segunda-feira, 10 de outubro de 2011

TOUREIRO LEVA CHIFRADA E DEVE FICAR CEGO DE UM OLHO


O toureiro espanhol Juan José Padilla já está fora de perigo nesta segunda-feira(10), três dias depois de ter recebido uma grave chifrada na cabeça durante a Feira de Pilar de Zaragoza (norte), segundo fontes médicas.
Na sexta-feira, Padilla, de 38 anos, foi atingido pelo touro na cabeça e levado logo depois para o hospital Miguel Servet, de Zaragoza, onde foi submetido a uma cirurgia que durou cinco horas.
O toureiro continua internado recebendo cuidados intensivos, segundo uma fonte do hospital.
"Ainda é preciso esperar os resultados dos exames que estão sendo feitos", advertiu a mesma fonte, ressaltando que o toureiro "está consciente".
No entanto, e apesar de "os médicos terem dito que sua evolução total é bastante favorável", os doutores "se mostraram pessimistas em relação à possibilidade de recuperar a visão de seu olho atingido", o esquerdo, acrescentou.
Como informou o hospital após a chifrada, o lado esquerdo do rosto de Padilla ficou paralisado e o nervo óptico desse olho foi gravemente afetado, o que possivelmente o deixará cego.
Em seu leito no hospital, Padilla afirmou, que apesar de tudo, quer seguir toureando.
Padilla disse a seu agente: "Prepare dois touros para mim, que isto não acaba aqui. Vou deixar as touradas quando eu quiser", informoud a mesma fonte.
Foto de arquivo mostra Padilla durante tourada em 10 de julho, em Pamplona (Foto: /Daniel Ochoa de Olza / AP)
Cirurgiões usaram placas e malhas de titânio para reconstruir a estrutura óssea da face de Padillha e sua cavidade ocular, disseram os médicos Simon Sanz e Nadal Cristobal em um comunicado.

O touro, chamado Marques, pesa 508 kilos e foi o segundo enfrentado pelo toureiro durante o segundo dia da festa anual em homenagem à Virgem de Pilar em Zaragoza, cidade ao nordeste da Espanha.

No final de setembro, as touradas foram definitivamente proibidas na região espanhola da Catalunha. Mesmo assim, as touradas são permitidas em todas as outras regiões da Espanha, exceto nas Ilhas Canárias.Os ativistas que lutam contra as touradas querem estender o veto à outras regiões.



Fotógrafo flagrou o momento em que Padilla sofreu o grave ferimento (Foto: Reprodução/El Diario Montanés)

Nenhum comentário:

Postar um comentário