Os piratas virtuais seguem fazendo vítimas na internet. Por e-mail, eles utilizam nomes de grandes empresas para atrair novas vítimas. Com um texto “sedutor” e promessas de vantagens para o usuário, os hackers incentivam o internauta a clicar em links que o levam para um único caminho: a instalação de malwares, ou programas de computador criados para danificar o equipamento das vítimas, obter informações ou até monitorar as ações do usuário. Nos últimos dias, os Correios, o banco Santander e a companhia aérea TAM foram os nomes utilizados para prejudicar novos internautas.
No caso dos Correios, a mensagem eletrônica informa que o internauta recebeu um telegrama “urgente”. Para ler, basta o usuário clicar em um link, que, no entanto, o leva para uma página que não possui qualquer vínculo com o site oficial da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). O e-mail chega a exibir um banner alertando sobre falsos e-mails. Em sua página eletrônica, os Correios orientam para que o usuário nunca clique em links, já que “é por meio deles que os vírus e códigos maliciosos se instalam nos computadores” e informam que a instituição “não envia e-mails aos usuários, a menos que seja solicitado”.
Já o e-mail enviado em nome do banco Santander informa que, para proteger a conta, o cliente deve ativar a atualização de um suposto “módulo de proteção”. Também em sua página eletrônica oficial, o banco Santander informa que “não faz nenhum tipo de atualização e nem oferece a instalação do internet banking por meio de correio eletrônico (e-mail) ou por qualquer outro software” e orienta os internautas que apague a mensagem imediatamente. O banco disponibiliza, ainda, um canal onde os clientes podem denunciar fraudes.
Outro golpe utiliza o programa “TAM Fidelidade” da companhia aérea TAM para fazer novas vítimas. O e-mail é enviado, no entanto, por um usuário que sequer fez questão de ocultar sua identidade: utiliza uma conta de e-mail pessoal para enviar spans. No site da TAM, no entanto, não há orientações sobre como proceder com falsas mensagem enviadas em nome da empresa.
A mensagem eletrônica, geralmente enviada para diversos internautas, é conhecida como “spam“. De acordo com os Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert), mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, ao identificar uma mensagem falsa, o internauta deve encaminhar cópia da correspondência para os e-mails cert@cert.br e mail-abuse@cert.br relatando a fraude eletrônica.
Além disso, o Cert orienta que o grupo de segurança e abusos da rede em que o internauta está conectado (como provedores, empresas, universidades ou outras instituições), também, seja notificado.
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