sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ESTUDANTES ORGANIZAM PROTESTOS EM FORTALEZA

          Estudantes marcam protesto para mostrar "força" contra o Enem (Foto: Reprodução)


Mais de duas mil pessoas confirmam presença, por meio do Facebook, em um protesto agendado, inicialmente, para às 16h, mas foi adiantada para as 14h desta sexta-feira (28), na Praça da Impresa, no Bairro Aldeota, em Fortaleza, contra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o sistema educacional brasileiro. O grupo organizador do evento em Fortaleza é formado por seis estudantes que deram o nome de ''ENEMganados'' ao protesto.
No manifesto anunciado na rede social, os estudantes dizem que o protesto não é contra os alunos do Colégio Christus, que tiveram 14 questões das provas do Enem antecipadas em um material didático distribuídos dentro da instituição, segundo o  Ministério da Educação (MEC). Os organizadores do movimento acreditam que este problema já esteja resolvido, tendo em vista que o MEC decidiu que os 639 alunos deverão refazer a prova. O protesto, segundo o grupo, é para “mostrar a força” dos estudantes que participam do Enem ou desejam prestar vestibular no futuro.
Os organizadores da manifestação pedem para que os participantesusem roupas pretas, apito e nariz de palhaço, e levar cartazes com frases como: “Educação de qualidade”, “10 % do PIB para educação”, “ENEMganados”, “Corrupção”, “Ética na escola e todos os assuntos relacionados as insatisfações do estudante com a educação no Brasil!”.
Movimento
Nas redes sociais há ainda manifestações contra o Enem prometidas para acontecer também no Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e São Paulo (SP). O protesto contra o “Vexame Nacional do Ensino Médio”, como está sendo chamado pelos organizadores está marcado para os dias 13 e 14 de novembro. Entre as reivindicações dos estudantes estão a exigência de mais segurança no processo, o fim do Enem e a volta dos vestibulares tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário