sexta-feira, 22 de março de 2013

UNIVERSITÁRIOS CRIAM GEL QUE CONSEGUE CONTROLAR SANGRAMENTO INSTANTANEAMENTE


Dois estudantes da Universidade de Nova York (NYU), Joe Landolina e Isaac Miller, criaram uma fórmula que pode facilitar a vida dos profissionais de saúde. A invenção é um gel “mágico” chamado Veti-Gel, que é capaz de parar qualquer tipo de sangramento, inclusive os mais intensos.

A criação é uma versão artificial da matriz extracelular, um ingrediente do tecido conjuntivo que tem a função de sustentar o corpo. É como se fosse uma cola, que dá liga entre os outros tecidos. “É como se o gel dissesse para o seu corpo parar a hemorragia”, diz um dos estudantes.

Além de fechar os cortes, o Veti-Gel também começa a curar feridas graves nos órgãos internos e artérias principais. “Não existe uma maneira rápida para controlar sangramentos, exceto manter muitas gazes sobre a ferida”, disse Landolina. “Pensei que se eu pudesse colocar este gel ali, ele se solidificaria e pararia o fluxo de sangue“.

No vídeo abaixo, é possível ver a ação do gel em um pedaço de carne de porco. Em um primeiro momento, o sangue corre livremente. Mas depois da aplicação do gel e de um líquido que acelera a coagulação, o sangramento para. Veja:

Nenhum comentário:

Postar um comentário