As obras da
Transnordestina continuam devagar quase parando. Em alguns locais,
vagões de trens e caminhões estão abandonados próximos aos canteiros de
obras, como entre Serrita e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco . “As obras pararam em Salgueiro. O ritmo está lento desde março do ano passado”,
afirmou o representante do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da
Construção Pesada (Sintepav) em Salgueiro, Luciano Silva. Em junho de
2006, quando foi iniciada a sua construção, a previsão era que a
ferrovia custaria R$ 4,5 bilhões e seria totalmente concluída até 2010.
“Atualmente, são cerca de 2 mil pessoas trabalhando nos três Estados nas obras da ferrovia”,
disse Luciano. Somente para ter ideia, cerca de 11 mil homens atuavam
nas obras do empreendimento em 2010. Agora, as poucas obras que estão
sendo tocadas em Pernambuco estão em Arcoverde, Custódia e alguns
municípios do Arararipe, ainda de acordo com informações do Sintepav.
Também localizada em Salgueiro, a fábrica que vai produzir dormentes
para o empreendimento continua em funcionamento.
A Transnordestina terá
1.728 quilômetros e vai ligar a cidade de Eliseu Martins (no Piauí) aos
portos de Suape e Pecém, no Ceará. Grande parte da obra está sendo feita
pela Construtora Odebrecht, mas a responsável pela implantação do
empreendimento é a empresa Transnordestina Logística S.A. (TLSA), que
ganhou a concessão para explorar a antiga Malha Nordeste, quando ocorreu
a privatização.
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