sábado, 17 de novembro de 2012

BEBIDAS ALCOÓLICAS PODEM MATAR POR OVERDOSE


Foi pensando assim - "bebidas alcoólicas não são capazes de matar por overdose" - que muita gente pendurou o copo para sempre. Ao beber mais álcool do que seu corpo consegue metabolizar, você corre o risco de morrer por parada respiratória ou acabar perdendo a consciência e se afogar no próprio vômito. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o músico inglês John Bonhan, lendário baterista da banda Led Zeppelin, e com várias outras celebridades do rock (leia mais no quadro ao lado).

Afinal, qual é a dose letal de bebidas alcoólicas? Anote aí: "Para um homem adulto com peso de 70 quilos, são 720 ml de bebida destilada [40% de álcool], ingeridos em aproximadamente uma hora", diz Carlton Erickson, professor de farmacologia da Universidade do Texas, nos EUA. Ou o equivalente a algo entre 16 e 20 latas de cerveja no mesmo tempo.

Mas nem todo mundo que enche a cara desse jeito acaba morrendo. A quantidade de comida no estômago, a proporção de gordura corporal e a sensibilidade genética ao álcool são fatores que podem determinar a sorte do beberrão. Seja como for, os cientistas advertem: metade das pessoas não consegue resistir a toda essa bebida se ingerida num curto espaço de tempo.

Estima-se que a dose capaz de matar é atingida quando a concentração de álcool na circulação chega a 0,4 grama por 100 ml de sangue (ou 0,4%). Então faça as contas: uma lata de cerveja com o estômago vazio corresponde a 0,02 grama. Para chegar a 0,4, basta entornar cerca de 20 latinhas. Tomou todas elas em menos de uma hora? O risco de você bater as botas é de 50%. Há registros de pessoas que suportaram concentrações de álcool no sangue de até 1 grama ou mais. Mas não convém arriscar. Melhor mesmo é evitar a bebedeira.


Overdoses famosas Quatro pés-de-cana que acabaram morrendo de tanto beber 

JOHN BONHAN
Quem era - Baterista do Led Zeppelin
Morte - 25 de novembro de 1980
Idade - 58 anos

Começou a beber vodca num bar, a caminho do estúdio onde ensaiava para uma turnê, e continuou tomando ao chegar lá. No total, teria entornado 40 doses (1,8 litro). Morreu de noite, dormindo, asfixiado no próprio vômito. A autópsia não revelou outras drogas em seu corpo.

KEITH WHITLEY
Quem era - Cantor de música country
Morte - 9 de maio de 1989
Idade - 33 anos

Alcoólatra de longa data, foi encontrado morto por seu cunhado após uma overdose de etanol. Segundo o legista que fez sua autópsia, o astro americano da música country tinha 0,447% de concentração de álcool no sangue - cerca de 20 doses de vodca, ou aproximadamente 900 ml.


BON SCOTT
Quem era - Vocalista do AC/DC
Morte - 19 de fevereiro de 1980
Idade - 33 anos

Também morreu sufocado pelo próprio vômito, depois de chegar ao coma alcoólico. Outra hipótese, no entanto, sustenta que ele teve hipotermia, pois acabou apagando dentro de seu carro numa noite gelada - embriagado após tomar todas no clube Music Machine, de Londres.


BILLY MURCIA
Quem era - Baterista do New York Dolls
Morte - 6 de novembro de 1972
Idade - 18 anos

Ficou completamente bêbado numa festa, durante a primeira turnê da banda na Inglaterra, e suspeita-se de que também tenha ingerido o sedativo mandrax (metaqualone). Amigos colocaram-no debaixo do chuveiro e deram-lhe café, mas ele acabou sufocado pela bebida.




Mardita pinga A dose fatal depende do teor alcoólico de cada bebida 


Lata de cerveja (350 ml)
TEOR ALCOÓLICO - 3 a 5%
DOSE LETAL* - 5,7 a 7,2 litros


Taça de vinho (150 ml)
TEOR ALCOÓLICO - 8 a 14%
DOSE LETAL* - 2,4 a 3 litros


Dose de uísque (45 ml)
TEOR ALCOÓLICO - 38 a 54%
DOSE LETAL* - 720 a 900 ml

* Desde que ingeridas por um homem de 70 quilos em uma hora. A medida é aproximada e pode variar segundo a pessoa e o tipo de bebida.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

QUER MELHORAR SEU HUMOR? ENDIREITE SUAS COSTAS


Antes de começar a ler esse post, preste atenção na sua postura. Como você está sentado? Se estiver todo relaxadão, quase caindo da cadeira, é melhor se endireitar. A não ser que você queira se sentir mais cansado e deprimido
É a recomendação de uma pesquisa da Universidade Estadual de São Francisco, nos Estados Unidos. Os pesquisadores convidaram 110 alunos para fazer os testes. Metade deles teve de caminhar por um corredor com a coluna um pouco curvada, enquanto a outra parte passou saltitante pelo mesmo lugar. Em seguida, todos completaram um questionário com perguntas sobre humor e depressão. A turma dos encurvados reportava muito mais tristeza e cansaço do que os outros.
“É muito semelhante ao princípio do ‘finja até conseguir’ – você pode convencer seu corpo a ter mais energia”, explica Erik Peper, um dos autores da pesquisa.
E esse não é o único estudo que mostra uma relação entre a postura e o estado emocional. Outra pesquisa da Universidade de Harvard mostrou que quando as pessoas mantêm a espinha reta e os ombros abertos, o nível de cortisol (hormônio do estressediminui até 25% e a testosterona sobe até 20%. Já quem anda ou senta meio curvado fica até 15% mais estressadoe com 10% a menos de testosterona.
Vai vendo, dá quase para dizer que sua postura pode te deixar com mais ou menos vontade de fazer sexo, já que a testosterona é quem comanda a libido.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

SUSTO DURANTE PARTIDA DA COPA DO BRASIL SUB-20


O zagueiro Walace, da equipe sub 20 do Santos, sofreu uma convulsão após levar uma pancada na cabeça em dividida de bola com o atacante Rafael do Bahia, em partida válida pelas quartas de final da Copa do Brasil da categoria.
O atleta, que ficou desacordado no gramado, foi levado de ambulância a um hospital municipal em São Francisco do Conde, 67 KM de distancia da capital baiana, local da partida. O atleta recuperou a consciência no hospital e foi transferido para Salvador, onde passará por tomografia.
Walace está sob os cuidados do médico das categorias de base do Santos, Jorge Merouço. O zagueiro provavelmente retornará com a delegação santista para São Paulo na manhã desta quinta-feira.
“O atleta foi transferido por precaução, mas já passa bem. Ele recuperou a consciência, os movimentos estão normais. Ele até se dirigiu normalmente à ambulância”, disse o médico santista
Já o atacante do Bahia não teve maiores problemas após o choque com o zagueiro santista e não precisou ser encaminhado ao hospital. Rafael foi o responsável pelo gol do time baiano. O Santos abriu o placar com o gol do atacante Givanildo
O jogo foi paralisado por cerca de 30 minutos por falta de energia, já que os refletores do estádio Junqueira Ayres se apagaram aos 35 minutos do primeiro tempo. A partida não foi realizada no estádio de Pituaçu, pois os refletores estão sendo trocados. O duelo de volta acontecerá na Vila Belmiro, na próxima quarta-feira. 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PCC ORDENA ATAQUES À POLICIAIS DO NORDESTE



A transferência de traficantes que estavam recolhidos em presídios de São Paulo para outros estados, acabou “irritando”  o comando do PCC. Inconformados por não terem sido “avisados” da transferências dos comparsas, eles agora querem que “matem policiais do Nordeste”.

A onda de atentados contra policias militares que vem ocorrendo em São Paulo deve chegar ao nordeste nos próximos dias, segundo investigação pelo serviço de inteligência da Policia Civil da Bahia.

A informação está sendo divulgada através de mensagens de texto que estão sendo enviadas a todos os policiais militares dos estados do Nordeste. Isso tem gerado um clima de intranquilidade entre os PMs, principalmente em Sergipe onde o numero desses militares é muito reduzido.

A mensagem diz que “informações da pc da Bahia dão como certa a ordem do PCC para atacar policiais militares do Nordeste em retaliação a transferência da cúpula da quadrilha”, diz o e-mail enviado a um policial militar do estado de Sergipe. O remetente do e-mail pede ainda que este seja enviado para outros militares.

Isso acabou gerando um certo constrangimento e preocupação dentro da classe militar. “Eu sou um policial militar e embora seja evangélico, não posso aceitar uma situação dessas. Afinal de contas eu ganho para proteger o cidadão, e agora, quem vai me proteger. Quem vai proteger os nossos irmãos militares”, questionou um sargento da PM que recebeu o e-mail.

Um outro policial, ao tomar conhecimento da situação ficou ainda mais preocupado. “Se realmente isso for confirmado, todos os policiais militares de Sergipe correm risco de perder a vida. O numero de PMs em nosso estado é muito pequeno. Alem disso, nós teremos que enfrentar um inimigo desconhecido. Enfim, esses marginais que são extremamente perigosos, são transferidos de São Paulo para outros presídios e quem vai pagar as contas somos nós?’, questionou um oficial”.

Em São Paulo, os assassinatos a policias tem chamado a atenção de autoridades internacionais. Tudo teria começado quando em 28 de maio, policiais da Rota mataram seis suspeitos de pertencerem a uma facção que se reuniam no estacionamento de um bar na favela Tiquatira, na região da Penha, Zona Leste. Em junho, como represália, 11 policiais foram assassinados, quase o dobro do mês anterior (em todo estado, foram registrados 92 homicídios dolosos a mais).

Fonte: Blog do Cauê Rodrigues

terça-feira, 13 de novembro de 2012

ESTUDO DIZ QUE CERVEJA PODE PROTEGER O CORAÇÃO



O estudo intitulado Efeitos Protetores da Cerveja no Sistema Cardiovascular concluiu que o consumo moderado de cerveja é capaz de reduzir a cicatriz no coração provocada por um infarto agudo do miocárdio. O resultado foi apresentado no IV Simpósio Internacional da Cerveja e na I Jornada Cerveja e Vida Ativa, realizado em Madri, na Espanha.

Coordenado pela Dra. Lina Badimón, diretora da cadeira de pesquisas cardiovasculares da Universidade Autônoma de Barcelona, o trabalho  acompanhou por 21 dias quatro grupos de porcos submetidos a uma dieta hipercalórica e, posteriormente, induzidos a um infarto.
Durante 31 dias consecutivos, foram oferecidas doses de cerveja com álcool para dois desses grupos. Eles observaram uma melhora nas condições dos corações dos animais comparados aos outros dois grupos.
Segundo Lina, estudos já apontaram que o consumo moderado de cerveja pode prevenir a aterosclerose (endurecimento da parede arterial).
— Nosso objetivo foi investigar se haviam efeitos cardioprotetores proporcionados pelo consumo moderado de cerveja. Utilizamos as mesmas metodologias que são tradicionalmente aplicadas para pesquisas cardiovasculares. A conclusão nos surpreendeu.
Os resultados foram obtidos sem alteração no peso ou tamanho do coração. Também não houve mudança da massa corporal dos animais que fizeram parte da experiência. Além disso, o estudo apontou uma melhora na quantidade e qualidade do HDL (colesterol bom), confirmando trabalhos anteriores que relacionam o consumo moderado da bebida à redução do LDL (colesterol ruim) e ao aumento do HDL.