domingo, 27 de janeiro de 2013

BANDA TEME LINCHAMENTO NO RS


O guitarrista da banda Gurizada Fandangueira, Rodrigo Martins, afirmou em entrevista à Rádio Gaúcha que a banda está com medo de sofrer linchamento em Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul.

Eles temem ser responsabilizados pelas mortes no incêndio provocado por um sinalizador usado pela banda no show, que queimou o teto da casa noturna Kiss na madrugada deste domingo (27/1).

O acidente vitimou o sanfoneiro do grupo, Danilo Jaques.

“O baterista tentou ajudar. Ele se soltou da gaita [sanfona]. Alguns dizem que ele voltou para pegar a gaita e não foi mais visto”, afirmou Martins.

De acordo com ela, os rodies da banda (ajudantes de palco) eram os responsáveis pelo uso dos sinalizadores em seus shows.

Ele concluiu a entrevista afirmando que os seguranças da casa noturna impediram a saída de algumas pessoas acreditando que a razão fosse alguma briga no interior da boate.
“Mas eles foram atropelados pelas pessoas que precisavam sair”, concluiu.


A foto, colocada na Internet, mostra o início da fumaça, na boate Kiss

Shows de pirotecnia em boates e em casas de show foram responsáveis, nos últimos dos anos, por alguns dos incidentes mais fatais já registrados. 

Veja a lista com alguns casos recentes:

2009: Santika Club, Bangcoc, Tailândia: Um incêndio causado por fogos de artifício deixou 66 mortos. A casa noturna funcionava sem a licença adequada e tinha apenas uma saída, o que dificultou que vítimas deixassem o local. Duas pessoas acabaram condenadas, entre elas o proprietário da boate.

2009: Lame Horse Club, Perm, Rússia: Uma explosão durante um show com fogos de artifício deixou 150 mortos. Apenas cerca de um quarto das pessoas presentes no local conseguiu escapar. Muitas das vítimas acabaram morrendo asfixiadas e pisoteadas.

2008: Boate Wuwang, Shenzen, China: O incêndio também começou com show de pirotecnia, e a tragédia foi agravada pela existência de uma única saída, com má iluminação. Quarenta e três pessoas morreram.

2004: República Cromagñón, Buenos Aires, Argentina: O fogo, causado por faísca de sinalizador usado pela banda, matou 194 pessoas. O gerente da discoteca e dois funcionários responsáveis pela fiscalização dos estabelecimentos foram condenados.

2003: The Station, Rhode Island, Estados Unidos: Fogos de artifício usados no show da banda Great White provocaram um incêndio e a morte de cem pessoas. O local foi tomado pelo fogo em menos de cinco minutos. O empresário da banda, que organizou o show pirotécnico, foi condenado a quatro anos de prisão. Duas saídas de emergência do local não puderam ser usadas. Uma das portas estava com defeito e a outra, obstruída por uma parede de espuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário