sexta-feira, 6 de maio de 2011

DELEGACIA DO CONSUMIDOR APREENDE MAIS DE 5 MIL MERCADORIAS FALSIFICADAS




Mais de 30 policiais civis, coordenados pela Delegacia do Consumidor, realizaram nesta manhã uma operação para reprimir o comércio de produtos falsificados no Centro do Recife, e na cidade de Caruaru, no Agreste do Estado. Foram apreendidos mais de 5 mil produtos que imitavam marcas famosas. Óculos, celulares, roupas, bolsas e produtos eletrônicos estão entre os itens encontrados em 8 estabelecimentos fiscalizados pelos policiais, sendo seis em Recife e dois no interior.

Segundo o delegado Roberto Wanderley, titular da especializada, a operação foi motivada devido a denúncias de consumidores que teriam comprado os produtos falsos como se fossem legítimos. "Recebemos seis notícias crimes de pessoas que relataram problemas nos equipamentos com pouco tempo de uso. Em alguns casos, tivemos que solicitar o trabalho da perícia para identificar a legitimidade ou não das mercadorias, tamanha era a semelhança com o produto de marca", explicou Wanderley.

Quatro comerciantes, todos de nacionalidade chinesa, foram detidos e levados para a Delegacia do Consumidor. Eles vão responder pelo crime de fraude ao comércio, que é vender mercadoria falsa como verdadeira. A pena varia de 6 meses a 2 anos de detenção. A lei prevê que seja elaborado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra eles, para responderem em liberdade. Ao final das investigações, que devem durar 30 dias, os produtos vão seguir para a justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário