segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"NEM TUDO SÃO FLORES" APESAR DA INAUGURAÇÃO, ESTÁDIO DO CASTELÃO AINDA APRESENTA PROBLEMAS

 




Primeiro estádio da Copa do Mundo de 2014 a receber jogos, a Arena Castelão chamou a atenção por sua beleza e funcionalidade nas duas partidas da Copa do Nordeste no último domingo: Fortaleza 0 x 0 Sport e Ceará  0 x 1 Bahia. Muito embora tenha arrancado elogios da Fifa e da CBF, o local ainda peca em alguns detalhes. Dentro e fora.

Em especial na questão dos serviços. A rodada dupla de domingo deixou a desejar nos banheiros, na alimentação e nos acessos à Arena. Em alguns sanitários, por exemplo, não havia suporte para as toalhas de papel, muito menos lixeiras. Fato que fazia o torcedor jogar as coisas no chão, prejudicando a limpeza do local.

banheiros castelão (Foto: Leandro Canônico)

Nos banheiros do Castelão, faltou lixeiras e suportes para toalhas de papel. Caixas de produtos de limpeza se entulhavam em cima das pias e no chão  (Foto: Leandro Canônico)
Diferentemente do que se espera para a Copa das Confederações e também para a Copa do Mundo, até por conta da organização da Fifa, o torcedor teve poucas opções de comida. O cachorro-quente era vendido a R$ 6 e os refrigerantes a R$ 4. Houve filas nos intervalos, algo normal, mas acabou a comida ainda no primeiro tempo da primeira partida.
Para a segunda partida, a comida teve que ser reposta em diversos pontos. De uma maneira geral, no entanto, o torcedor cearense não se queixou. Até porque em vários pontos da arquibancada havia o comércio de outros produtos, tais como sorvete, água, refrigerante, etc, dando mais opções.

- É legal voltar aqui e assistir futebol, sem ter que falar de preparativos. O estádio é muito bonito e o campo muito bom - disse Jérome Valcke, secretário-geral da Fifa.
cadeiras castelão (Foto: Leandro Canônico)

Assentos ainda não estão numerados, mas área para deficientes está bem organizada (Leandro Canônico)
Outro ponto a destacar é que não houve assento numerado nas duas partidas. O torcedor se sentava em qualquer lugar. Na Copa das Confederações e na Copa do Mundo não será assim. No momento da compra, a pessoa terá de escolher o local em que ficará sentada e respeitá-lo durante todo o evento.

- O estádio está realmente maravilhoso, com o gramado perfeito. O Bebeto brincou que deu até vontade de jogar. E deu mesmo. Em volta do estádio tudo está caminhando também. Esse é um dos legados que a Copa do Mundo vai deixar para o nosso país - comentou Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local.

As obras de mobilidade urbana perto do Castelão ainda estão em andamento, o que dificulta, por ora, a chegada ao local. Mas a promessa de prefeitura e governo do estado é que parte delas fique pronta até a Copa das Confederações, em junho deste ano, e a outra parte até a Copa do Mundo de 2014.

- O acesso foi fácil, mas é claro que quando se tem batedores da polícia fica mais tranquilo mesmo - alertou Valcke.

Dúvidas? Estou aqui para te ajudar
Em todo o entorno da Arena Castelão, em especial nos principais acessos ao estádio, havia muitos voluntários com placas oferecendo ajuda. E eles foram acionados muitas vezes. Segundo Elivaldo Moreno, a maioria das pessoas procurava informações sobre a entrada que tinham de utilizar e também sobre a compra de ingressos.

- Muitas pessoas chegam ao estádio informadas, mas tem algumas que ficam perdidas na porta e precisamos ajudar. E o que tem acontecido muito é que aqueles que não têm ingresso nos perguntam aqui como faz e precisam voltar para comprar o bilhete em outro local. Andam mais - explicou o orientador.

A presença desses orientadores na entrada da Arena Castelão foi fundamental nesses dois primeiros jogos. Até porque era tudo novidade. A destacar a acessibilidade para os portadores de necessidades especiais. As cadeiras eram bem localizadas e havia sinalização suficiente para que eles chegassem ao local correto.

- Parei o carro no estacionamento, logo peguei o elevador e já estou em uma área plana, onde é possível caminhar bem. Para quem tem mobilidade reduzida, acredito que está tudo bem - declarou Luis Câncio.
 

 Estádio novo, problema velho
Uma das principais preocupações das autoridades locais com essa rodada dupla na Arena Castelão era em relação à segurança. Afinal, as torcidas rivais  de Fortaleza e Ceará certamente iriam se encontrar. Por conta disso, os acessos das torcidas foram por lados diferentes do estádio, evitando qualquer problema entre os cearenses.

O que ninguém esperava era que a torcida do Ceará se estranharia com a do Sport, rival do Fortaleza no último domingo. Como a torcida do alvinegro cearense é simpatizante do Náutico, no Recife, houve um princípio de tumulto em parte da arquibancada superior. A polícia tomou providências antes do confronto.

Quando os torcedores do Sport começaram a cantar e centenas do Ceará se aproximaram, um gomo de arquibancada entre eles foi isolado. Ficou assim até o fim da rodada dupla da Copa do Nordeste. Fora isso nenhuma outra ocorrência de confusão foi registrada nos arredores do estádio.

Para evitar confusão, aliás, a organização da rodada dupla do último domingo anunciou no intervalo da partida entre Ceará e Bahia que os torcedores do Fortaleza que ficassem no estádio até o fim, assim como os baianos, teriam de esperar 40 minutos após a saída do fãs do Ceará para deixar a Arena Castelão.

Segundo a organização do evento, cerca de mil homens da Polícia Militar foram convocados para fazer a segurança do evento. Algo que não é possível em eventos Fifa, já que pelas normas da entidade a segurança em dias de jogos é particular.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário