quarta-feira, 18 de maio de 2011

PROJETO DE DEPUTADO FEDERAL QUER DIVIDIR O ESTADO DA BAHIA

Está prestes a ser protocolado na Câmara dos Deputados o polêmico projeto que prevê a divisão geográfica da Bahia em duas unidades federativas, com a possível criação do estado do São Francisco. Esta nova região seria composto por 31 municípios, teria mais de 173 mil quilômetros quadrados, cerca de 1,2 milhão de habitantes e um PIB de R$ 10 bilhões. A margem esquerda do Rio São Francisco seria a linha de divisa entre a Bahia e o novo estado.

Segundo reportagem do jornal A Tarde, o deputado federal Oziel Oliveira (PDT-BA), que já foi prefeito de Luis Eduardo Magalhães, cidade que pertenceria à nova região, o projeto está em fase final de criação. Sendo aprovado no Congresso, a população irá aprovar, ou não, essa medida em plebiscito.

Caso o estado seja um dia criado, a Bahia perderia para o São Francisco 4,11% das riquezas. A proposta divide opinião. Na verdade esse é um desejo antigo de municípios do oeste baiano, mas vários deputados já anunciaram que são contra. Geraldo Simões (PT), Sérgio Brito (PSC) e Félix Mendonça Jr. (PDT) já avisaram que não concordam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário