumiam quase oito décimos a mais de álcool do que os colegas “muito burros”. E isso mesmo levando em consideração variáveis que poderiam afetar os níveis de bebedeira, como estado civil, formação acadêmica, renda, classe social etc. Ainda assim, o resultado foi o mesmo: crianças inteligentes bebiam mais quando adultos. E por que, hein?
Há hipóteses (uma, que a gente viu lá no Psychology Today, diz que essa relação entre álcool e inteligência seria um traço evolutivo que começou há cerca de 10 mil anos, quando finalmente surgiu o álcool bebível; até então, o único jeito de ficar alcoolizado era a partir de frutas apodrecidas – coisa séria), mas os pesquisadores ainda não sabem ao certo. Eles alertam, no entanto, que apesar de a tendência a “beber mais” estar de alguma forma ligada à esperteza de cada um, encher a cara não deixa ninguém “mais inteligente”. Ouviu?

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

VÍDEO MOSTRA MAJOR DA PM AGREDINDO MOTOCICLISTA NO RECIFE

O motoqueiro tentou passar por um bloqueio policial onde uma viatura da PM havia capotado. Ao ver que o rapaz tentava atravessar o local, o major deu um tapa na cabeça dele. Uma câmera mostrou a ação.


O PLANETA TERRA CADA VEZ MAIS QUENTE


Até hoje algumas pessoas questionam se o aquecimento global estava mesmo ocorrendo. Os cientistas debatiam o tema e não chegavam a uma conclusão até que o relatório de 2007 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC na sigla em inglês) da ONU mostrou que o aquecimento global estava ocorrendo, sim - e muito depressa. O aquecimento, segundo os cientistas da ONU, é "inequívoco" e o maior responsável é o homem. Se nada for feito, o século vai terminar 4º C mais quente do que começou. 

Os ciclos de calor estão ficando cada vez mais intensos. Ano passado, a Europa passou pelo verão mais quente da história, batendo o recorde anterior, de 2003, segundo pesquisa publicada em março. Na Rússia, a situação foi calamitosa. Cerca de 55 mil pessoas morreram, mais de 1 milhão de hectares foram queimados, 25% da produção agrícola se perdeu e cerca de 1% do PIB do país evaporou devido ao calor excessivo. A piora dos ciclos de calor leva a um maior derretimento do gelo dos polos e consequentemente a um aumento do nível do mar. Estudo feito em 2007 mostrou que Paris irá ferver e boa parte das cidades costeiras ficará debaixo d’água se a pior das projeções de aquecimento global feita pelo IPCC se confirmar. Outro estudo mostrou que se a queima de combustíveis fósseis continuar na taxa atual, metade do planeta será inabitável em 300 anos. Parece muito tempo, mas do ponto de vista da vida na Terra, que é calculado em milhões de anos, é literalmente nada.

Vilões do clima Os maiores responsáveis pelo efeito estufa
CO2 Aumentou 36% entre a era pré-industrial e 2006. 

Crescimento atual: 0,5% ao ano

Metano 
Aumentou 148% entre a era pré-industrial e 2001. 

Crescimento atual: estável

Óxido nitroso 
Aumentou 18% entre a era pré-industrial e 2005. 

Crescimento atual: 0,25% ao ano 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

IDOSO QUE MORA EM KOMBI, ESTUDA PARA O ENEM E SONHA EM TER SUA CASA

Vital Barbosa quer fazer o Enem e faculdade de engenharia civil no Espírito Santo (Foto: Juirana Nobres / G1)

Cabelos longos, barba comprida e livros por toda a “casa”. Esta é a descrição mais fiel para o aposentado Vital Barbosa, de 62 anos, que há dois anos vive dentro de uma Kombi, em Vila Garrido, Vila Velha, Grande Vitória.

A casa não é tão extensa, mas é lá que Vital se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, já que perdeu o prazo de inscrição das provas deste ano. "Meu maior sonho é fazer faculdade de engenharia civil e construir, com os meus conhecimentos, a minha casa, feita de lajota, concreto e laje. Sei que só os estudos me abrirão esta oportunidade", disse.

A Kombi onde mora foi seu instrumento de trabalho por muitos anos. Com ela, Vital fazia fretes. Atualmente, o veículo está abandonado, praticamente enferrujado pela exposição ao tempo e parado por falta de uso. O veículo fica estrategicamente parado em frente a casa do irmão de Vital.


"Eu não gosto de incomodar. O máximo que faço é tomar banho e lavar umas peças de roupas na casa dele. Com o dinheiro da aposentadoria, junto as roupas mais pesadas e pago alguém para lavar. A minha alimentação é feita em um restaurante 'baratinho' aqui do bairro. Na maior parte do tempo passo estudando mesmo. Hoje, tenho até um trabalho de física para apresentar", explicou ao G1 nesta quinta-feira (1).
Vital contou que já trabalhou como repositor em supermercado, como cobrador de ônibus e motorista profissional. Há dois anos, conquistou a aposentadoria por tempo de trabalho e decidiu voltar aos estudos. "Nunca desisti de estudar, mas eu trabalhava muito, dormia de madrugada e ficava sem tempo para me dedicar. Acompanhava os noticiários e tentava ficar atendo as últimas informações. Eu sabia que isso não era o bastante", disse.
Volta aos estudos
Vital estudou até a quarta série do ensino fundamental e ficou anos parado. Logo após a aposentadoria, resolveu colocar de vez os pés em uma escola e concluir os estudos. Ele está na segunda etapa do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), na escola estadual de ensino fundamental Adolfina Zamprogno, no bairro onde mora.

Há dois anos, quando voltou a estudar, se separou da esposa com quem viveu por 20 anos. Segundo Vital, foram problemas do casal que levaram ao fim do relacionamento. "Não tenho vícios, nunca fui agressivo, apenas não deu certo", contou.
Vital Barbosa tem 62 anos e mora dentro de kombi no Espírito Santo (Foto: Juirana Nobres / G1)

O aposentado é pai de dois filhos que moram em Minas Gerais e, há mais de 40 anos, não os vê. "Espero que eles estejam bem e que tenham aproveitado a melhor fase para estudar, coisa que não deu para eu fazer. Infelizmente, hoje, não posso dar boas condições de vida para eles, porque não estudei", desabafou.

O estudante disse que vai intensificar sua dedicação ao inglês. "Não é me gabando, mas sou muito bom em matemática. Embora tenho ido bem em biologia. Até o Enem de 2013, quero ficar bem preparado e fazer uma prova tranquila", declarou.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

APLICATIVO POLÊMICO BUSCA FOTOS DE AMIGOS COM POUCA ROUPA NO FACEBOOK


O aplicativo Badabing! para iPhone, à venda por US$ 1,99,  foi criado para vasculhar os perfis dos internautas no Facebook que possuem fotos com "roupas reveladoras", segundo o jornal Daily Mail.

Na iTunes Store, o mote do aplicativo é facilitar a busca por fotos de conhecidos na praia ou na piscina. Contudo, o app vem preocupando agências que trabalham contra exploração infantil na internet e em defesa da privacidade na rede. 

De acordo com o jornal, a ferramenta usa uma tecnologia de reconhecimento de imagens para encontrar as fotos que “aparece mais pele”. Além disso, os usuários podem não só vê-las como adicioná-las aos favoritos e compartilhar com outros amigos. 
Para o Daily Mail, o aplicativo possui o potencial de acelerar a divulgação de imagens de menores na rede.