quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A IMAGEM DA CONTRADIÇÃO


A capa do New York Post desta terça-feira (4) está causando um debate sobre a ação de um fotógrafo que flagrou o atropelamento de um homem em um estação de metrô em Times Square, em Nova York. O fotógrafo R. Umar Abbasi disse ao New York Post que estava na plataforma aguardando o trem, na segunda-feira (3), quando Ki Suk Han, de 58 anos, foi jogado nos trilhos por um homem aparentemente louco. Os passageiros estavam evitando ficar perto desse homem, que pedia dinheiro e se mostrava agressivo. Han se aproximou do pedinte e disse que ele estava assustando as pessoas. O homem, então, agarrou Han e o empurrou para os trilhos quando o trem se aproximava. As pessoas gritaram e acenaram para tentar alertar o maquinista. Abbasi diz que começou a disparar seu flash, fotografando a cena, na tentativa de que a luz ajudasse a avisar o operador do trem, para que ele freasse. A composição chegou a reduzir sua velocidade, mas não foi o suficiente para evitar o choque fatal.

Uma nota no site The Atlantic Wire questiona: Quem deixou esse homem morrer no metrô?
Há uma grande questão sobre essa intensa cobertura do New York Post de hoje: Por que ninguém o ajudou? Se há tempo suficiente para fotografar os últimos momentos de um homem morrendo antes de ser atingido por um trem que se aproxima, que vale para a capa de um tabloide, não poderia a fotógrafa ter lhe estendido a mão?
Além do questionamento sobre a atitude do fotógrafo, a própria publicação da foto na capa do jornal está provocando debate entre os internautas americanos. “A parte mais dolorosa foi vê-lo chegar tão perto da borda [da plataforma]. Ele estava chegando tão perto”, disse Abbasi.

E você? Acha que o fotógrafo fez o que pôde para ajudar o homem? E o que pensa da publicação da foto?

Outro detalhe triste da história: a mulher de Han disse que haviam tido uma discussão feia pela manhã, antes de ele sair de casa. Os dois têm uma filha adolescente.
 
O maquinista foi atendido em estado de choque, traumatizado com o atropelamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário