quinta-feira, 14 de abril de 2011

DELEGADA É VÍTIMA DE GOLPE NO RECIFE


A delegada Genezil Coelho está acostumada a prender bandidos, mas desta vez foi vítima de um deles. Ela descobriu que um cheque seu foi clonado. O banco pagou o valor de R$ 635 reais. O surpreendente foi ver que a assinatura do estelionatário era praticamente igual à dela. “Nos sentimos vulneráveis”.
No extrato de outro cliente do mesmo banco, aparece um cheque compensado de R$ 985,40. Logo abaixo o mesmo valor, devolvido. Alguns bancos têm dispositivos para detectar quando há suspeita de clonagem e normalmente faz o estorno sem que o cliente precise ser comunicado.
A polícia não apresenta números sobre a quantidade de cheques clonados que foram descobertos, mas quem for vítima do golpe deve fazer um boletim de ocorrência e procurar a agência bancária para contestar o cheque que não foi emitido por ela.
Algumas atitudes evitam que você seja vítima dos bandidos que clonam os cheques: use somente a sua caneta e nunca aceite a de estranhos; ao preencher o cheque, deixe o menor espaço possível entre uma palavra e outra; faça um risco nos locais que não foram preenchidos e nunca deixe espaços em branco nos cheques; escreva o valor em números e por extenso, o mais próximo possível do canto esquerdo de cada linha e nunca deixe outra pessoa preencher o seu cheque.
Rômulo Aires, delegado de Repressão ao Estelionato, no Recife, citou outros cuidados que os clientes de banco podem tomar. “Evitar passar cheque pré-datado, porque esses cheques podem ser negociados com terceiros. Uma orientação, inclusive, do Banco Central é que os emitentes, os clientes passem cheques sempre nominais e cheques cruzados”.
O gerente do Bradesco confirmou que o banco fica de olho em qualquer débito anormal nas contas para evitar problemas para os correntistas.
Outra recomendação importante: as pessoas devem fazer um histórico no verso do cheque sobre a que se refere aquele pagamento e embaixo, assinar novamente.
Veja quais são os cuidados na utilização de cheques: 

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Ibratec) oferece informações sobre diversos serviços bancários e alerta sobre quais os cuidados você deve ter ao optar pelo uso de cheques:

- Preencha o cheque nominal à loja ou prestador de serviços
- Observe, no verso do cheque, a destinação do mesmo e a data de depósito
- Exija o recibo, o pedido ou a nota fiscal, no qual deverá constar essa modalidade de pagamento, de forma clara e precisa, inclusive com os números dos cheques e as datas para depósito.
Você pode denunciar crimes envolvendo cheques pelo SOS Cheques & Documentos.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) oferece no seu site informações seguras sobre o uso de cheques, definindo termos como “prazo de prescrição” e “cheque pré-datado”. Lá você também encontra os prazos de liberação de depósitos em cheques de outros bancos e os motivos que levam o emitente do cheque a ser incluído no Cadastro dos Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF). Clique aqui e informe-se.

A Febraban também explica detalhadamente como preencher cheques. Veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário