sexta-feira, 5 de abril de 2013

NÃO ACREDITE EM TUDO QUE LÊ NO FACEBOOK: O PARACETAMOL


A partir de agora, vamos iniciar uma nova série de posts no Buteco, o “Não acredite em tudo que lê no Facebook“. A ideia é bem parecida com o que meu amigo Gilmar já faz no eFarsas, mas voltado exclusivamente para os textos compartilhados no Facebook, sem que as pessoas atestem a veracidade do que está escrito.

Neste primeiro, vamos falar sobre um texto que fala do uso do paracetamol.
Há algum tempo, vem circulando no Facebook um texto que afirma que o paracetamol, mais especificamente o Tylenol, pode levar uma pessoa à morte. 

Nele, o autor afirma que a dengue nunca matou e que este quadro começou a mudar quando o Ministério da Saúde iniciou o tratamento com paracetamol.

Veja o texto.

Pessoal… Deem uma lida na Enciclopédia Wikipédia e confirmarão esta notícia
Segundo o Prof. Dr. RENAN MARINO, professor de Pediatria na FAMERP (FACULDADE DE MEDICINA DE S. J. RIO PRETO-SP), a dengue é uma doença virótica, parente da hepatite C, e sempre foi benigna, isto é, nunca matou. E NÃO MATA!


Isso até 1957, quando surgiu no mercado a droga chamada PARACETAMOL (TYLENOL).
Foi imediatamente indicada como tratamento para dengue pelo Ministério da Saúde Brasileiro, embora não exista nenhum trabalho NO MUNDO TODO que comprove a eficácia deste veneno no tratamento da dengue.


A partir de 1957, a dengue começou a matar.

O PARACETAMOL é uma droga que destrói o fígado do paciente.

O vírus da hepatite C já detona o fígado e, com o veneno do PARACETAMOL, esse fígado é destruído, o que leva o paciente à morte.

A dengue hemorrágica nada mais é que a reação do organismo, quando o fígado, destruído pelo PARACETAMOL, provoca a morte do doente.

Segundo ainda o Professor Doutor Renan, se o paciente NÃO TOMAR PARACETAMOL, ele terá todos os sintomas da dengue: mal estar, febre, dores nas juntas, vômitos, coceiras e dor nos fundos dos olhos, mas, após uma ou no máximo duas semanas, estará VIVO e bem.

MAS, SE TOMAR PARACETAMOL, corre o risco de morrer.


Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, esse veneno é proibido.

Na Grã-Bretanha, é usado como forma de suicídio.

Tomando 10 comprimidos do veneno chamado PARACETAMOL, em cinco dias seu fígado é destruído e se, não fizer transplante, morre.

Por isso, se você ama alguém, informe-o disso.

Segundo o médico Prof. Dr. RENAN MARINO, pode-se tomar Dipirona e seus derivados, pois não são metabolizados no fígado.

FIQUEM DE OLHO!
COMPARTILHEM…
_________________________

A VERDADE

Assim como quase todo texto alarmista no Facebook, ele não faz referência à nenhuma fonte e as pessoas repassam a informação sem confirmar sua veracidade. No entanto, buscando um pouco na internet, é possível encontrar uma curta matéria do próprio Dr. Renan Marino, na qual afirma que ele não é o autor do texto.


 
Entretanto, faz uma ressalva sobre seu conteúdo, afirmando que o uso sistemático e prolongado desta droga resulta em inflamação e alteração da função hepática. Veja na íntegra.

Este e-mail contém uma série de impropriedades, e também é claro que não foi escrito por mim. Porém, o que pode ser afirmado é que de fato o uso sistemático e prolongado desta droga já resulta em inflamação e alteração da função hepática.

A própria bula do paracetamol no medicamento de referência adverte que o mesmo não pode ser usado por mais de dez dias consecutivos, porque já passa a afetar a função hepática e sobrecarregar a função renal. Na dengue, por exemplo, deve ser totalmente evitado, pois seu metabolismo inadequado nestas condições pode levar a graves lesões hepáticas. 

Mais informações podem ser obtidas nos textos e vídeos do blog, em especial a Representação ao Ministério da Saúde na seção “Leia Também…” 

Dr. Renan Marino
_________________________

CONCLUSÃO

O texto só é real em um aspecto: deve-se tomar o medicamento com moderação, mas é alarmista e não foi escrito pelo médico citado.

Apesar de óbvio, não custa lembra que nenhum medicamento deve ser tomado sem o devido acompanhamento médico. As consequências podem ser fatais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário