terça-feira, 27 de setembro de 2011

RECIFE TEM PRIMEIRO CASAMENTO HOMOAFETIVO DO NORTE/NORDESTE

51b899cd0407626c30bdeeee88ce53f6.jpg

Nenhum casamento passa em branco. Ainda mais quando se trata do primeiro casamento homoafetivo que acontece no Recife desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a união homoafetiva, em maio. Nesta segunda-feira (26), a estudante Ana Carina da Silva Costa, 28 anos, e a assessora comercial Poliana Karla Costa da Silva, 26 anos, foram o primeiro casal pernambucano e do Norte-Nordeste a ter um casamento direto no civil, como acontecia apenas com casais heterossexuais. Embora o casal já tivesse união estável há quase um ano, hoje elas oficializaram o casamento no civil na 1ª Vara da Família e Registro Civil do Recife, no Fórum Rodolfo Aureliano.

De acordo com o juiz Clicério Bezerra e Silva, que realizou a cerimônia, já houve conversões de união estável para o casamento. "Já realizei cerca de cinco conversões, mas hoje foi o primeiro casamento homoafetivo com proclamas. Não sei como é o entendimento dos juízes responsáveis por outros cartórios, mas acredito que a resistência ao casamento homoafetivo tende a diminuir, até porque o casal que tiver o pedido de casamento negado poderá recorrer na Justiça", argumenta.







Enquanto muitos casais héteros não querem alterar o nome de solteiro após o casamento, para Ana Carina e Poliana a adoção do sobrenome de uma pela outra é mais uma conquista, que vem associada a outras. "É um orgulho pela conquista do direito e de uma poder levar mais uma marca da outra, no nome. Também poderemos ser responsáveis uma pela outra no caso de uma intervenção médica. Não vai mais ser preciso que uma outra pessoa da família tenha que autorizar", diz Poliana. 

Uma outra conquista que as duas comemoram é que poderão registrar os filhos que tiverem no nome das duas. "Pensamos em ter filhos, com certeza. E no plural. Até então, apenas uma poderia dar nome aos filhos. Agora será no nome das duas", comemoram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário