sexta-feira, 30 de novembro de 2012

É POSSÍVEL MORRER DE SUSTO?

 
 
De um segundo para o outro, o rosto perde a cor, os olhos ficam arregalados, as pupilas dilatam, os pelos do corpo se eriçam e o coração bate num ritmo mais acelerado. Todas essas sensações podem vir acompanhadas de um grito involuntário e, em alguns casos, perda dos sentidos e desmaio.
 
Nesta semana, uma brincadeira exibida no programa Silvio Santos mostrou a reação de diversas pessoas ao se depararem com uma menina caracterizada como um fantasma e virou hit na internet.
 
“O susto é um evento biológico intenso e hiperagudo. O cérebro entende que está em perigo e aciona o alarme: o sistema de luta ou fuga. O corpo, então, ativa uma série de mecanismos para se preparar para o confronto ou para a fuga rápida”, explica o neurologista Leandro Teles.

Leia mais:Por que as pessoas desmaiam de emoção?

O interessante, observa o médico, é que a resposta fisiológica (física e mental) na hora do susto ocorre da mesma maneira, seja uma ameaça real (um assalto, um tiroteio, um acidente), ou uma brincadeira – como foi o caso apresentado no programa do SBT.

A primeira reação é uma grande descarga de adrenalina na corrente sanguínea, que vai deixar o organismo em alerta, fazendo o coração bater mais rápido e elevando a pressão arterial. Em pessoas saudáveis, o susto raramente pode levar a um quadro mais grave do que um desmaio. Após cinco ou 10 minutos, quando a quantidade de adrenalina no corpo diminui, o ritmo respiratório vai voltando ao normal até atingir a calma. No entanto, pessoas com doenças cardíacas podem estar em sério risco.


“Para quem já tem algo, como um problema no coração ou até pressão alta, esse é exatamente o tipo de situação que pode trazer piora, ou gerar uma alteração importante, porque causa desequilíbrio no corpo e traz consequentes prejuízos à saúde”, explica Cesar Jardim, cardiologista e supervisor do pronto-socorro do Hospital do Coração, em São Paulo.

Leia mais sobre os riscos da hipertensão na Enciclopédia da Saúde

O susto pode resultar em um infarto ou até em morte súbita. A adrenalina faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, o que estreita a passagem do sangue. Se já houver um quadro de hipertensão, essa elevação abrupta da pressão pode causar um acidente vascular cerebral (AVC). O batimento acelerado pode ainda predispor a um quadro de arritmia cardíaca.

Além disso, há um enorme número de pessoas que desconhecem as próprias condições de saúde e, embora acreditem ser saudáveis, podem estar com os vasos sanguíneos comprometidos ou ter alterações musculares cardíacas importantes.

“Quem tem fatores de risco como tabagismo, diabetes, sedentarismo ou histórico familiar, por exemplo, pode ser doente coronariano e não saber disso. Essa pessoa tem chance de ter um infarto no mesmo momento do susto”, alerta João Vicente, cardiologista do Hospital São Luiz, de São Paulo. Em alguns casos, pode haver morte súbita, embora essa condição seja mais rara.

O susto também pode ter um impacto emocional importante. Logo após o medo intenso, pode surgir vontade de chorar ou raiva. Dependendo da intensidade do que foi vivido, a pessoa pode desenvolver estresse pós-traumático, uma condição que vai se manifestar geralmente como ansiedade, maior sensibilidade ou até depressão              .

“Parece uma brincadeira inofensiva, mas pode levar a um alto grau de estresse. No caso do vídeo, por exemplo, pode levar um tempo até que aquelas pessoas entrem num elevador novamente sem sentirem, no mínimo, um desconforto”, explica a psicóloga Cláudia Santos Silva.

Conheça as principais manifestações do susto no corpo e saiba por que o organismo reage assim:




Palidez no rosto e nas extremidades –o sangue passa a circular menos nas extremidades e na pele, sendo direcionado para o cérebro e para os demais órgãos essenciais do corpo.
Olhos arregalados e pupilas dilatadas –esse mecanismo permite que a pessoa veja melhor o todo sem se ater a detalhes. Isso ajuda na tomada de decisão (lutar ou fugir).
Grito involuntário –os especialistas acreditam que essa é uma herança biológica dos nossos antepassados que, ao se depararem com algum perigo, gritavam para afastar o inimigo em potencial.
Tremor –o excesso de adrenalina no corpo pode causar tremedeira, que deve passar em 10 minutos.
Pelos eriçados –possivelmente mais uma herança biológica. Os pelos eriçados dão a impressão de que aquela pessoa é maior do que realmente é.
Contração muscular (sobressalto) –a musculatura se contrai e fica pronta para fugir ou lutar. Quando não nenhuma das duas opções, a pessoa se encolhe.

Veja a pegadinha do susto no elevador:



QUER GANHAR UMA HILUX ? PARTICIPE DA PROMOÇÃO DO CAFÉ SANTA CLARA

Sim, o Café Santa Clara vai presentear vários leitores com alguns prêmios muito legais.

Eles criaram uma ação que visa escolher o novo slogan para a marca.

Se você for o vencedor, leva uma Toyota Hilux 0 km pra casa + um iPad + um iPhone! É só cadastrar-se aqui, e mandar seu slogan com até 25 caracteres.

Além disso, o autor dos 9 melhores slogans ganham um iPad e um iPhone.

Promoção válida para os seguintes estados: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Promoção válida até 02/12/2012.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SKOL LANÇA SORVETE DE CERVEJA EM JANEIRO


Quem gosta de tomar uma “gelada” no verão tem mais um motivo para comemorar a estação mais quente do ano. A Skol vai lançar um sorvete sabor cerveja em janeiro de 2013, em uma versão massa, com textura cremosa, no pote de 150 ml.

Assim como a bebida, a venda será restrita para maiores de 18 anos e terá tempo limitado em alguns bares de São Paulo e Rio de Janeiro.

“A Skol é hoje mais do que uma marca de cerveja. Buscamos, cada vez mais, estarmos próximos dos nossos consumidores, por meio de ações e produtos que busquem sempre surpreender o consumidor, além de antecipar tendências do mercado. Queremos que esta seja a sobremesa do verão”, explica Maria Fernanda Albuquerque, gerente de comunicação da marca.