segunda-feira, 26 de setembro de 2011

GLOBO INAUGURA BASE EM CABO DE SANTO AGOSTINHO

Reprodução/TV Globo

A Globo Nordeste inaugura, nesta segunda-feira (26), a base da empresa no município do Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul do Estado, onde está o maior polo de investimentos do país: o Porto de Suape. Durante uma semana, uma equipe de reportagem vai contar as mudanças que acontecem no Complexo: as vagas de trabalho, as novas empresas e os problemas que preocupam a região.


Reprodução/TV Globo


Nos últimos anos, a economia de Pernambuco cresceu mais do que a média nacional e o Complexo de Suape, tanto o Porto como área industrial, registrou uma taxa de crescimento de 21% neste ano. “A movimentação de contêiner é de 35% e, no ano passado, o crescimento foi de 34%. A gente está dobrando a movimentação de carga, o que nos torna o porto que mais cresce no Brasil”, afirma o vice-presidente do Porto de Suape, Fred Amâncio.

Além de mexer com a economia, a chegada das indústrias no Complexo acabou mexendo também com a vida de moradores de diversos municípios do Estado. Tantas oportunidades levaram o pernambucano a buscar qualificação profissional. O “boom” da construção civil, por exemplo, fez muitos trabalhadores procurarem cursos técnicos para preencher uma das tantas vagas que surgiram em Suape.

Segundo o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Sérgio Gaudêncio, os cursos técnicos são uma excelente oportunidade para quem pensa em aproveitar o bom momento que Pernambuco atravessa. “A principal vantagem é a empregabilidade. Em virtude das necessidades que as empresas têm, essas pessoas que fazem curso técnico já saem praticamente com emprego garantido. E tem áreas técnicas que pagam muito melhor que o nível superior. Mas depende muito da necessidade e do mercado”, afirma.

De acordo com Fred Amâncio, 75 mil pessoas trabalham no Complexo. “No Estaleiro Atlântico Sul, por exemplo, já tem quase 10 mil trabalhadores. E as vagas abrem o tempo inteiro, desde o nível básico ao técnico, e também superior. O grande desafio para os próximos anos é ampliar a qualificação profissional, para que esse ritmo possa ser mantido”, diz o vice-presidente do Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário