quinta-feira, 19 de maio de 2011

SPORT É O ÚNICO PERNAMBUCANO NO RANKING DA CONMEBOL


A Conmebol lançou oficialmente seu novo ranking de clubes nesta semana e deu um passo a mais na direção de copiar modelo adotado pela Uefa para distribuir vagas em seus torneios. Agora, a lista é encabeçada pela emergente LDU, do Equador. O Sport é o único clube pernambucano citado. O rubro-negro é o 59º da lista.


Pelo ranking, a LDU, de Quito, é a primeira equipe colocada com 538,23 pontos, mais da metade vem só com o que o time fez na Copa Sul-Americana. O Inter-RS é o melhor brasileiro, na segunda colocação. O campeão da Libertadores-2010 tem 529,66 pontos. Deste total, 246,4 vêm do principal torneio do continente e há ainda 83 pelo bronze obtido no Mundial.


O Cruzeiro está em quarto lugar, atrás do Estudiantes, da Argentina, com 304,2 pontos. O Brasil ainda tem mais dois times entre os top 10: São Paulo e Fluminense.


O primeiro ranking de clubes da Confederação Sul-Americana era histórico,  valorizando as participações dos times desde os primórdios das competições  continentais. Agora, o ranking da Conmebol é atual, mede a força de cada clube  nas últimas cinco edições das disputas da Conmebol.


Com essa mudança, por exemplo, o São Paulo, líder do ranking histórico entre os brasileiros, fica atrás do Internacional e do Cruzeiro, que têm conseguido desde 2006 somar mais pontos nas mais diferentes disputas da Conmebol.


Além da Libertadores e do Mundial, outras competições oficiais da entidade, como  Copa Sul-Americana, Recopa e Copa Suruga, rendem pontos para a lista. Tais  disputas têm sido desvalorizadas especialmente por clubes brasileiros, mas a  ideia com o novo ranking é também dar mais força a elas.


Os clubes mexicanos, que têm sistematicamente atuado nos torneios da Conmebol, também aparecem no novo ranking, que deve ter em breve uma versão por países. Na Europa, o ranking da Uefa por países é fundamental para definir as vagas nos torneios continentais.


A Conmebol, que dá o mesmo número de vagas para Brasil e Argentina e coloca no mesmo patamar todos os demais países do continente, poderá usar eventualmente o ranking para distribuir melhor as vagas em seus torneios.


A atualização do ranking da Conmebol será semanal, segundo a entidade. Ou seja, se o Santos derrotar o Once Caldas amanhã irá ultrapassar o Grêmio. O ranking histórico normalmente era atualizado a cada ano.

Veja abaixo a colocação dos dez primeiros da classificação e a posição dos brasileiros:

Conmebol - geral:
1º - LDU
2º - Internacional
3º - Estudiantes
4º - Cruzeiro
5º - Libertad
6º - Boca Juniors
7º - São Paulo
8º - Vélez Sarsfield
9º - Fluminense
10º - Independiente

Brasileiros incluídos:
2º - Internacional
4º - Cruzeiro
7º - São Paulo
9º - Fluminense
13º - Grêmio
14º - Santos
19º - Palmeiras
22º - Goiás
28º - Flamengo
38º - Botafogo
41º - Corinthians
45º - Atlético-MG
54º - Atlético-PR
56º - Avaí
59º - Sport
64º - Vitória
71º - Vasco
100º - Paraná
104º - Coritiba
111º - Barueri
118º - Figueirense

Nenhum comentário:

Postar um comentário