sábado, 5 de janeiro de 2013

CRIANÇA DE 3 ANOS MORRE ATROPELADA NO INTERIOR DE PERNAMBUCO

6ff6ca606982939e737271c6bbf6a14f.jpg

Uma criança de 3 anos morreu após ser atropelada por um caminhão no início da tarde dessa quinta-feira (3) no município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

O menino Emiliano Guedes da Silva, apelidado por Bilunguinha, brincava na rua com os colegas quando entrou embaixo do forro de um colchão velho que estava numa passagem molhada, no bairro Severino Afonso. Logo em seguida, um caminhão que transportava água mineral passou por cima do forro. Emiliano teve a cabeça esmagada e morreu na hora. 

Ao ser avisado por um morador do que tinha ocorrido, o motorista constatou o fato e fugiu do local com o veículo, temendo ser linchado.

A polícia foi acionada e isolou o local. O corpo da vítima foi levado ao IML de Caruaru.

RETIRANTES DA SECA


Comunidade de Enjeitado na cidade de Solidão. Não por acaso, apenas quem mora lá, num raio de vários quilômetros, é Maria Neves da Conceição, 47 anos. Todo mundo foi embora e quem consegue chegar à casa dela não precisa perguntar o motivo. A estrada é um vão forrado por pedras entre uma vegetação tão estorricada que o cenário lembra ferrugem. É quase impossível chegar até lá de carro. Imagine um caminhão com uma cisterna. Por isso, Dona Maria tentou a sorte em São Paulo, em junho deste ano. Mas a troca de Solidão pela multidão da capital paulista não deu certo.

No Sudeste, ela passou cinco meses fugida da seca, a família inteira, composta por sete pessoas. Ela não possui cisterna - nem de plástico nem de alvenaria. Também não tem poço.
A água vem do poço de um vizinho. Entenda-se por vizinho uma casa ao longe, que da propriedade dela se resume a um ponto cinzento.

O acesso difícil aliado à irregularidade de sua moradia não dão sombra de perspectiva melhor. Só pode concorrer à cisterna de polietileno quem tem tudo regularizado. "Não estava aqui para me cadastrar. E também não tenho terra; moro na terra dos outros. Por isso, não tenho acesso a outros benefícios", diz, ao mesmo tempo em que afirma contar como único auxílio R$ 200 do Bolsa-família. 

Para ter água, ela usa o velho balde. Amarra na ponta de uma corda e usa os músculos para trazer o líquido de volta. O problema é que a fonte já avisou que não vai colaborar por muito tempo. "Se acabar, vou ter que arrumar dinheiro para comprar. Não tenho boi pra ir buscar. Morrer de sede ninguém vai", garante.

Além da água, necessitará comprar também o acesso, já que nenhum caminhão-pipa consegue chegar lá.

Nem assim cogita fazer como seus vizinhos. "Moro aqui tomando conta. Todo mundo foi embora por causa da seca". São Paulo nunca foi opção, apenas uma tentativa de arriscar a sorte. "Morei lá durante 16 anos e nunca gostei; não deu certo".

A 20 minutos de carro de Maria das Neves, mora Rosileide Brasil, 24 anos. O local onde mora também carrega um nome sugestivo, principalmente nestes tempos de aridez: Caldeirão Grande. Lá a sensação de abandono é mais suave que em Enjeitado. Até por conta do acesso - a estrada é um tapete em comparação à anterior -, há mais vida e ela conseguiu uma maneira de armazenar a água. 

Mas nem por isso é menos dureza para quem mora por lá. O privilégio de Rosileide e sua família - filho, pai, mãe, irmã e sobrinho - é contar com uma cisterna de placa, recebida há seis anos. Mas o reservatório dela é um dos poucos por ali. Por isso, a água é salomonicamente dividida entre dez famílias. A origem, um caminhão pipa do Exército.

"De 15 em 15 dias vem um (caminhão) pipa. Dividimos com dez famílias e cada um leva dois tambores de água", conta. A água vai para banho e cozinha. Foi aberto um poço, mas a água era salgada demais. Para beber, é necessário ir até Solidão e comprar.

A diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Solidão, Lucineide Gomes, reconhece a dificuldade para levar as cisternas de plástico às áreas de acesso mais complicado, como Enjeitado. Um dos motivos da grande quantidade de depósitos estocados na entrada da cidade. Segundo ela, chegaram em setembro e ninguém recebeu. 



A família de Maria Neves é a única que permanece em Enjeitado


Lucineide também afirma que a forma como são instaladas as cisternas de placa - ou alvenaria - facilitaria bastante quem mora em lugares ermos. "Muitas áreas de Solidão são de difícil acesso para passar o caminhão (único transporte para os aparelhos de polietileno). As de placa são mais eficientes porque o material para construção pode ser levado até em carros de mão", diz.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

BÊBADO, ATOR DE CREPÚSCULO URINA EM PLENA SALA DE EMBARQUE DE AEROPORTO


Ver alguém urinando em plena sala de espera de um aeroporto é algo absolutamente surreal. Sendo esta pessoa, então, a coisa toma proporções mais impressionantes ainda. Foi o que aconteceu com Bronson Pelletier, que faz um dos lobos da saga “Crepúsculo”.

Enquanto aguardava seu vôo no aeroporto de Los Angeles, nos Estados Unidos, Bronson, que no vídeo pode ser visto totalmente embriagado, resolve urinar na frente de todo mundo.
Depois disso, ele foi devidamente conduzido pelas autoridades do aeroporto.

PREFEITA TOMA POSSE À LUZ DE CANDEEIRO NA PARAÍBA


Isso mesmo, leitor, o que você aí em cima é uma imagem real: a prefeita de Juazeirinho, Carleuza Marinheiro, tomando posse no cargo à luz de candeeiro, porque a luz elétrica da Prefeitura estava cortada por falta de pagamento. Isso é a imagem da gestão de vários prefeitos do interior paraibano, que passaram quatro anos roubando o dinheiro da Prefeitura, acreditando na impunidade.
Conforme as informações repassadas pelos assessores da prefeita, o ex-gestor Bevilacqua Matias Maracajá, que perdeu a disputa no ano passado, além de não pagar a conta de luz, deixou a Prefeitura sem o fornecimento de água, sem o sistema de telefonia funcionar. “A prefeita encontrou no caixa da prefeitura apenas R$ 2,10”, revelou um dos assessores de Carleuza Marinheiro.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

TABIRENSE PRESO ACUSADO DE PARTICIPAR DE EXPLOSÃO EM BANCO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA

Adicionar legenda
Em operação comanda pelo Ten. Cel. Valme – Gestor de Controle Operacional da DINTER – II – Sertão, na cidade de Tabira-PE, na manha de ontem (31), ao realizarem abordagens os Policiais Militares, deparam-se com ANTÔNIO MENDES DA SILVA, com 31 anos de idade, Vulgo ARAPONGA, portando ilegalmente dois revolveres Marca Taurus, Calibre 38, oxidados, com 3” e 5” polegadas respectivamente, 16 munições intactas, um gorro comando (Balaclava), a quantia de R§ 3.715,00 (Três mil, setecentos e quinze reais) em espécie, uma moto Honda, cor vermelha, ano e modelo 2004, placa KHR 8405 - Pedra-PE, atrasada desde 2004, uma mochila contendo 5 camisas, duas bermudas, um luva e uma lanterna, sendo que, uma da camisa, apresentava varias manchas de sangue. De imediato lhe foi dado voz de prisão.
Que ao chegar à DPC de afogados da Ingazeira, e acessar o INFOSEG, tomou-se conhecimento que o mesmo, responde a vários processos criminais nas cidades de Ribeirão Pires-SP, Mauá-SP, Valparaiso - GO e em Tabira-PE , por Porte Ilegal de Arma de Fogo, Trafico de Entorpecentes, Furto e Roubo, além de pesa sobre o mesmo, a suspeição de participação do estouro do Caixa Eletrônico do Banco Santander, na cidade de Afogados da Ingazeira-PE, na madrugada do dia 28/12/2012 . O acusado foi autuado em flagrante delito naquela Delegacia de Polícia.