segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PERÍCIA COMPROVA QUE CARRETA ESTAVA NA CONTRAMÃO

Foto: Robson Mendes/Especial para o JC


Apontado pela perícia e por uma testemunha como o responsável pelo acidente que deixou 33 mortos e 13 feridos na Bahia, na madrugada do último sábado, Márcio Clênio Machado, 55 anos, motorista da carreta de placa KBD-2342, de Criciúma (SC), será indiciado nesta segunda-feira (5) por homicídio com dolo eventual. Na prática, significa que ele não queria cometer o crime, mas assumiu o risco ao fazer uma ultrapassagem proibida na rodovia federal.

A colisão entre a carreta, carregada de gesso, e o ônibus fretado para cortadores de cana-de-açúcar de Pernambuco que trabalhavam no município de Jateí, em Mato Grosso do Sul, e regressavam para Buíque e Pedra, no Agreste pernambucano, ocorreu no km 583 da BR-116, entre Milagres e Brejões, no Centro-Sul da Bahia. Um caminhão-baú também foi atingido, sem muita gravidade.

De acordo com a delegada Maria do Socorro Damásio, titular da Delegacia de Jaguaquara, cidade situada às margens da BR-116, a perícia realizada na área do acidente indicou que o motorista da carreta usou a contramão, invadindo a faixa onde estava o ônibus. "A partir do momento que ele sai da própria faixa para fazer uma ultrapassagem indevida ou por qualquer outra razão, ele está assumindo o risco de produzir um resultado desastroso, neste caso foi a morte de 33 pessoas", explicou.

Ela ficará responsável pelo inquérito porque os delegados de Milagres e Nova Itarana, municípios mais próximos do local da colisão, estão de férias. Segundo Maria do Socorro, o motorista da carreta deve ser convocado a prestar depoimento hoje. "Como ele (Márcio) ainda não entrou em contato comigo, continuo esperando que a PRF (Polícia Rodoviária Federal) envie todos os documentos e o boletim de ocorrência", informou. Ontem, a policial passou quase todo o dia ocupada com a devolução de documentos e pertences retirados dos destroços aos familiares das vítimas e outros processos burocráticos.

Segundo o policial Hamilton Andrade, do posto da PRF de Milagres, que registrou a ocorrência, o motorista do caminhão-baú, cujo nome não foi divulgado, informou aos agentes da PRF que o condutor da carreta perdeu o controle do veículo pouco antes da colisão. "Ele não soube dizer se havia sido por imprudência ou por algum outro motivo", relatou Andrade. Conforme o policial rodoviário, o tacógrafo da carreta, equipamento onde fica registrada a velocidade do veículo, não foi encontrado.

De acordo com uma funcionária da Funerária Universal Pax, que retirou os corpos do local do desastre, Márcio Clênio deu outra versão para o acidente logo após receber alta hospitalar, por volta do meio-dia do sábado. "Ele conversou comigo e disse que o motorista do ônibus entrou na pista dele", contou a mulher, pedindo para não ser identificada.

Os três veículos envolvidos na tragédia foram levados na tarde de sábado para o terreno de uma empresa que faz guincho de veículos, às margens da BR-116, em Nova Itarana. O que restou do ônibus e da carreta dá a dimensão da gravidade do acidente. Os bancos do coletivo estão completamente retorcidos. A lataria, dilacerada. O gesso transportado pela carreta ficou impregnado no interior do ônibus.

Funcionário da empresa de guincho, Renílson Silva da Cruz, 33, ajudou a retirar algumas vítimas das ferragens e se orgulha de ter participado do resgate de duas pessoas. "Cheguei lá uma hora depois e estava um caos. A BR-116 tem muito acidente, principalmente com carreta e caminhão, mas eu nunca tinha visto um tão feio. E olhe que eu trabalho há 15 anos aqui no guincho", considera. O mecânico disse ter testemunhado a ação de saqueadores. "É um absurdo, não respeitam nem os mortos. No meio do resgate, vi gente pegando relógio, carteira", lamenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário