Para estar melhor classificado no EdgeRank e consequentemente aparecer em primeiro no mural das pessoas, seu post tem que ser o melhor nas três categorias: ter cliques, curtidas e comentários no post atual, cliques, curtidas e comentários em posts passados; e ser recente. Ou seja: quanto mais velho e ignorado seu post for, menos ele aparecerá no mural das pessoas.
E por que eu preciso estar em primeiro no mural dos usuários? Bom, se você é uma pessoa que não usa o Facebook com fins de ascensão profissional ou pessoal, não precisa mesmo. Mas se você quer que as pessoas vejam seus posts para vender, comunicar ou mesmo lançar uma marca, então você precisa e muito se preocupar com o EdgeRank do Facebook.
Por isso, daremos aqui oito dicas compartilhadas pelo PostPlanner e pelo AllFacebook, para ajudar você a conquistar de vez o mural do Facebook e deixar seus posts em primeiro sempre.
1 – Faça perguntas. Os usuários gostam de responder, comentar e opinar. Lembre-se apenas de ser relevante, saiba com quem você está falando, primeiro. O aplicativo Perguntas, próprio do Facebook, é fácil de usar e rende muitas opiniões interessantes. Use sua criatividade e faça perguntas gerais, peça a opinião dos seus fãs e saiba como eles pensam.
2 – Publique frases incompletas. Finja que é uma brincadeira rápida. Aposte em respostas simples, de uma palavra só. Ex: Hoje, tudo que eu queria era poder ___ . Espere por comentários maldosos. Mas, no geral, você verá muita participação de qualidade.
3 – Publique fotos. As más (ou boas) línguas dizem que fotos são melhores classificadas no Facebook do que links, porque mantêm o tráfego dentro do site e evitam a dispersão. Compare o número de impressões que seus posts recebem. Quais são mais vistos? Fotos? Vídeos? Links externos? Faça testes com fotos avulsas. Se você tem uma empresa, divulgue imagens da equipe. Torne seus funcionários conhecidos.4 – Fale sobre notícias atuais. Seja o mais recente possível. Você pode e deve ser polêmico, só não seja agressivo. Pergunte o que seus amigos ou fãs pensam sobre o que está acontecendo no dia.
5 – Peça curtidas. Quem não arrisca, não petisca. De novo, seja coerente e relevante. Desse modo, ninguém vai se importar de votar e apoiar a sua causa. Peça diretamente a seus fãs que deixem claro se eles “concordam” ou não com seu post através do botão Curtir. Você pode se impressionar com o resultado.
6 – Atinja públicos diferentes. Fale sobre diferentes datas comemorativas, converse com diferentes grupos. Use saudações, dê bom dia, deseje um bom feriado. São pessoas com quem você está falando. Como tais, elas gostam de ser tratadas com cordialidade.
7 – Fale sobre o Facebook. Os usuários adoram falar sobre as novidades do site, principalmente, se forem bugs novos. Esteja sempre a par da plataforma. Notícias que envolvam outras páginas, outros usuários ou imagens podem ser aproveitadas imediatamente. Se você viu algum botão novo que ainda não foi comentado, seja o primeiro a falar dele. Muitos vão querer saber do que se trata.
8 – Publique manualmente. Pode parecer loucura e certamente dará trabalho. Mas a recompensa é imediata. Como é de se esperar, o Facebook prefere trabalhar o tráfego com links próprios, por isso aplicativos externos como Hootsuite e afins tendem a conseguir menos impressões.
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