terça-feira, 23 de abril de 2013

NOVO GOLPE VIRTUAL: O SEQUESTRO DE FANPAGES NO FACEBOOK

Facebook Olho


Se você possui uma Fanpage no Facebook, é bom ficar atento para a ação dos cibercriminosos, que estão cada dia mais espertos em seus golpes. Agora, eles estão de olho, principalmente, nas páginas com grandes número de seguidores, mas isso não quer dizer que você deva descuidar de sua pequena e humilde fanpage.

Na última semana, os hackers fizeram mais uma vítima na rede social de Mark Zuckerberg, a página do site 'Casal Sem Vergonha'. O golpe foi divulgado pelo pessoal do YouPix, e mostra uma espécie de "sequestro sem resgate em dinheiro".

O golpe foi aplicado por meio de uma falsa mensagem privada enviada para a própria fanpage. A mensagem não era daquelas que estamos acostumados a ver por aí, com erros gramaticais, por exemplo. Na verdade ela parecia realmente um alerta enviado pelo próprio Facebook.

O ataque aconteceu assim que uma das administradoras clicou em um suposto link de verificação contido na mensagem. A partir daí, todos os administradores perderam acesso e controle sobre a página, que possui mais de 310 mil seguidores.

Sequestro de fanpageImagem: Reprodução / YouPix

Poucas horas depois, diversos posts relacionados à morte do cantor Chorão começaram a aparecer na página, e não demorou para que os fãs percebessem que havia algo errado e começassem a denunciar. Depois de algumas dores de cabeça, a equipe conseguiu recuperar a fanpage, e, ao que tudo indica, o invasor queria apenas promover sua própria página, já que não entrou em contato com os administradores para pedir nada em troca do poder da fanpage.

A página da Próximo Games no Facebook também foi hackeada na última segunda-feira (11), mas a empresa conseguiu normalizar a situação mediante conversa com os administradores da rede social. Assim como aconteceu com a página do Casal Sem Vergonha, o invasor postou conteúdos não relacionados à proposta da fanpage.
"A empresa nega veementemente qualquer informação disponibilizada em sua fanpage no período em que sua página estava transformada. A PRÓXIMO aproveita para informar que o conteúdo que dispõe em sua página já está novamente disponível aos gamers", disse a empresa por meio de comunicado oficial à imprensa.

Caso antigo


No ano passado, outras páginas conhecidas também sofreram um "sequestro", como a TimeDigital e a Nação Nordestina. Na época, o pessoal do TimeDigital explicou ao CyberVida que eles foram atacados por um grupo especializado, que fisgou as vítimas por meio de um e-mail com oferta de compra de publicidade.

Logo eles descobriram que o pessoal do Nação Nordestina, uma página que na época já acumulava mais de 560 mil likes, havia caído no mesmo golpe do falso e-mail. Entre os detalhes importantes que a equipe da fanpage sequestrada conseguiu arrancar dos cibercriminosos por meio de uma conversa via chat do Facebook estão os seguintes fatores:

  • O grupo visa fanpages com 100 mil 'likes' ou mais, com público jovem e alto nível de interação.
  • O negócio do grupo é a venda de curtidas, e até mesmo de fanpages com grande base de usuários instalada.
  • O sequestro é feito por meio de phishing.

No caso desses ataques, no fim do falso e-mail aparecia um endereço de um perfil no Facebook, mas na verdade o hiperlink era de um site intermediário com um formulário igual ao de login do Facebook. Esse "clone" gravava os dados de acesso dos usuários e depois os redirecionava para o Facebook real, o que diminui ainda mais as chances de perceber que se trata de um golpe.

Não é possível saber se este é o mesmo grupo que invadiu a fanpage do Casal Sem Vergonha, mas o alerta é válido, afinal eles também utilizam phishings convincentes para atrair os administradores. Fique de olho!

2 comentários:

  1. Olá, sou responsável pelo site www.brindesgratis.com lá divulgamos amostras e brindes grátis que empresas estão distribuindo através da internet, hoje o BrindesGratis.com é o mais acessado site do Brasil, com mais de 10.000 acessos por dia, envio este email por que gostaria de fazer parceria com seu blog!
    Se houver interesse é só mandar um email.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro, vamos fazer essa parceria! Me envie um banner no tamanho (250 X 250) ou (240 x 400) com o link do BrindesGratis.com para o meu e-mail: abelardosport@hotmail.com.

      Nós divulgaremos seu site no Informativo T1 e no Facebook!

      Excluir