A Academia da Polícia Militar da Bahia inaugurou nesta sexta-feira (20) um estande de tiros com alvos móveis controlados por computador que simulam as situações encontradas por PMs no seu trabalho. O novo equipamento fica na Vila Militar do Bonfim, Dendezeiros, em Salvador. Construído por meio de um convênio entre a Secretaria da Segurança Pública da Bahia e a Secretaria Nacional da Segurança Pública, o novo estande de tiros vai permitir uma melhor qualificação dos PMs.
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, a iniciativa comprova o interesse da corporação em valorizar o policial, dando-lhe condições para uma melhor atuação. “A valorização não vem apenas com mais remuneração, mas também com capacitação, treinamento e aperfeiçoamento. É isso que estamos fazendo hoje com a inauguração desse estande”.
O novo equipamento atende a treinamentos com armas curtas e possui uma linha automática de tiros que está entre as mais modernas do Brasil. “A partir do software que controla os alvos, os instrutores podem montar oficinas e circuitos que testam a capacidade do policial e dão a ele condições para em ação tomar decisões e responder de forma rápida às ameaças”, afirmou o instrutor de tiros da Academia da PM, major Juarez Giffoni.
“A partir do comando dado pelo computador, os alvos se alternam entre alvos atingíveis, como pessoas armadas, e não-atingíveis, como mulheres grávidas ou até os neutros, pessoas que aparentemente não representam ameaça. Quando o treinamento começa, o policial é exposto a situações onde não sabe o que vai aparecer e tem que tomar a decisão de forma rápida, seja ela atirar ou negociar, por exemplo”, disse o major.
Nenhum comentário:
Postar um comentário