sexta-feira, 19 de abril de 2013

NASA ANUNCIA DESCOBERTA DE 2 PLANETAS "HABITÁVEIS"

Eles são ligeiramente maiores que a Terra e orbitam uma estrela a 1.200 anos-luz da Terra.
Segundo os cientistas, os dois planetas têm a dimensão correta e estão a uma distância ideal da estrela hospedeira para criar as condições para a existência de água em sua superfície.
Batizados de Kepler-62e e Kepler-62f, os dois planetas foram detectados pelo telescópio Kepler.

O Kepler já havia detectado mais de 600 planetas, muitos deles parecidos com a Terra, mas até agora nenhum com condições tão propícias para a existência de vida.

Eles podem ser chamados de "superterras", pois suas dimensões são maiores do que as do nosso planeta, cerca de uma vez e meia o diâmetro da Terra.

Os pesquisadores afirmam que o tamanho destes planetas sugere que eles sejam rochosos, como a Terra, ou compostos em sua maior parte de gelo. Certamente eles parecem pequenos demais para serem planetas gasosos como Netuno ou Júpiter.

Os planetas 62e e o 62f também parecem estar a uma distância adequada da estrela que orbitam e isto faz com que eles recebam uma quantidade tolerável de energia. Não são quentes demais nem frios demais.

A equipe de cientistas afirma ainda que, com o tipo certo de atmosfera, é razoável especular que estes planetas possam ter água em estado líquido, uma condição que todos aceitam como necessária para o estabelecimento da vida.

"Declarações sobre a habitabilidade de um planeta sempre dependem de pressupostos", afirmou Lisa Kaltenegger, especialista em teorias sobre atmosferas de exoplanetas e que participa do grupo que descobriu estes novos planetas.

"Vamos supor que os planetas Kepler-62e e o 62f são mesmo rochosos, como o raio deles indica. Vamos supor ainda mais que eles têm água e sua composição atmosférica é parecida com a da Terra, dominada por nitrogênio e contendo água e dióxido de carbono", acrescentou a pesquisadora do Instituto Max Planck para Astronomia, em Heidelberg.

"Neste caso, os dois planetas podem ter água líquida na superfície: Kepler-62f recebe menos radiação de sua estrela que a Terra do Sol e, portanto, precisa de mais gases de efeito estufa, por exemplo, mais dióxido de carbono, do que a Terra, para não congelar."

"O Kepler-62e está mais perto de sua estrela, e precisa de uma cobertura de nuvens maior, suficiente para refletir parte da radiação da estrela e permitir água líquida em sua superfície."
Mas, a tecnologia atual não permite a confirmação de nenhuma destas especulações. Com telescópios mais avançados, os cientistas afirmam ser possível enxergar além do brilho intenso da estrela destes planetas e observar apenas a luz fraca que passa através da atmosfera de um pequeno mundo ou que é refletida por sua superfície.

Isto permitiria detectar assinaturas químicas associadas com gases atmosféricos específicos e talvez até alguns processos na superfície dos planetas.

No passado, os pesquisadores já falaram em tentar detectar um marcador de clorofila, o pigmento das plantas que tem um papel crucial na fotossíntese.

Veja a reportagem da BBC Brasil:
 

HOMEM DISPARA ARPÃO CONTRA O PRÓPRIO ROSTO E SOBREVIVE


Um homem foi internado nesta semana no Hospital Santa Teresa (HST), em Petrópolis, no Rio de Janeiro, com um ferimento grave e incomum. Bruno Barcellos de Souza Coutinho, 34 anos, disparou um arpão de pesca de aproximadamente 30 centímetros contra o próprio rosto. Ele manuseava o objeto, quando aconteceu o disparo, perfurando o canto do olho esquerdo e atravessando o crânio. Ferido, ele foi resgato por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Petrópolis e, segundo a equipe médica, deu entrada no hospital lúcido e orientado.


Segundo o Hospital Santa Tereza, a internação foi na segunda-feira, mas relatos dos bombeiros apontam que o acidente aconteceu no domingo. O objeto, que perfurou 15 cm do crânio de Bruno, só foi removido após uma delicada cirurgia de quatro horas. De acordo com os médicos, a intervenção foi um sucesso e o paciente não sofreu nenhum dano neurológico.




Segundo o chefe da neurocirurgia do HST, Orlando Maia, o arpão ficou milímetros de atingir artérias vitais do paciente. “Nós sabemos que no Estado do Rio de Janeiro ocorreram acidentes semelhantes, mas nunca com um arpão de pesca. A nossa equipe já realizou procedimentos de retirada de outros objetos, mas a preocupação do arpão era justamente com a retirada, já que o objeto poderia armar e atingir alguma artéria vital”, explicou.

Por sorte, o arpão utilizado por Bruno Barcellos estava completamente vedado com uma fita isolante, o que impossibilitou que ele se armasse, assim, os cirurgiões conseguiram fazer o acesso ao artefato. “Nós entramos em contato com um familiar que nos trouxe outro arpão vedado, pois nos exames não sabíamos precisar o tipo de fita que estava isolando essas garras. Assim que comprovamos o material optamos por retirar o arpão da mesma maneira que ele entrou, pela frente.”, explicou o chefe Traumatologia Buco-Maxilo-Facial Edelto Antunes.

Exames mostram detalhe de como foi o ferimento Foto: Divulgação



No dia seguinte, na terça-feira, a equipe de Oftalmologia do HST fez a segunda etapa da cirurgia em que a grande preocupação era de se manter o olho esquerdo do paciente. Os médicos responsáveis precisaram reconstruir todo o globo ocular de Brunoo. “Ele teve ruptura de globo ocular e perda de seu conteúdo. Todavia, durante a cirurgia de reconstrução, foi possível manter o órgão. É um quadro extremamente complexo, com remotas possibilidades de recuperação visual, porém com preservação da anatomia da região”, informou o hospital, por meio de nota.


O paciente continua internado no Centro de Tratamento Intensivo em observação. Caso o quadro evolua normalmente, Bruno Barcellos poderá receber alta já na próxima semana.

A "LOIRA DO MAL" NO RN

Kilssia Carneiro Pereira é suspeita de liderar quadriilha (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)

Uma mulher suspeita de liderar uma quadrilha que praticava assaltos a estabelecimentos comerciais e residências em Natal há pelo menos dois meses foi presa na noite desta quarta-feira (17). Kilssia Carneiro Pereira, de 21 anos, é natural de São Sebastião da Boa vista, no Pará, e foi presa ao visitar o marido que está preso no Presídio Provisório da zona Norte da capital potiguar. Ela vem sendo chamada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte de "Loira do Mal".

Os detalhes da prisão foram divulgados nesta quinta-feira (18), na Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol). De acordo com o delegado titular da Defur, Atanásio Gomes, a prisão da mulher aconteceu na noite de desta quarta (17) após informação que chegou à equipe da especializada. “Nós recebemos a informação que ela estava no presídio provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, na  zona Norte, para visitar o companheiro e fizemos campana no local, onde conseguimos prendê-la”, relatou.




Em depoimento à polícia, a mulher afirmou que foi ao presídio perguntar se o marido tinha visto o vídeo em que ela pratica um assalto em um shopping da capital. “Eu fui no presídio perguntar para ele se ele tinha visto o vídeo na televisão. Ele ficou com raiva, porque não conhecia (as outras pessoas), que não era para eu ter feito isso, que já bastava ele preso e disse que eu era louca, que já bastava ele preso. Pediu para eu ir embora, para eu ligar para minha mãe”, disse a acusada à polícia.

A Defur vinha investigando há dois meses uma quadrilha de assaltante comandada por uma mulher de cabelo loiro.

Segundo depoimento da acusada à polícia, ela estaria na capital potiguar há dois meses e teria vindo à cidade para visitar o marido, pai de seu filho de 4 anos, que está preso e custodiado no presídio provisório da zona Norte. Ela confessou apenas um assalto que teria sido feito a uma loja do shopping com o auxílio de mais dois comparsas, no qual teriam subtraído a quantia de R$ 45 mil. Ela disse ter recebido R$ 1 mil na partilha. No entanto, negou ter praticado outros assaltos.

Imagem do assalto à um shopping em Natal-RN


Segundo o delegado Atanásio Gomes, a mulher já foi reconhecida por pelo menos duas vítimas de assaltos. Há cerca de seis inquéritos na delegacia em que ela figura como suspeita. Dois homens e uma mulher que seriam integrantes do bando estão sendo procurados pela polícia. “Agora estamos no encalço dos comparsas dela que estão foragidos”, finalizou. Kilssia deve ser indiciada por roubo, receptação e formação de quadrilha.

Os policiais civis seguiram até a residência da acusada, localizada em Parnamirim, onde foram apreendidos diversos objetos possivelmente frutos de roubo, como pares de tênis, aparelhos celulares e um microondas. Kilssia Carneiro Pereira está presa no Centro de Detenção Provisória de Parnamirim.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

UM GOLE DE CERVEJA E VOCÊ JÁ SE SENTE BEM MELHOR, É O QUE DIZ PESQUISA


Cerveja te deixa feliz. Mesmo se você beber bem pouquinho, a ponto de nem alterar o nível de álcool no sangue. É que só de sentir o gosto da cerveja seu organismo já aumenta a produção de dopamina, aquele famoso neurotransmissor que desperta a sensação de prazer, no cérebro.

Quem diz são os pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Eles convidaram 49 homens para tomarem 15 mililitros de sua cerveja preferida. Também tiveram de beber água e bebidas esportivas.

Enquanto faziam o teste, os pesquisadores escanearam o cérebro dos voluntários. E as imagens mostraram um aumento considerável de dopamina no cérebro enquanto eles tomavam míseros 15mL de cerveja, em 15 minutos. Quando tomaram água e bebida esportiva nada mudou. Óbvio, já viu alguém ficar viciado em água ou Gatorade? Aliás, quanto maior o risco do voluntário se tornar alcóolatra (ou seja, quem tinha histórico de alcoolismo na família), mais o organismo produzia dopamina.

A relação entre cerveja e dopamina não tem nada de novo. Mas os pesquisadores não sabiam que o gosto dela, e não só a embriaguez provocada pelo álcool, era capaz de desencadear a sensação de prazer. “Acreditamos que este é o primeiro experimento em humanos a mostrar que o sabor de uma bebida alcóolica por si só, sem os efeitos intoxicantes do álcool, pode aumentar a atividade da dopamina no centro de recompensa do cérebro”, explica David Kareken, um dos autores da pesquisa.


quarta-feira, 17 de abril de 2013

DISQUE-DENÚNCIA PE OFERECE ATÉ R$ 4 MIL POR INFORMAÇÕES SOBRE ASSASSINATO DE COMERCIANTE EM TABIRA

Comerciante assassinado, Arnaldo Pires
O Disque-Denúncia Pernambuco está oferecendo até R$ 4 mil para quem tiver informações sobre a morte do comerciante Arnaldo Boscoly Dantas Pires, assassinado na cidade de Tabira, Sertão do estado. A vítima foi morta com um disparo de arma de fogo, no dia 29 janeiro de 2010, por dois homens que estavam em uma motocicleta. 
Reconstituição do crime


De acordo com o coordenador do Disque-Denúncia do Interior, Alexandre César, com a indicação dos executores, a polícia e o Poder Judiciário poderão esclarecer por definitivo os fatos em relação ao crime e punir os responsáveis.

As informações podem ser porestadas por telefone, pelo número  (81) 3719-4545, no interior do estado, e pelo 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte. Também é possível denunciar pelo site www.disquedenunciape.com.br, com o envio de fotos e vídeos. O anonimato é garantido.


GOVERNO DE PERNAMBUCO LANÇA A CAMPANHA CULTURA DE PAZ


O Governo do estado, por  meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), lança nesta quarta-feira a campanha “Cultura de Paz”. O objetivo é diminuir, a partir da conscientização, os índices de violência por razões fúteis e impulsivas. De acordo com a Gerência de Análise Criminal e Estatística (GACE), 49% dos homicídios investigados em Pernambuco, em 2012, foram crimes por impulso.

O lançamento aconteceu esta manhã, no auditório da secretaria. A campanha será veiculada na televisão, no rádio, no jornal, na internet, como também em outdoor e backbus na Capital, Região Metropolitana e cidades do Interior, além de cartazes e adesivos para carros.

GENTE ESTRESSADA E BEBERRONA USA MAIS O FACEBOOK


Se identificou com a notícia? Pois é, parece que os usuários que não vivem sem o Facebook ou curtem uma boa bebedeira, ou são pessoas bem estressadas.

Foi essa a tendência encontrada por pesquisadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. Eles entrevistaram 225 estudantes para saber o grau de apego (e vício) pelo Facebook – eles tinham de dizer quanto concordavam com frases do tipo “Facebook é parte da minha atividade diária” ou “Eu ficaria muito triste se o Facebook acabasse”.  Também avaliaram o nível de ansiedade e uso de álcool de cada participante.

No fim das contas, perceberam que o pessoal mais cachaceiro e estressado passa mais tempo online. Os pesquisadores acreditam que pessoas muito ansiosas ficam tão estressadas que não aguentam a interação face a face – e aí usam o Facebook como um substituto. Já os beberrões exageram no álcool porque sempre veem fotos dos amigos bebendo em festas – e também querem entrar na onda.

E aí, concorda?

SONY LANÇA A INTERNET MAIS RÁPIDA DO MUNDO


O serviço, que está sendo lançado no Japão, promete velocidade média de 2 Gbps (download) e 1 Gbps (upload). Para se ter uma ideia do que isso representa, é velocidade suficiente para baixar um filme em alta definição, com 1,4 GB, em menos de seis segundos. O preço também é bastante atraente: o serviço custará o equivalente a US$ 51 mensais. Isso significa que o consumidor estará pagando aproximadamente US$ 0,025 por megabit de velocidade. No Brasil, a banda larga mais barata custa US$ 0,85 por megabit. Trinta e quatro vezes mais.

terça-feira, 16 de abril de 2013

VÍRUS QUE ALTERA NÚMERO DE BOLETO SE ESPALHA NA REDE


Um novo golpe no mundo digital. Dessa vez, trata-se de um vírus que coloca em grande risco pessoas que costumam realizar pagamentos via boleto bancário. A praga consegue detectar quando um boleto é visualizado no navegador.
  
Após isso, ele altera os número da linha digitável para desviar o destino do pagamento e corrompe o código de barras, com isso, impedindo o uso do mesmo. Além disso, é preciso ficar em alerta e atento à ameaça desse vírus, mesmo para os brasileiros, que não tem costume de pagar contas no débito online, pois, a impressão de qualquer boleto de pagamento pode ter o código de barras alterado pela praga virtual. 

Pois, uma vez que o código sofreu alteração, o pagamento mesmo feito fora do mundo digital, ele também cairá na conta errada. A investigação e a constatação do vírus foi realizada pelo site Linha Defensiva. 

Para se proteger da praga virtual 

É difícil identificar o vírus pelo fato de não haver a alteração na data de vencimento, nem no valor do pagamento. Porém, algumas dicas podem ajudar a você, a conseguir se livrar do vírus. 

Entre eles, o usuário pode observar o código de barras, o vírus deixa um pequeno espaço em branco no meio do código. Mais um fator importante é ficar atento para as logomarcas bancárias do boleto, os números do código de identificação da logo do banco não estão certos.

PIT BULL ATACA NOVAMENTE


Uma empregada doméstica de 26 anos foi atacada por um cachorro da raça pit bull, no Jardim São Rafael II, em Araraquara (SP), na sexta-feira (12). A mulher estava acompanhada pela sua cadela de estimação, que avançou contra o cão e interrompeu o ataque.

A doméstica caminhava pela rua quando o animal saiu de uma residência e mordeu a mão dela. A vítima foi socorrida pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento da Via Expressa (UPA Central). Ela teve ferimentos nas mãos e foi liberada após receber atendimento.

SECA LEVA AGRICULTOR DO NORDESTE A TRANSFERIR GADO PARA TOCANTINS

Cemitério de animais mortos pela seca em Lajes, RN (Foto: Rafael Barbosa/G1)

Para evitar maiores prejuízos causados pela seca, o agricultor Clóvis Veloso Freire irá transferir 800 cabeças de gado que estão em sua fazenda no município de Bom Jesus, a 50 quilômetros de Natal-RN, para uma propriedade localizada em Tocantis. A transferência imediata do rebanho foi autorizada pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

O agricultor precisou recorrer à Justiça porque uma norma do Ministério da Agricultura define que os animais só poderiam ser transferidos após um período de 30 dias de análise sobre a contaminação da febre aftosa no local de origem. Tempo, segundo o agricultor, que poderia representar a perda de todo gado devido a seca.

"Já perdemos 200 cabeças de gado e se não tirarmos o rebanho daqui vamos perder mais ainda", disse Clóvis Veloso. O advogado do agricultor, Herbert Alves Marinho, informou que o rebanho será transferido para uma fazenda de propriedade de Clóvis, na cidade de Piraquê, em Tocantins. "O objetivo é impedir que mais animais morram por causa da seca que assola o RN", disse o advogado.

O Juiz Federal Ivan Lira de Carvalho, titular da 5ª Vara Federal, levou em consideração “ a tragédia que se desenvolve no campo nordestino” e autorizou a transferência imediata do rebanho. Na decisão, o magistrado apresentou o questionamento sobre o que seria mais razoável: cumprir estritamente a norma do Ministério da Agricultura ou fazer uma modulação do regramento para permitir o transporte de bois minimizando os riscos de dizimado pela seca.

“Atendidos os prazos estatuídos no diploma sob ataque, é forte o risco de que o autor tenha todo o seu rebanho dizimado, de sede e de fome, pois as perspectivas de chuvas no Rio Grande do Norte, em 2013, transcenderam do campo da dificuldade para o da inexistência”, escreveu na decisão, citando uma declaração de um meteorologista da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte sobre a perspectiva da chuva para o Estado potiguar.

O Juiz Federal observou ainda que a fazenda do referido agricultor foi inspecionada no dia 14 de fevereiro deste ano, por técnico do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte, onde foi comprovado que o rebanho ali alojado está “indene da aftosa”.

O magistrado autorizou o agricultor a transferir as 800 cabeças de gado da fazenda de Bom Jesus (RN) para uma propriedade em Piraquê (TO). No entanto, serão cumpridas algumas exigências: todo o gado será identificado com um adereço na orelha e a marca de ferro com as iniciais da fazenda, e os animais permanecerão isolados na fazenda de Tocantins, até decorrido o prazo de 30 dias da “quarentena” exigida pelo Ministério da Agricultura para analisar o rebanho sobre os riscos da febre aftosa.

Com a decisão, o magistrado transferiu a “quarentena” exigida pelo órgão de fiscalização da Agricultura do Estado de origem para o Estado de destino do rebanho. O rebanho que partirá do Rio Grande do Norte somente poderá ter contato com outros animais do local após decorrido o prazo. No caso de qualquer descumprimento das exigências feitas pelo Judiciário para a transferência, o autor da ação pagará multa de R$ 500 por cada cabeça de gado.

DANIELA MERCURY É RECEBIDA POR PÚBLICO CARIOCA SOB O CORO DE "MARIA SAPATÃO"


No último sábado (13), a cantora Daniela Mercury foi uma das atrações do 'Viradão Carioca', tradicional evento que acontece no Rio de Janeiro. Segundo informações da coluna 'Retratos da Vida', do jornal 'Extra', a rainha do axé foi recebida no palco sob o coro da marchinha de carnaval "Maria Sapatão" e não perdeu o rebolado. Este, para que não sabe, foi o primeiro show da baiana, no Brasil, após ela revelar em rede social que estava casada com uma mulher.

De acordo com a publicação, ainda durante a apresentação, Daniela soltou um breve protesto de "Fora, Feliciano", quando uma pequena falha técnica comprometeu a desenvoltura de sua banda.

A coluna afirma ainda que após o show, a cantora se negou a responder perguntas sobre o casamento com a jornalista Malu Verçosa, que inclusive a acompanhou durante a passagem pelo Rio de Janeiro.

domingo, 14 de abril de 2013

MULHERES SE PERDEM MAIS DO QUE OS HOMENS


Eles têm um senso de direção melhor do que elas, é verdade. Isso não é papo machista. E também não tem nada a ver com processo de evolução – aquela velha desculpa pra tudo, desde infidelidade masculina até preguiça de limpar a casa.  A culpa é dos hormônios. Mais precisamente da testosterona. Ela faz com que eles se percam menos no caminho de volta pra casa – ou pra qualquer outro lugar.

Psicólogos da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, analisaram 35 estudos já existentes sobre a habilidade espacial em humanos e animais, como cavalos, ratos, ratazanas, macacos, etc. E perceberam que, sim, os machos geralmente têm melhor senso de direção do que as fêmeas.

Mas descartam a possibilidade disso ser um resultado positivo do processo evolutivo. “Há muitos buracos nesta teoria. Pense: somente os homens que sabiam o caminho de volta eram bem sucedidos. Eles teriam filhos e, logo, passariam esses genes para todos, inclusive para mulheres”, diz Justin Rhodes, um dos autores da pesquisa.

Eles acreditam que, na verdade, o senso de direção aguçado é um dos efeitos colaterais dos altos níveis de testosterona – tipo barba e voz grossa. Aliás, segundo a pesquisa, estudos já comprovaram que aumentar o nível de testosterona nas mulheres faz com que elas se localizem melhor.

Quem se interessar pela explicação do próprio pesquisador, com desenho e tudo mais, é só dar uma olhada nesse vídeo aqui: