segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PF APREENDE MAIS DE 530 QUILOS DE COCAÍNA EM SUAPE

     / Foto: Polícia Federal/Divulgação


A Polícia Federal divulgou dados parciais da grande operação feita no Porto de Suape, em Ipojuca, Grande Recife. Até o momento, a PF encontrou 530 quilos de cocaína em alto grau de pureza. O número já é suficiente para afirmar que se trata da maior apreensão feita no Nordeste do Brasil. A droga estava escondida em sacos de gesso, dentro de cinco contêneires que seguiriam do porto para a África e, posteriormente, para a Europa.

Cada saco de gesso pesa, em média 40 quilos. Um total de 3.500 sacos de gesso, que estavam nos contêineres, foram confiscados. Destes, a PF investigou apenas 30. Os 3.470 sacos restantes estão sob vigilância e ainda passarão por vistoria. A expectativa é que mais cocaína seja encontrada.

A PF recebeu denúncia anônima de que cinco contêineres estariam saindo do Porto de Suape para a África e, posteriormente, a Europa. Diante das informações, na sexta-feira (7) à noite foi feita uma operação conjunta entre a PF e a Receita Federal.

Após a localização da carga, entrou em ação o cão farejador Nauê, da raça pastor alemão, que ajudou a localizar o entorpecente.

A PF e a Receita Federal já sabem quem são os responsáveis envolvidos pela exportação da mercadoria que tinha como destino final a Europa, mas ninguém foi preso. Todos serão intimados e dependendo do grau de participação de cada envolvido poderão ser autuados por tráfico internacional de entorpecentes. As penas podem chegar a 20 anos de reclusão.

BALANÇO - Somente em 2011 a PF de Pernambuco realizou as maiores apreensões de uma só vez. Além desta em Suape, foram apreendidos 729 quilos de maconha., 165,2 quilos de pasta base de cocaína e 15,5 quilos de crack.

Esta é a 30ª (trigésima) apreensão de drogas realizada pela Polícia Federal no ano de 2011 em Pernambuco. Até o momento, 51 pessoas foram presas por tráfico (37 homens e 14 mulheres) e a quantidade de droga apreendida é de 300 quilos de pasta base de cocaína; 25,2 quilos de crack; 532,9 quilos de cocaína; e 1,4 tonelada de maconha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário