Levantamento feito pelo LANCENET! nas primeiras rodadas dos maiores campeonatos do Brasil confirma o que as arquibancadas vazias denunciavam: os estaduais estão definhando. Carioca, Paulista, Mineiro, Paranaense e Baiano estão com queda de público na comparação com os anos anteriores. O único que faz a curva contrária é o Pernambucano, que está impulsionado pela volta de Sport e Náutico para a Série A e pelo 'renascimento' do Santa Cruz.
Os seis campeonatos pesquisados reúnem 16 dos 20 times da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Dos maiores estaduais, ficou de fora o Gaúcho porque a federação local não disponibiliza os borderôs de 2010 e 2011 para comparação.
O maior público do Brasil
O Pernambucano tem sido nos últimos anos o campeão de público no país. Além de contar com o fato de as torcidas de Sport, Náutico e, principalmente, o Santa Cruz serem fanáticas, a Federação conta com um programa em que o ingresso sai com a metade do preço para quem apresentar nota fiscal, batizado de Todos com a Nota. O preço, em média, é R$ 5 e uma cota é reservada para atingir esse público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário