sexta-feira, 30 de setembro de 2011

DISQUE-DENÚNCIA APRESENTA ESTATÍSTICA DE VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS




Amanhã será comemorado o Dia Nacional do Idoso. Para marcar a data, o disque-denúncia Pernambuco divulgou um levantamento com os principais relatos que chegam à central sobre essa parcela da população.
Só este ano, já foram recebidas 723 informações relatando casos como violência, maus tratos, agressões físicas e abandono. Desse quantitativo, 166 ocorreram no Agreste do estado, uma média de aproximadamente três ligações por dia.
De acordo com o estudo, a maioria das vítimas possui entre 65 e 70 anos e são do sexo feminino. Na região metropolitana, o Recife lidera com 50% de número de denúncias. Ao todo, 24% das informações tratam da apropriação da aposentadoria do idoso.
As denúncias também indicam 15% maus tratos e agressões físicas 11%. Em mais da metade dos casos, as agressões são praticadas pelos próprios filhos das vítimas (55%), seguido pelos netos (11%) e pelo companheiro ou esposa (7%).
O disque-denúncia atende, no Agreste e Sertão do estado, no telefone 3719.4545. o autor das denúncias sempre tem a identidade preservada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário