terça-feira, 27 de setembro de 2011

CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA BENEFICIA COMÉRCIO EM GAIBU

      Reprodução/Tv Globo

Esta semana, a Globo Nordeste está com uma equipe de reportagem no Litoral Sul, onde está o maior pólo de investimentos do país: o Porto de Suape. Nesta terça-feira (27), a reportagem mostra os benefícios gerados pelo crescimento industrial. O comércio na praia de Gaibu, no município do Cabo de Santo Agostinho, é um exemplo de setor em expansão.

O comerciante Jorge Torres é dono de uma padaria no local. Quando ele disse que ia embora para Gaibu montar o negócio, ninguém acreditou que daria certo. Seis meses depois, o empreendimeto está crescendo. “Nós estamos em uma região que está em desenvolvimento e todas essas pessoas que trabalham nessas industrias e moram aqui são nossos clientes”, afirma.

Para dar conta de tantos pedidos, o dono da padaria fez investimentos.  Comprou um forno industrial e cinco armários para a massa crescer. Mas não foi o suficiente. No início, um botijão de gás de cozinha durava até 5 dias. Hoje ele tem uma central de gás. Só assim para armazenar os 110 quilos de gás que usa por semana.

O desenvolvimento chegou a Gaibu e as oportunidades estão batendo na porta. Quem quer crescer, tem que aproveitar. O feirante Djailson da Silva Pereira soube investir no momento certo. Quando era criança, trabalhava com o pai em uma feira vendendo frutas e verduras. Hoje, junto com seis irmãos, ele cuida da maior feira de Gaibu.

O que era uma banca pequena, ocupa toda a quadra. E o movimento não pára. Antes a família comemorava a chegada do verão e o aumento nas vendas. “O inverno afastava os clientes e a população”, afirma.  Agora é como se o verão fosse o ano todo.

A feira cresceu tanto que a calçada ficou pequena e os irmãos tiveram que ampliar o espaço - a família se uniu e comprou um terreno no fim da rua. Eles estão construindo aquele galpão onde logo vai funcionar um grande mercado que além de frutas e verduras vai vender outros produtos como queijo, farinha e carne.

A supervisora administrativa Aline de Fátima Gonzaga é do Maranhão e veio para a cidade acompanhar o marido, que trabalha em Suape. Ela é um dos 20 funcionários contratados por um restaurante no último ano. Antes o movimento era pequeno, cerca de 30 refeições por dia. Hoje o restaurante serve mais de 500 pessoas - recebe funcionários de cinco fábricas. A cozinha foi ampliada, agora tem equipamentos industriais, panelas maiores, tudo para produzir em grande quantidade. “Através dos nossos investimentos a gente já conseguiu abrir um novo restaurante para atender outras empresas”, conta a supervisora.

O restaurante em que Aline trabalha compra os pães da padaria de Jorge e as verduras são da feira de Djailson. Uma rede que cresce junta e onde o trabalho de cada um impulsiona o crescimento do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário