quinta-feira, 8 de março de 2012

A CADA DOIS DIAS UMA MULHER É ASSASSINADA EM PERNAMBUCO




A cada dois dias, em média, uma mulher é assassinada no Estado. O dado alarmante foi divulgado às vésperas do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira (7), e se refere aos dois primeiros meses de 2012, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS).
Embora Pernambuco não ocupe mais a liderança em crimes contra o gênero no País, ainda há muito a ser feito para reduzir o índice. Por mês, o 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher recebe 200 novos processos.

Os últimos casos foram registrados no fim de semana, no interior. Em Tabira, Sertão, uma mulher foi assassinada pelo ex-marido que não aceitava o fim do relacionamento. Em Pedra e Tupanatinga, no Agreste, a PM registrou duas tentativas de homicídio. Os acusados são os companheiros das vítimas.


Desde o início do ano, 31 mulheres foram vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais em Pernambuco. Nem todas as mortes correspondem à violência doméstica.




Para a juíza titular do 1º Juizado, Maria Thereza Machado, não é possível afirmar se a violência contra a mulher está aumentando ou se as vítimas criaram coragem para buscar ajuda. “A lei (Maria da Penha) é nova, mas é um verdadeiro marco para a redução da violência contra a mulher, pois ganhou força e pode levar à prisão do agressor”, explica.

Pernambuco aparecia como líder no Disque-Denúncia Nacional, mas conseguiu sair em 2011. “Estamos oferecendo estrutura para que as vítimas possam recorrer”, afirmou a secretária da Mulher, Cristina Buarque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário