sexta-feira, 15 de abril de 2011

PREFEITO ADMITE " SOU ANALFABETO..., COMPREI DIPROMA"





O prefeito da cidade mineira de Dom Cavati, Jair Vieira Campos (DEM), diz em vídeo divulgado no YouTube que é analfabeto e comprou seu diploma. As cenas foram gravadas quando Campos discursava em um palco para moradores do município, localizado a 280 km de Belo Horizonte.A Lei Eleitoral proíbe a candidatura de pessoas que não sabem ler e escrever. Em seu registro de candidatura, Campos afirma ter ensino fundamental incompleto. 

- Comprei um diploma. Eles me deram o maior trabalho. Sou analfabeto, mas sei trabalhar. E eu agradeço de coração a comunidade de Dom Cavati - diz o prefeito no vídeo que, entre erros de concordância, pede a proteção de Nossa Senhora Aparecida para todos os moradores.

O prefeito foi eleito em 2008 com 1.919 votos, exatamente o mesmo número conseguido pelo outro candidato, Pedro Euzébio Sobrinho (PT). Em outubro daquele ano, a cidade tinha 4.343 eleitores cadastrados. Com o empate - os dois eram os únicos candidatos -, Campos levou a melhor porque é mais velho e ficou com o cargo.

Em 2009, Sobrinho entrou com um recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a cassação de Campos, com a alegação de que o adversário é analfabeto. A Corte entendeu que não havia provas suficientes para cassar o prefeito. Sobrinho, então, protocolou em 23 de novembro do ano passado outro recurso no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), sob a alegação de corrupção ou fraude por parte do prefeito. A ação entrou na pauta no dia 29 de março deste ano, mas a juíza eleitoral Luciana Nepomuceno pediu vista e não há previsão para o julgamento.

Campos foi procurado, mas funcionários da prefeitura informaram que ele não estava no gabinete.Tiririca fez teste para comprovar que sabia ler e escrever.

O deputado federal eleito Tiririca (PR-SP), o mais votado do Brasil, com 1,3 milhão de votos, teve que fazer em novembro do ano passado teste para comprovar à Justiça Eleitoral paulista que sabia ler e escrever. Tiririca foi aprovado no teste.

A denúncia de que o deputado seria analfabeto foi publicada pela revista "Época", que em mais de uma ocasião pediu ao candidato que lesse um texto, o que foi feito por assessores dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário