O Facebook admitiu em seu último relatório anual, divulgado no mês
passado, que o público adolescente está cansado da plataforma. A empresa
reconheceu ainda que os jovens têm migrado para outros serviços, como
Instagram, Snapchat e Tumblr.
De acordo com a rede social, que completa dez anos em 2014, o site é
considerado pelos adolescentes um serviço menos ágil e menos "cool". No
documento, a companhia de Mark Zuckerberg diz temer que a baixa adesão
desse público possa influenciar negativamente os negócios a longo prazo.
"Acreditamos que alguns de nossos usuários, principalmente os mais
jovens, estão mais engajados em outros serviços similares ao Facebook.
Eles têm reduzido o nível de engajamento em favor de outros produtos
como o Instagram", diz o relatório da empresa americana.
No setor de tecnologia são os jovens que geralmente ditam as tendências
e isso explica a razão da preocupação do Facebook em relação à baixa
interação dos adolescentes no ambiente da rede. De acordo com a
especialista Laura Portwood-Stacer, em entrevista ao site Daily Mail, é
comum entre os jovens buscar a "próxima grande mania" da internet.
De acordo com o site The Verge, os jovens consideram o Facebook um
ambiente propício para contar vantagens e tendem a preferir serviços
como Snapchat, Instagram (que o Facebook adquiriu por 1 bilhão de
dólares) para o compartilhamento de conteúdo.
Ainda assim, o relatório do Facebook não aponta o abandono da rede,
como aconteceu com o MySpace no passado, mas sim que os adolescentes
estão diminuindo o tempo conectado à plataforma.