terça-feira, 6 de setembro de 2011

ECONOMIA DE PERNAMBUCO CRESCE MAIS DO QUE A DO BRASIL

A economia de Pernambuco cresceu mais do que a do Brasil nos primeiros seis meses de 2011. De acordo com o levantamento do Produto Interno Bruto estadual, divulgado nesta terça-feira (6), o PIB do Estado apresentou crescimento de 5,7% no primeiro semestre deste ano, enquanto o Brasil registrou 3,6%, na comparação com o mesmo período em 2010.

Levando-se em consideração apenas o segundo trimestre de 2011 comparado a esse mesmo período no ano passado, o PIB de Pernambuco cresceu 5% enquanto o do Brasil aumentou 3,1%. Segundo essa pesquisa, realizada pela Agência Condepe Fidem, a construção civil foi o setor que impulsionou o crescimento do PIB estadual, indicador constituído pelo conjunto das riquezas geradas na economia (valor agregado por bens, serviços e impostos).

Os dados mostram que, enquanto a construção civil cresceu 19%, o setor agropecuário registrou uma queda de 6,8% no segundo trimestre deste ano. Este último resultado deve-se à queda de produtividade nas lavouras da cana-de-açúcar e de banana, mas há uma expectativa de recuperação para o próximo semestre, de acordo com a Agência Condepe Fidem.

Já o segmento de serviços apresentou uma variação positiva de 5,4% no segundo trimestre deste ano. E a maior variação nesse mesmo período ficou por conta do setor de indústria, que inclui a construção civil: o crescimento foi de 8,6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário