Os comerciantes do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, estão assustados com os frequentes arrombamentos na cidade. Durante o último feriadão, ladrões invadiram lojas, restaurantes e uma clínica médica situadas na Avenida Pereira da Costa, uma das mais importantes do município, que fica a 30 km da capital. Segundo eles, alguns locais foram roubados duas vezes e pelos mesmos assaltantes, como mostra o vídeo ao lado.
O restaurante de Arimateia Sobral foi roubado duas vezes em 15 dias. Nos dois casos, os criminosos entraram pela cozinha e fugiram levando R$ 800 e uma balança. O dono acredita que o crescimento dos últimos anos também trouxe mais criminalidade para o Cabo.
“Por causa da contingência de pessoas chegando, muitas fábricas, muito progresso na cidade, automaticamente, outras coisas ruins também acontecem. A droga também chega, aí a criminalidade aumenta. É como se fosse o efeito colateral”, diz.
O restaurante vizinho foi arrombado na madrugada da última quarta-feira (16). Dessa vez, os ladrões entraram pela caixa do ar-condicionado e também levaram uma balança, além de R$ 300.
Perto do restaurante, em uma clínica médica, os assaltos ocorreram no domingo (13) e na terça-feira (15). A ação foi toda por trás do prédio, onde as grades foram retorcidas. No domingo, quando o alarme tocou, o ladrão correu. Na terça-feira, ele conseguiu roubar um computador.
O dono da clínica, Waldemir Antunes Neto, acredita que foi o mesmo ladrão e está revoltado com a falta de segurança no centro da cidade. “Nós estamos sem tranquilidade aqui no Cabo. Isso não é só aqui na clínica, mas em toda a redondeza”, conta.
Já uma loja de informática foi alvo de um assaltante duas vezes, só no domingo. As câmeras de segurança registraram a ação do criminoso. Na primeira investida, pela manhã, ele entrou na sala da assistência técnica e levou alguns notebooks.
À noite, a câmera externa, com infravermelho, mostrou que o mesmo ladrão voltou, sem camisa e com uma lanterna. Ele entrou e saiu pouco depois, com outros notebooks na mão.
A proprietária Angélica Araújo diz que foram roubados entre dez e doze notebooks. “A gente vai para casa e não consegue dormir, pensando que, na outra manhã, você pode encontrar sua loja arrombada. A gente só fica no prejuízo”, lamenta a empresária.
Reforço no policiamento
O 18º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela área, informou que na Avenida Pereira da Costa o policiamento é feito por um carro da PM, 24 horas por dia. Além disso, eles garantem que uma dupla de motociclistas e do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) faz rondas no local.
A Polícia Militar disse ainda que, diante das denúncias dos comerciantes, haverá um reforço nas rondas. A população pode entrar em contato com o 18º BPM pelo número 3181-3540.