segunda-feira, 2 de maio de 2011

FILHA PASSA 5 DIAS AO LADO DO CORPO DA MÃE

Cin­co di­as sem co­mer ou be­ber água ao la­do de um ca­dá­ver. As­sim a por­ta­do­ra de ne­ces­si­da­des es­pe­ci­ais Eva Guia dos San­tos, de 21 anos, foi en­con­tra­da na ma­nhã de on­tem em uma ca­sa sim­ples no Se­tor Bair­ro Car­do­so 2, em Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia. O cor­po da mãe, a apo­sen­ta­da Car­me­li­ta Be­ne­di­ta da Gra­ça, de 64 anos, es­ta­va em avan­ça­do es­tá­gio de de­com­po­si­ção na co­zi­nha e o mau chei­ro cha­mou a aten­ção de um pe­drei­ro con­tra­ta­do pa­ra a re­for­ma de um ba­nhei­ro na ca­sa.

Uma das vi­zi­nhas, a do­na de ca­sa Ma­ria Cláu­dia Ber­nar­des, 47, con­ta que o pe­drei­ro cha­mou no por­tão e de­ci­diu en­trar na ca­sa as­sim que sen­tiu o for­te mau chei­ro. Quan­do viu o cor­po da mu­lher no chão da co­zi­nha, ele pe­diu so­cor­ro à Po­lícia Mi­li­tar. O sub­te­nen­te Pau­lo Cé­sar da Sil­va, da Po­lí­cia Mi­li­tar, con­ta que foi um dos pri­mei­ros a che­gar ao lo­cal e que a jo­vem es­ta­va em um dos quar­tos. “Ela es­ta­va bas­tan­te de­bi­li­ta­da e pre­ci­sou ser so­cor­ri­da por uma equi­pe do Sa­mu.”
A cau­sa da mor­te de Car­me­li­ta só se­rá con­fir­ma­da na ma­nhã de ho­je, de­pois de lau­do de au­tóp­sia. A fi­lha mais ve­lha da apo­sen­ta­da, a ma­ni­cu­re Ma­ria Apa­re­ci­da Quei­roz, 37 anos, con­ta que a mãe so­fria com a pres­são al­ta e di­a­be­tes. Mas que até a úl­ti­ma vez que es­te­ve com a mãe não a ou­viu quei­xar de na­da. Ape­sar de não fa­lar mui­to, Eva con­tou a uma das vi­zi­nhas, a do­na de ca­sa Lí­via da Sil­va, 32 anos, que a mãe te­ria re­cla­ma­do de uma dor no pei­to an­tes da mor­te. 
Vi­da re­clu­sa
Ma­ria Cláu­dia con­ta que o si­lên­cio na ca­sa só era que­bra­do pe­los gri­tos de Eva, que mes­mo as­sim eram mui­to ra­ros. “Na noi­te de sex­ta, ou­vi uns gri­tos da me­ni­na. Mas não des­con­fi­ei de na­da, por­que sa­bia dos pro­ble­mas de Eva”, ex­pli­cou. Cláu­dia acre­di­ta que a apo­sen­ta­da te­nha mor­ri­do na ma­dru­ga­da de sá­ba­do. “Uma mo­ra­do­ra da nos­sa rua dis­se tê-la vis­to na noi­te de sex­ta em um su­per­mer­ca­do. E de­pois des­se dia nin­guém a viu mais no se­tor.”

Lí­via con­ta que Car­me­li­ta era mui­to re­clu­sa e que evi­ta­va con­ta­to com ou­tros vi­zi­nhos. “A ca­sa de­la era re­ple­ta de ca­de­a­dos e ela mal di­zia ‘oi’ pa­ra os vi­zi­nhos. Quan­do al­guém a cha­ma­va no por­tão, ela abria uma ja­ne­la e per­gun­ta­va se vo­cê es­ta­va pro­cu­ran­do al­gu­ma coi­sa pa­ra rou­bar den­tro do lo­te de­la.”

Ma­ria Apa­re­ci­da dis­se que le­va­rá a ir­mã pa­ra a ca­sa on­de vi­ve com du­as fi­lhas no Se­tor Vil­la­ge San­ta Ri­ta, em Go­i­â­nia. “Só ire­mos nos se­pa­rar se Deus as­sim qui­ser”, re­ve­lou ela, na tar­de de on­tem. A ma­ni­cu­re con­tou ter vis­to a ir­mã e a mãe pe­la úl­ti­ma vez no ano pas­sa­do. “Che­guei a vir aqui es­te ano, mas ela não me aten­deu.” Apa­re­ci­da conta que di­ver­sas ve­zes era obri­ga­da a vol­tar sem ver a ir­mã por­que a mãe não abria a por­ta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário